A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIO GOLFINHO 12 18 a 22 de JUNHO 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIO GOLFINHO 12 18 a 22 de JUNHO 2012."— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIO GOLFINHO 12 18 a 22 de JUNHO 2012

2 REFERENCIAR E PROTEGER O LOCAL DO CRIME
TPE(03)-03-14 REFERENCIAR E PROTEGER O LOCAL DO CRIME

3 REFERENCIAR E PROTEGER O LOCAL DO CRIME
Quando a PE chega ao local do crime deve proceder a uma verificação, de que fará posteriormente um relatório. O papel dos agentes PE não se limita a estarem presentes, protegendo o local. Devem ocuparem-se dos eventuais feridos e colocá-los em lugar seguro.

4 Possíveis tarefas dos agentes PE no LOCAL do CRIME
Apagar combustível incendiado; Fechar torneiras de gás; Cortar a corrente eléctrica; Apagar lareiras ou fornalhas: Não é aconselhável utilizar água ou areia; Não destruir o que arde, mas sim abafar o lume ; A PE não se precipita às cegas na execução do seu trabalho. Tenta em primeiro lugar, conseguir uma visão de conjunto; e de seguida procurar pormenores.

5 Exame e protecção do local do crime
Atitude a tomar quando se chega ao local do crime: Verificar se a vítima está: VIVA; - Deve ser conduzida imediatamente ao posto de socorros mais próximo MORTA; - O local do crime deve ser imediatamente referenciado e protegido para evitar o encobrimento de possíveis provas ou vestígios

6 Exame e protecção do local do crime
Atitude a tomar quando se chega ao local do crime: Prender o criminoso ou deter suspeitos, se os houver. Proibir as pessoas que tomaram conhecimento do crime de abandonarem o local Tomar nota das respectivas identidades e moradas; Se possível tentar obter delas, algumas declarações preliminares.

7 Exame e protecção do local do crime
Afastar das proximidades do local, todas as pessoas não autorizadas e não envolvidas no crime. Referenciar a cena do crime, utilizando fita balizadora para selar os respectivos acessos. Montar uma guarda que impeça o acesso de estranhos ao local do crime. Se o investigador não dispuser de agentes para montar guarda, deve: Utilizar funcionários públicos ou pessoas ligadas ao Estado Utilizar pelo menos duas pessoas e, se possível, que não se conheçam Substituir essas pessoas por agentes, logo que possível

8 Exame e protecção do local do crime
Não tocar em quaisquer objectos, excepto eventuais provas que, se não forem de imediato recolhidas, correm o risco de ser destruídas; Nas excepções indicadas, recolher as eventuais provas ou objectos em recipientes que os preservem, evitando tocar-lhes com as mãos. Se possível, fotografar de imediato a cena do crime.

9 EXERCÍCIO GOLFINHO 12 18 a 22 de JUNHO 2012


Carregar ppt "EXERCÍCIO GOLFINHO 12 18 a 22 de JUNHO 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google