A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Stoa suas idéias em rede

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Stoa suas idéias em rede"— Transcrição da apresentação:

1 Stoa suas idéias em rede
Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP

2 Parte 1: Digitalização e Abundância de Informação
Resumo Digitalização muda tudo A Web participativa Abundância de Informação Google salva, mas somente temporariamente O Futuro de Gestão de Conhecimento é “A Web Social”

3 tradição oral → rolo de pergaminho → códice → livro impresso → web

4 Incunábulo: estamos descobrindo um mundo de novas possibilidades

5 Orígenes e a invenção da página
Quando pode fazer referência a uma página, pode fazer comentários: mais fácil de deixar “livros falaram entre sim” Livros viram ferramentas.

6 Cervantes e a Invenção da Novela
Com a impressão mecânica, abre se espaço no imaginário para obras de fantasia, de leveza, de valor não necessariamente eterna, enfim, para arte em vez de a palavra de deus.

7 Mídia digital muda tudo
O custo marginal de cópias é zero → repensar re-distribuição e modelos de negócio baseado em direitos autorais. "Acesso Aberto" e "Educação Aberta" (OER) Mídia digital não ocupa espaço → repensar como classificar e organizar informação. Taxonomias → Folksonomies. Veja também: Jorge Luis Borges.

8 Mídia digital muda tudo
Ferramentas de criação muito mais acessíveis. Quando sabe como fazer, a sua relação com o material muda. Desintermediação → pensar de forma crítica. Abundância de informação → repensar o que ensinar (conteúdo → processo, informação → compreensão), repensar como filtrar e avaliar. Uso de mídia social para filtrar. O seu tempo e a sua atenção agora são os recursos escassos.

9 A Web Moderna

10 A Web Moderna

11 A Web Moderna

12 Abundância de Informação
2007: bytes = 300 bilhão de GB = 45 GB / pessoa ( Pergunta: quantas fotos subido para flickr.com por dia? Quantos horas de vídeo no youtube? Compare número de horas de televisão Flickr: 60/s = 5 milhão / dia Youtube: / dia = horas / dia Televisão = 1 milhão de horas durante 30 anos = 100 dias de youtube!

13 A situação está ficando desesperadora

14 A situação está ficando desesperadora

15 Google vs Altavista: análise de rede vs conteúdo
Google usa a Web como plataforma para ranquear documentos em ordem de relevância

16 Amazon vs Redes Sociais
Da mesma maneira: recomendações baseado em conteúdo → recomendações via rede de contatos

17 Recomendações via Rede de Contatos

18 Mídia Social Além da mídia digital: mídia social. Usar a sua rede de contatos para achar informação relevante. Efeitos de rede (quanto mais contatos, mais útil o serviço é). Arquitetura de participação. Formar comunidades de prática.

19 Filtros Sociais Prestar atenção em que os seus contatos fazem
Notem a tendência de “seguir” os seus contatos em vez de ter contatos necessariamente bi-direcionais. Isto não que nem orkut ou facebook

20 Parte 2: A Web como plataforma
Como aplicar as lições da Web? Como apropriar para os nossos fins? Focar em infra-estrutura, escalabilidade, aplicando as lições da Web. Usar tecnologia e plataformas abertas, neutras que comportam formação de grupos Usar tecnologia Web, des- intermediação da publicação; se não está na Web não existe Usar efeitos de rede

21 O que todo educador deve saber
Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para o ensino.

22 O que todo Gestor de Informação deve saber
Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para gestão de conhecimento.

23 Efeitos de Rede ou (para economistas) Network externalities: como varia o "valor" da rede com N? Assumir que o valor da rede está no número de conexões C. 1. Um - Muitos, centralização, hierarquias: C ~ N 2. Muitos – Muitos C = N(N-1)/2 ~ N2 (Metcalfe). (Exemplo: ) 3. Muitos - Muitos + formação de grupos, C = 2N (Reed). Exemplo: + "Reply-all" Valor de redes grandes e interoperabilidade

24 Tecnologias de Rede e Mídia
Disseminação, formação de grupos e consumidores e comunicação entre pares. As tecnologias antigas só fazem uma coisa. As redes modernas conseguem combinar disseminação de informação, comunicação entre pares e criar ambientes colaborativas

25 A internet Anos 70: Dar nomes a servidores
"Comutação de pacotes": identificar servidores com IP ( = stoa.usp.br) e definir um protocolo abstraindo o caminho entre dois servidores. Arquitetura distribuída, robusta, plataforma neutra e aberta → , IM, VOIP, HTTP, Bittorrent, etc. etc.

