A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Praticas de Ensino EAD Educação à distancia Componentes: Ana Paula, Aparecida, Bárbara e Carlos Augusto e Jezuel.Apresentação 03/11/2009 Profª Julia yoko.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Praticas de Ensino EAD Educação à distancia Componentes: Ana Paula, Aparecida, Bárbara e Carlos Augusto e Jezuel.Apresentação 03/11/2009 Profª Julia yoko."— Transcrição da apresentação:

1 Praticas de Ensino EAD Educação à distancia Componentes: Ana Paula, Aparecida, Bárbara e Carlos Augusto e Jezuel.Apresentação 03/11/2009 Profª Julia yoko Harada

2 A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, “Constituição Cidadã”: assegura a todos o direito à educação. A Constituição Federal é a Lei Fundamental do Estado Brasileiro: está acima das demais leis. Para reger, necessita de aprovação legislativa (tem que ser também lei). O MEC é que deve autorizar os diversos tipos de “educação”: cursos e Instituições educacionais existente.

3 Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 206 - Traz os princípios do ensino a distancia. constituem idéias gerais e abstratas, que expressam em menor ou maior escala todas as normas que compõem a seara do direito. art. 32, § 4º da LDB: No ensino fundamental: sendo o ensino a distância (regulamentado pelo Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005) deve ser utilizado como complementação de aprendizagem ou em situações emergenciais.

4 O que é Educação a O que é Educação adistancia?

5 Nas sociedades modernas,as mudanças sociais ocorreram em ritmo acelerado, sendo visível e espantoso o avanço tecnológico de informação e comunicação, provocando assim mudanças profundas no processo de globalização, causando não apenas um fenômeno econômico mais sim uma transformação do espaço e do tempo. Esse avanço tecnológico ligado as informações de aprendizagem interliga- se formalmente a EAD(Educação aberta e a distancia). Mas o que é educação a distância?...

6 Educação a distância é o processo de ensino- aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

7 Educação a distância no Brasil

8 Problemas Observados No Brasil, os problemas mais significativos que impediram o progresso e a padronização da modalidade de educação a distância têm sido: Organização de projetos piloto sem a adequada preparação de seu seguimento; falta de critérios de avaliação dos programas projetos; inexistência de uma memória sistematizada dos programas desenvolvidos e das avaliações realizadas (quando essas existiram); descontinuidade dos programas sem qualquer prestação de contas à sociedade e mesmo aos governos e às entidades financiadoras; Inexistência de estruturas institucionalizadas para a gerência dos projetos e a prestação de contas de seus objetivos; Programas pouco vinculados às necessidades reais do país e organizados sem qualquer vinculação exata com programas de governo;

9 Pontos Positivos Inclus ã o de pessoas com necessidades especiais; Democratiza ç ã o do acesso ao ensino; Maior flexibilidade de hor á rio para os alunos acessarem a educa ç ão; Facilidade de acesso a cursos de gradua ç ão e p ó s-gradua ç ão.

10 Pontos Negativos Dependência da tecnologia; Dispersão física dos participantes; Necessidade de maior compreendimento do aluno; Limitação nas discussões.

11 Referencia Bibliográficas Belloni,M.L.Educação a distancia -3ed.-Campinas,SP: Autores associados,2003(coleção contemporânea). Revista Educação a Distancia nrs.4/5, Dez./93- abr/94Brasilia, Instituto Nacional de Educação a Distancia,pp. 7-25 http://ensinoadistancia.wikidot.com/pontos-positivos-e- pontos-negtivos http://ensinoadistancia.wikidot.com/pontos-positivos-e- pontos-negtivos


Carregar ppt "Praticas de Ensino EAD Educação à distancia Componentes: Ana Paula, Aparecida, Bárbara e Carlos Augusto e Jezuel.Apresentação 03/11/2009 Profª Julia yoko."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google