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Análise de texto Prof. Rógi.

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1 Análise de texto Prof. Rógi

2 Tema: Educação pública de qualidade no Brasil: um direito a ser concretizado.

3 Tema: Educação pública de qualidade no Brasil: um direito a ser concretizado.
Palavras-chaves

4 Aluna do curso – 1º/2º semestre 2017
Texto 01 Aluna do curso – 1º/2º semestre 2017

5 De acordo com John Locke, a educação transforma o mundo
De acordo com John Locke, a educação transforma o mundo. No Brasil, apesar da imensa importância do ensino nas escolas, a educação de qualidade, em sua maioria, predomina nas instituições privadas. Nesse contexto, esse direito social está ao alcance apenas de famílias com maior poder aquisitivo. Como consequência, uma parcela da população sofre com a marginalização social.

6 De acordo com John Locke, a educação transforma o mundo
De acordo com John Locke, a educação transforma o mundo. No Brasil, apesar da imensa importância do ensino nas escolas, a educação de qualidade, em sua maioria, predomina nas instituições privadas. Nesse contexto, esse direito social está ao alcance apenas de famílias com maior poder aquisitivo. Como consequência, uma parcela da população sofre com a marginalização social.

7 Nesse sentido, para o escritor Frei Betto, alguns direitos sociais têm sofrido um processo de mercantilização. O cenário da educação nacional dialoga com o seu pensamento, uma vez que o direito à educação de qualidade está expresso na Constituição Cidadã, mas não se concretiza para todos, apenas para aqueles que podem pagar por ela. Contrária à realidade de países como os Estados Unidos, escolas públicas brasileiras encontram-se quase que abandonadas pelo Estado, situação refletida na falta de materiais didáticos para os estudantes ou na estrutura degradada de algumas instituições. No intuito de não comprometer o ensino dos seus filhos, grande parte das famílias opta por instituições privadas, de modo a pagar por um direito que, constitucionalmente, possui.

8 Nesse sentido, para o escritor Frei Betto, alguns direitos sociais têm sofrido um processo de mercantilização. O cenário da educação nacional dialoga com o seu pensamento, uma vez que o direito à educação de qualidade está expresso na Constituição Cidadã, mas não se concretiza para todos, apenas para aqueles que podem pagar por ela. Contrária à realidade de países como os Estados Unidos, escolas públicas brasileiras encontram-se quase que abandonadas pelo Estado, situação refletida na falta de materiais didáticos para os estudantes ou na estrutura degradada de algumas instituições. No intuito de não comprometer o ensino dos seus filhos, grande parte das famílias opta por instituições privadas, de modo a pagar por um direito que, constitucionalmente, possui.

9 Como resultado dessa realidade, aqueles que não possuem recursos financeiros suficientes permanecem nas escolas públicas que, por não apresentarem estratégias de ensino adequadas, favorecem a evasão escolar. Na década de 30, Jorge Amado já tematizava os efeitos da ausência do ensino de qualidade em sua obra “Capitães de Areia”, uma vez que os garotos que moravam no “trapiche”, por não frequentarem a escola, estavam sujeitos a vícios de adultos, como o uso de drogas e o furto. Do mesmo modo, as crianças e os adolescentes que não possuem o amparo de uma instituição de ensino não recebem dela valores relacionados à educação e a comportamentos sociais, fatores essenciais para construção de um cidadão idôneo e responsável.

10 Como resultado dessa realidade, aqueles que não possuem recursos financeiros suficientes permanecem nas escolas públicas que, por não apresentarem estratégias de ensino adequadas, favorecem a evasão escolar. Na década de 30, Jorge Amado já tematizava os efeitos da ausência do ensino de qualidade em sua obra “Capitães de Areia”, uma vez que os garotos que moravam no “trapiche”, por não frequentarem a escola, estavam sujeitos a vícios de adultos, como o uso de drogas e o furto. Do mesmo modo, as crianças e os adolescentes que não possuem o amparo de uma instituição de ensino não recebem dela valores relacionados à educação e a comportamentos sociais, fatores essenciais para construção de um cidadão idôneo e responsável.

11 Diante dessa realidade, portanto, urge que Estado e ONGs de cunho social ajam em conjunto. Desse modo, é fundamental que o Estado invista na melhoria do ensino público no Brasil, por meio de reformas nas escolas públicas, como a restauração da estrutura física das instituições, de modo a criar um ambiente propício ao aprendizado, além do fornecimento de materiais didáticos de qualidade, que serão essenciais no processo de ensino. Concomitantemente, é importante que as ONGs de cunho social realizem campanhas publicitárias para mostrar às crianças e aos adolescentes a relevância da permanência nas escolas, com o auxílio de panfletagem e a realização de palestras nas instituições públicas.

12 Diante dessa realidade, portanto, urge que Estado e ONGs de cunho social ajam em conjunto. Desse modo, é fundamental que o Estado invista na melhoria do ensino público no Brasil, por meio de reformas nas escolas públicas, como a restauração da estrutura física das instituições, de modo a criar um ambiente propício ao aprendizado, além do fornecimento de materiais didáticos de qualidade, que serão essenciais no processo de ensino. Concomitantemente, é importante que as ONGs de cunho social realizem campanhas publicitárias para mostrar às crianças e aos adolescentes a relevância da permanência nas escolas, com o auxílio de panfletagem e a realização de palestras nas instituições públicas.

13 Retomada da discussão textual – “Diante dessa realidade, portanto, urge que Estado e ONGs de cunho social ajam em conjunto.” Agentes sociais – Estado - ONGs de cunho social Acões – “invista na melhoria do ensino público no Brasil” –’” ‘“‘ “realizem campanhas publicitárias” Modo/meio – “por meio de reformas nas escolas públicas” “com o auxílio de panfletagem e a realização de palestras nas instituições públicas” Finalidades – “de modo a criar um ambiente propício ao aprendizado” “para mostrar às crianças e aos adolescentes a relevância da permanência nas escolas” como a restauração da estrutura física das instituições detalhamento além do fornecimento de materiais didáticos de qualidade


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