A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alessandra Daniel Tessy

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alessandra Daniel Tessy"— Transcrição da apresentação:

1 Alessandra Daniel Tessy
TRANSGÊNICOS Alessandra Daniel Tessy

2 Quando e como surgiu? A biotecnologia moderna surgiu no início da década de 70, quando pesquisas envolvendo o código genético de seres vivos permitiram a criação de híbridos a partir da introdução de trechos da estrutura do ácido desoxirribonucléico (DNA) de uma bactéria na seqüência de um gene de sapo; Os cientistas que desenvolveram esta técnica, S.Cohen (Universidade de Stanford) e H. Boyer (Universidade da Califórnia), denominaram-na de técnica de “DNA recombinante”, o que mais tarde foi chamado pela imprensa de “engenharia genética”.

3 Seres vivos cuja estrutura genética foi alterada pela inserção de genes de outro organismo;
Atribuição de características antes não encontradas na natureza; Retirada de um organismo genes (fragmentos de DNA) responsáveis por determinadas características que se transfiram artificialmente para outros organismos, não havendo cruzamento. O que são Transgênicos?

4

5 Por que surgiram os Transgênicos?
Primeiro Momento: Objetivo principal de reduzir custos de produção na agricultura e ampliar os ganhos na agroindústria mediante o desenvolvimento de vegetais resistentes a pragas ou tolerantes a pesticidas – Ex. Monsanto; Segundo Momento: Genes que aumentam o valor nutricional dos alimentos, enriquecendo-os com vitaminas ou programando para serem menos nocivos à saúde humana.

6 Como se produz um Transgênico?
Os cientistas usam uma técnica de “recortar” o DNA de uma espécie para depois “colar” esse fragmento recortado no DNA de outra espécie; DNA Recombinante Com a descoberta das enzimas de restrição, os cientistas aprenderam a produzir os chamados “fragmentos de restrição”, que são usados para ligar pedaços de DNA de diferentes origens, pois suas extremidades são complementares;

7

8 Exemplos:

9 Em 1989, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou, como suplemento alimentar, a venda do aminoácido triptofano, obtido de uma bactéria transgênica pela empresa Showa Denko. Ao que tudo indica, o produto continha impurezas altamente tóxicas, provenientes do processo de transgenia, que ocasionaram a morte de 37 pessoas e doença grave em outras infectadas, com uma nova patologia chamada eosinophilia myalgia magna. O produto foi retirado do mercado e a epidemia cessou (Gleich).

10 A aplicação da engenharia genética, principal ferramenta da moderna biotecnologia, à agricultura vem provocando profundas controvérsias quanto a possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente, assim como sobre suas implicações nos âmbitos político, socioeconômico e ético.

11 Não se trata de rejeitar a tecnologia dos transgênicos.
Tal postura seria indefensável e colocaria o país à margem do progresso científico e da possibilidade de resolver, no futuro, problemas que afetam a população.

12 Mas então por que NÃO? : Não existem estudos científicos conclusivos que assegurem a ausência de riscos ambientais e para a saúde Perigo da não preservação dos recursos naturais,em consonância com as premissas básicas de uma prática agrícola ecologicamente sustentável Intuito de grandes repercussões econômicas, tanto para os agricultores como para o conjunto do país

13 Biossegurança, na visão da Food and Agriculture Organization (FAO) (Food..., 1999), significa o uso sadio e sustentável em termos de meio ambiente de produtos biotecnológicos e suas aplicações para a saúde humana, biodiversidade e sustentabilidade ambiental, como suporte ao aumento da segurança alimentar global.

14 As plantas transgênicas e seus produtos têm sido aceitos nos EUA, mas rejeitados nos países da União Européia. No Brasil, a liberação para o cultivo da soja transgênica e a posterior decisão judicial de suspensão temporária desta liberação por ação impetrada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e pelo Greenpeace, tendo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como litisconsorte, acirraram a discussão em todos os setores da sociedade. Por isto, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) passou a assumir importância fundamental no tocante aos cuidados necessários para a análise e liberação de plantas transgênicas. O motivo maior desta polêmica é a falta de dados científicos que permitam uma avaliação conclusiva para a liberação comercial. A rotulagem dos alimentos está prevista no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11/09/90 _ art. 6º, III e art. 8º). Trata-se de uma norma para garantir ao cidadão a informação sobre um produto, permitindo-lhe o direito de escolha. Além disso, ela possibilita a rastreabilidade, pois, em casos de efeitos na saúde humana, os produtos rotulados seriam facilmente identificados e recolhidos.

15 Países com plantações transgênicas:

16 Será que esse o futuro da humanidade?
SÓ PRA CONSTAR: os riscos à saúde humana incluem aqueles inesperados, alergias, toxicidade e intolerância. No ambiente, as conseqüências são a transferência lateral de genes, a poluição genética e os efeitos prejudiciais a organismos não-alvo.

17 Referencias KUNISAWA, Viviane Yumy M. Os transgênicos e as patentes em biotecnologia. Disponível em < NODARI, Rubens Onofre; GUERRA, Miguel Pedro. Plantas transgênicas e seus produtos: impactos, riscos e segurança alimentar (Biossegurança de plantas transgênicas). Revista de Nutrição. vol.16, n°.1 - Campinas. Jan./Mar PATERNIANI, Ernesto. Das plantas silvestres às transgênicas. Disponível em < MARINHO, Carmem L.C; MINAYO-GOMEZ, Carlos. Decisões conflitivas na liberação dos transgênicos no Brasil . São Paulo em Perspectiva. vol.18 no.3 São Paulo July/Sept. 2004 LEWGOY, F.: A voz dos cientistas críticos. História, Ciências, Saúde. Manguinhos. vol. 7. Jul/Out


Carregar ppt "Alessandra Daniel Tessy"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google