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Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa

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Apresentação em tema: "Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa

2 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei n° 10
SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei n° , de 14 de abril de 2004) Avaliação Institucional Auto Avaliação / Avaliações internas (CPA) Avaliação Externa (Comissões designadas pelo INEP - visitas in loco) Avaliação Externa dos Cursos de Graduação Autorização Reconhecimento Renovação de Reconhecimento ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) INEP: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

3 Dimensões consideradas na avaliação
Dimensão 1: ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA (1 a 5) Autorização : PESO 30 Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento PESO 40 Dimensão 2: CORPO DOCENTE E TUTORIAL (1 a 5) Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento PESO 30 Dimensão 3: INFRAESTRUTURA (1 a 5) Autorização : PESO 40 Requisitos Legais e Normativos (Sim ou Não)

4 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Contexto educacional Políticas institucionais no âmbito do curso Objetivos do curso e Perfil do egresso Estrutura e conteúdos curriculares Estágio Supervisionado, Atividades complementares e TCC Apoio ao discente TICs – No processo ensino – aprendizagem Procedimentos de Avaliação do processo ensino-aprendizagem TICs: Tecnologias de informação e comunicação

5 CORPO DOCENTE E TUTORIAL
Atuação do Núcleo Docente Estruturante – NDE; Atuação do coordenador; Experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do (a) coordenador (a); Regime de trabalho e carga horária do(a) coordenador(a) do curso; Titulação do corpo docente do curso e percentual de doutores; Regime de trabalho do corpo docente do curso; Experiência profissional do corpo docente; Experiência de magistério superior do corpo docente; Funcionamento do colegiado de curso ou equivalente; Produção científica, cultural, artística ou tecnológica

6 Infraestrutura Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral – TI; Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos; Sala de professores (quando não há gabinetes para 100% dos professores; Salas de aula; Acesso dos alunos a equipamentos de informática; Bibliografia Básica e Complementar e Periódicos especializados Laboratórios didáticos especializados (qualidade, quantidade e serviços);

7 Requisitos Legais e Normativos
PPC de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos; Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- brasileira e Indígena ; Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos Proteção da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista Titulação dos docentes; NDE; Denominação dos Cursos Superiores de Tecnologia; Tempo de conclusão; Condições de Acessibilidade; Oferta da disciplina de LIBRAS (complementar); Políticas de Educação Ambiental.

8 Agenda da Visita Reunião com os Dirigentes Institucionais  20/03 8:00h Reitora e Vice-Reitor Pró-reitores Diretor da Unidade e Chefe de Departamento Coordenador e Vice coordenador Reunião com a Comissão Própria de Avaliação (CPA)  9:00h Reunião com a Coordenação do Curso  10:00h Presidente e outros membros da comissão Reunião com Discentes 11:00h Visita às Instalações 13:30h Coordenação Salas de aulas e laboratórios Gabinetes dos docentes Biblioteca Áreas de Convivência Instalações Sanitárias Acessibilidade Reunião com Colegiado e NDE  16:00h Reunião com docentes  16:30h


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