A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores."— Transcrição da apresentação:

1 Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores Martinho Sonntag (VPEC) e Geraldo W. Schüler (VPEM), visando assessorar os pastores e congregações para efetuarem estudos sobre a Mordomia Cristã.

2 Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Série: Mordomia Cristã Estudo 07 A Mordomia dos bens Este estudo está baseado no livro: “Proezas da Mordomia Cristã – de R.C.Rein

3 A MORDOMIA DOS BENS

4 OS BENS SÃO DE DEUS O dinheiro e todos os outros bens terrenos em nossa posse não são nossos para serem usados como bem entendemos. Eles foram confiados a cada um de nós por Deus, para ser usado segundo a sua orientação, com muita responsabilidade cristã.

5 Deus diz: 1. “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 2.8). 2. “A terra é minha” (Lv 25.23). 3. “Pois os animais da floresta são meus e também as milhares de cabeças de gado espalhados nas montanhas. São meus todos os pássaros dos montes e tudo que vive nos campos. Se eu tivesse fome, não pediria nada a vocês, pois o mundo é meu e tudo o que nele há” (Sl BLH).

6 Paulo escreveu: “Nada temos trazido para o mundo nem coisa alguma podemos levar dele” - 1 Tm Davi confessou: “Tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos” - 1 Cr Visto que o dinheiro e os bens terrenos em nossas posses pertencem a Deus, segue que não temos liberdade para usá-los a nosso bel-prazer. Ao contrário, tudo deve ser usado para cumprir os objetivos de Deus em nossa própria vida, no trabalho da Igreja, na ação social e no país (impostos).

7 Então, quanto dos meus bens devo administrar para Deus
Então, quanto dos meus bens devo administrar para Deus? A mordomia cristã é sempre um esquema cem por cento. Sempre envolve o reconhecimento de que somos os mordomos de todos os nossos bens porque tudo o que somos, tudo o que temos , tudo o que recebemos e tudo o que esperamos receber na eternidade é uma dádiva graciosa de Deus e não merecida por nós.

8 DEUS dá 100% dos bens para mim

9 DEUS Igreja Família Estado Administro 100% dos meus bens – para: Eu

10 Quanto vou ofertar a Deus, através da família
Quanto vou ofertar a Deus, através da família? Vai depender da realidade de cada família - 1Tm 5.8.

11 Quanto vou devolver a Deus através do Estado. Não temos escolha
Quanto vou devolver a Deus através do Estado? Não temos escolha. A imagem acima mostra o quanto é pesada a carga tributária em nosso país. No entanto, Deus recomenda que sejamos fiéis no pagamento dos nossos tributos Rm 13.6,7; Mt

12 Quanto vou devolver para Deus através da minha igreja
Quanto vou devolver para Deus através da minha igreja? - Antigo Testamento: 10% + Ofertas - Novo Testamento: 2 Co Observemos os detalhes deste texto: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração... PORQUE Deus ama a quem dá com alegria” (v.7)

13 Onde a igreja investe a minha oferta. 1
Onde a igreja investe a minha oferta? 1. Manutenção da igreja local: Salário do pastor e de outras pessoas que prestam serviços, manutenção e ampliação do patrimônio, combustível, telefone, energia elétrica, etc. 1 Co 9.14; Mt 10.10; Gl 6.6; 1 Tm 5.18.

14 2. Missão: Que percentagem nossa congregação oferta: a) Para auxiliar nas missões da IELB? 11%? Mc 16.15; At 1.8; Mt b) Para a missão do Distrito?

15 c) Ação social: Fizemos tudo que deveríamos ou poderíamos ter feito nesta área? Provavelmente temos feito coisas lindas. No entanto, não precisamos divulgar o que fazemos. Pois, as Escrituras dizem que uma mão não precisa saber o que a outra mão faz. Hb 13.16; At 20.35; 1 Tm 6.18; Is 58.7; Sl 41.1; Gl 6.10; Rm 12.13

16 “Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós
“Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus? Meus filhinhos , o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações”.1 Jo

17 PRIMÍCIAS Pv 3.9: “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda”. Mt 6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

18 O proporcional oferta (percentual) 2 Co 8
O proporcional oferta (percentual) 2 Co 8.12: “Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o homem tem e não segundo o que ele não tem”. O ofertar percentual nos auxilia a sermos mais honestos e justos na administração dos bens.

19 A motivação para a minha oferta Só existe um motivo para mim ofertar: A GRAÇA DE DEUS O que é a graça de Deus? É tudo o que Deus me dá, sem nenhum merecimento da minha parte, movido unicamente por seu amor infinito por mim. Amor que ele demonstrou ao entregar seu Filho à morte por mim. Amor que ele continua demonstrando por mim, diariamente, cuidando de mim e providenciando todo o necessário para que eu viva bem (Ef 2.1-8).

20 Promessas de Deus Mt 6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Pv 3.9, 10: “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”.

21 Pv 11.24, 25: “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará ...” Co 9.6b: “... e o que semeia com fartura com abundância abundância também ceifará”

22 Ml 3.10, 11: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênçãos sem medida. Por vossa causa repreenderei o devorador... A vossa vide no campo não será estéril...”

23 Então, ofertamos: Para receber mais bênçãos de Deus? Ou 2. Por que já recebemos bênçãos de Deus e ofertamos por amor?


Carregar ppt "Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google