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Planejamento Estratégico em Logística

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico em Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico em Logística
Carlos Freire –

2 Planejamento Estratégico em Logística
A empresa Sempre Bela foi fundada há 5 anos e começou a atuar em Manaus há 2 anos. Trabalha com comércio de cosméticos e perfumes de diversas marcas, todas de excelente qualidade e reconhecimento no mercado. Desde sua chegada em Manaus está instalada em uma loja bem montada no centro em local de grande afluxo de pessoas. Os produtos que comercializa são novidade na capital manauara pois são lançamento nacional de uma representante da fabricante que é de fora do Brasil. Carlos Freire –

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A proprietária é formada em Administração e esse é seu primeiro negócio próprio. Já teve alguma experiência trabalhando em lojas que atuam no mesmo segmento. A empresa não dispõe de Capital de Giro o que interfere na compra de mercadorias para revenda. No momento as compras estão sendo efetuadas de acordo com os pedidos, sendo enviadas por frete aéreo, em um prazo de aproximadamente 10 dias entre o pedido e o recebimento. Carlos Freire –

4 Planejamento Estratégico em Logística
Na medida do possível a gestora está formando um estoque dos produtos com maior giro, reinvestindo os lucros que tem das vendas. As vendas são efetuadas apenas na loja e devido à situação financeira não está havendo nenhuma ação de divulgação. As clientes que desejam comprar os produtos fazem o pedido na loja e são avisadas quando do recebimento da mercadoria para passar e retirar. No ato do pedido pagam 50% do valor e o restante na entrega. Carlos Freire –

5 Planejamento Estratégico em Logística
Com todos esses problemas a loja só vem se mantendo devido à alta qualidade dos produtos e ao fato das marcas serem de reconhecimento geral. Carlos Freire –

6 Planejamento Estratégico em Logística
Visão: ser líder no segmento de cosméticos pela excelência dos produtos e excelência no atendimento. Estratégia Vigente: Considerando o estágio do negócio pode-se dizer que a estratégia atual é de Diversificação por tratar-se de produtos novos em um mercado também novo. Posicionamento: a Sempre Bela posiciona-se por diferenciação pela qualidade dos produtos que comercializ. Carlos Freire –

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Análise do Macroambiente: . Economia - a atual crise econômica vem provocando uma retração do mercado de cosméticos, uma vez que, são produtos considerados supérfluos e, portanto, sensíveis às variações do poder aquisitivo dos consumidores. . Cultura - por outro lado, do ponto de vista cultural, o público -alvo dos produtos, mulheres entre 18 e 45 anos, escolaridade diversas, Classes Sociais “B” e “C”, são assíduas consumidoras de produtos de beleza e frente à queda de rendimento costumam reduzir as compras sem que cessem completamente. Carlos Freire –

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Análise do Microambiente: Clientes Fornecedores Concorrentes Entrantes Substitutos Carlos Freire –

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Carlos Freire –

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Análise SWOT: Ambiente Interno: Pontos Fracos A empresa não tem capital de giro; A empresa não tem estoque formado; Trabalha com entrega posterior ao pedido; Utiliza transporte aéreo reduzindo a margem de lucro; Não faz nenhum tipo de divulgação; Tem as vendas concentradas na loja; Carlos Freire –

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Análise SWOT: Ambiente Interno: Pontos Fortes Excelente localização da loja; Marca dos produtos reconhecida; Excelente qualidade dos produtos; Formação em administração da proprietária. Carlos Freire –

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Análise SWOT: Ambiente Externo: Ameaças Crise econômica e suas consequências; Concorrentes muito fortes e estabelecidos (Avon, Natura, Mary Kay); Aumento no custo do transporte aéreo; Carlos Freire –

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Análise SWOT: Ambiente Externo: Oportunidades Perspectiva de final da crise econômica; Proximidade do período de Natal; Mercado totalmente novo; Carlos Freire –

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Diagnóstico Empresarial A empresa Sempre Bela está instalada em Manaus há pouco mais de 2 anos, com uma loja em excelente ponto comercial no centro onde comercializa cosméticos e perfumes de marcas de grande qualidade e reconhecimento. Poe se tratar de empresa em fase inicial de operação não possui Capital de Giro o que a impossibilita de formar estoques para poder atender com pronta entrega. Como consequência disso, faz sempre pedidos pequenos aos fornecedores, com uma frequência grande e tem que usar transporte aéreo para otimizar os prazos de entrega. Carlos Freire –

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Diagnóstico Empresarial Todos esses fatores combinados fazem com a empresa: perca inúmeras vendas por não dispor de pronta entrega; tenha a sua margem de lucro reduzida, uma vez que: compra em pequena quantidade e assim não obtém descontos por volume; Utiliza transporte aéreo que é mais caro que o rodoviário; tenha a limitação da competitividade da concorrência na formulação do preço de venda. Carlos Freire –

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Diagnóstico Empresarial Além disso, o fato da empresa ter suas vendas restritas à loja reduz significativamente a possibilidade de aumentar os negócios. Considerando que o momento de crise econômica não estimula a realização de grandes investimentos e tampouco a contratação de empréstimos para esse fim, a proprietária, aproveitando sua formação em administração, deve estabelecer um planejamento de médio e longo prazo que possibilite à empresa, pacientemente, conquistar os objetivos definidos na sua Visão. Carlos Freire –

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Objetivos Objetivo representa onde a empresa quer chegar naquele aspecto específico. P.Ex.: Objetivo 1: Formar estoque para fazer entrega imediata; Objetivo 2: Implantar sistema de vendas externas. Carlos Freire –

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Metas É o número que quantifica o objetivo e vai possibilitar avaliar se o mesmo foi alcançado ou não. A meta sempre terá um número que a quantifique e um prazo. P.Ex.: Meta Obj. 1: Ter 80% dos produtos de maior giro em estoque em 6 meses. Meta Obj. 2: Vendas externas = 30% das vendas totais em 6 meses Carlos Freire –

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Planos de Ação PLANO DE AÇÃO OBJETIVO ESTRATÉGICO DESDOBRAMENTO DO OBJETIVO ESTRATÉGICO Estoque produtos maior giro INDICADOR DO OBJETIVO ESTRATÉGICO: Controle de Estoque META no período: novembro a dezembro 2016 80% RESP: Carlos ACÕES / ETAPAS INÍCIO FIM RESPONSÁVEL Status/Justificativa Fazer levantamento de giro de produtos 1/11 8/11 João Fazer levantamento de prazo de entrega desses produtos Marisa Fazer projeção de Capital necessário para estoque 10/11 Silas Fazer planejamento para levantamento de recursos 18/11 Sebastião Carlos Freire –


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