26 A Web Anos 90: Dar nomes a documentos
Identificar documentos com URL ( e definir um protocolo de conexão Arquitetura distribuída, plataforma neutra e aberta Resultado: a Web. Acesso à informação sem precedentes. Compartilhamento, Comunicação, Colaboração.

27 A lição Dar nomes a entidades importantes e fazer dutos de comunicação "burros" entre elas. Depois: não controlar mais como serão usados estes dutos. Deixar inovação acontecer (na beirada da rede). ( arquitetura “end to end” ou ponta a ponta ) Fazer contraste com os acontecimentos recentes no OCLC, que quer monopolizar a distribuição de metadados. Redes centralizados tem este perigo...

28 A web Social Identificar pessoas (com URLs) e fazer ligações entre elas. Perfil online, identidade digital. Por enquanto inovação feito por empresas: Arquitetura centralizada, plataformas fechadas, visando lucro. Facebook, Orkut, Myspace etc. Precisamos decentralizar, “federar”, usar padrões abertos

29 A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web na Educação?

30 A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web para Gestão de Conhecimento?

31 Parte 3: A Rede Social Acadêmica Stoa
Compartilhar produção acadêmica na Web Importância de URLs, gestão pessoal de identidade na Web Intermediação entre internet e serviços de fora e dentro da instituição Desenvolvimento ágil de serviços Web Plataforma

32 Stoa: Ambiente de aprendizagem
Aprendizagem é processo social (além de cognitivo) Espaço informal virtual Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual) Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de sala de aula

33 Stoa: espaço de arquivos
O jeito mais simples de colocar recursos na Web. Uma vez que um recurso tem um URL, toda força da Web entre em jogo.

34 Stoa: blog Notem que cada usuário pode personalizar o seu espaço

35 Stoa: perfil Dar URLs a pessoas.

36 Stoa: comunidades Formação de grupos em volta de um interesse em comum

37 Stoa: Wiki E, em breve, Moodle (ambiente de aprendizagem virtual)

38 Stoa - Cadastros Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. 3000 posts, 5500 comentários Acessos: visitantes / dia

39 Stoa - Posts Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. 3000 posts, 5500 comentários Acessos: visitantes / dia

40 Stoa - Atividade Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. 3000 posts, 5500 comentários Acessos: visitantes / dia

41 Stoa - Usuários

42 Stoa - Usuários Distribuições largas e desiquais; não existem ”usuários típicos”

43 Stoa - Usuários Distribuições largas e desiquais; não existem ”usuários típicos”

44 Stoa – Plataforma Plataforma de pesquisa (Alexandre Hannud Abdo)

45 Stoa – Plataforma Não precisa pedir permissão para acrescentar funcionalidade: Não conhecíamos a pessoa que fez este tema para o seu perfil

46 Onde um sistema institucional deve se posicionar?
Stoa: moderação? Como evitar “conferir valor ao que não o tem” e “mau uso da reputação da USP” Grau de moderação: o que é tolerável no espectro de pornografia de criança (intolerável para todos) até a segunda Lei da termodinâmica (aceitável para todos)? Tipo de moderação: central (administradores do Stoa) ou distribuida (sistema de votação tipo Digg/Reddit) Onde um sistema institucional deve se posicionar?

47 comunidade vs plataforma centralizado vs distribuido
A Web. Moderação feito somente pela polícia, interpol, etc Wordpress.com, blogspot.com etc., plataformas de blogs. Knol: “wikipedia” do google, mas sem comunidade, com comentários. "hate speech', etc. Proibido Arxiv. Repositório de artigos científicos. Moderaçao “na entrada” por exigir uma afiliação acadêmica. Wikipedia. moderação forte, distribuida (pela comunidade) Jornais, Revistas, Encyclopedia Britannica: moderação forte centralizado plataforma Onde um sistema institucional deve se posicionar? comunidade

48 Algo está errado na Internet

49 Stoa suas idéias em rede
Para mais informações: CEPA – Instituto de Física – USP Contato e Desenvolvimento e Suporte: Renato Mendes Coutinho Everton Zanella Alvarenga Ewout ter Haar (Coord.) Luiz Fernando da Silva Armesto Edgar Zanella Alvarenga Fernando Henrique

50 Atribuição Web 2.0: ( Don Quixote: Gimme that Camara: Book Stack: PageRank: Escrivão: Trampolina: Telefone: Televisão: Cinema: Brincando: Internet Errado: Internet cachorro: Peter Steiner e


Carregar ppt "Stoa suas idéias em rede"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google