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Um Guia para Elaborar Boas Apresentações Profº:Ricardo Leal Lozano MSc.

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1 Um Guia para Elaborar Boas Apresentações Profº:Ricardo Leal Lozano MSc

2 OS DEZ ERROS DE UMA APRESENTAÇÃO RUIM
1. Introdução Proposta ou objetivo confuso Informações demais Escrever para os olhos e não para os ouvidos Falta de organização Falta de paixão: redação e apresentação sem brilho OS DEZ ERROS DE UMA APRESENTAÇÃO RUIM

3 OS DEZ ERROS DE UMA APRESENTAÇÃO RUIM
1. Introdução Falta de gestos Insuficiência de exemplos e histórias Não ir ao encontro das necessidades da platéia Vestimenta inadequada Pouco ou nenhum contato visual OS DEZ ERROS DE UMA APRESENTAÇÃO RUIM

4 1. Introdução Como evitar cometer estes 10 erros ?

5 1 – Seja original O primeiro passo na hora de começar a criação dos seus slides, é você ter em mente que irá criar algo único. Pode parecer surpreendente, mas muita gente simplesmente pega um trabalho pronto na internet, altera o nome e apresenta. Isso além de anti-ético, pode ter consequências negativas. Imagina se quem estiver te avaliando já tenha visto o trabalho “original“?

6 1 – Seja original Portanto, crie sua apresentação desde a forma até o conteúdo. Garanto que irá ficar muito melhor do que simplesmente copiá-la.

7 2 – Pouco é muito Os slides, servem como um guia e como algo que ajuda quem está assistindo a apresentação a gravar os pontos-chave. Se limite a no máximo 9 linhas, 1 imagem ou gráfico por slide. Assim a pessoa irá prestar mais atenção no que você fala, olhando o slide apenas para fixar a mensagem ou entender de uma maneira mais fácil o tópico (vendo figuras e gráficos).

8 EVITE LER O SLIDE INTEGRALMENTE, POIS, A PLATEIA SABE LER.
2 – Pouco é muito Evite criar slides carregados. Tente criar algo com apenas palavras-chave, ilustrações e gráficos. EVITE LER O SLIDE INTEGRALMENTE, POIS, A PLATEIA SABE LER.

9 3 – O poder das cores As cores tem um poder imenso sobre o ser humano. Não é atoa que diversos psicólogos e publicitários tentam desvendar e utilizar o poder das cores em suas profissões. No caso dos slides, o ideal é que vocês utilizem cores sóbrias. Nada de criar slides com cores muito vivas, ou que não mesclem.

10 Falando em fontes, tente sempre utilizar uma dessas quatro fontes:
4 – Padronize Ao criar seus slides, siga um padrão tanto no aspecto das fontes utilizadas, como na distribuição de textos e imagens. Falando em fontes, tente sempre utilizar uma dessas quatro fontes: Times New Roman Arial Verdana Tahoma

11 Estes padrões de letras o padrão em tudo quanto é tipo de computador.
4 – Padronize Estes padrões de letras o padrão em tudo quanto é tipo de computador. São as que possuem um nível de legibilidade excelente, além de você não correr o risco do seu slide ficar diferente em outro computador.

12 5 – Uma imagem vale mais do que mil palavras
Pense objetivamente ao inserir uma imagem na sua apresentação, não queira apenas ornamentar o seu slide. Lembre-se que imagens utilizam uma linguagem universal e a interpretação da mesma poderá ser guiada por você. Tente utilizar bordas nas imagens, de maneira que elas se mesclem ao slide. Além de deixar seu slide mais bonito, ele ficará mais natural.

13 6 – Ortografia Um erro crasso na criação de slides é não se atentar para a ortografia. O seu trabalho pode ser excelente, mas tenha certeza de que se tiver uma única palavra escrita errado, você perderá metade da influência sobre aquele público. Portanto, veja e reveja seus slides, realizando uma verdadeira caça às agressões sobre sua língua pátria. Como teoricamente seus slides terão poucas palavras, essa não será uma tarefa muito difícil.

14 7 – Origem da sua informação e bibliografia
Conhecimento não é algo que vem do nada. Ele é criado e aprimorado aos poucos, logo tudo o que você fala teoricamente foi baseado em algo. Ao inserir imagens e gráficos em seu trabalho, tente sempre escrever de onde tirou a mesma. Além de dar credibilidade ao seu conteúdo, é uma maneira de ser honesto e valorizar aquele que criou tal conteúdo

15 8 – Ensaie Como você utilizará apenas palavras-chave nos seus slides, é extremamente importante tenha tudo o que irá falar, na ponta da língua. Por isso, tente apresentar para si ou algum amigo, familiar, etc. Isso é importante também para que você tenha uma base de quanto tempo irá gastar. A maioria das palestras possui um tempo de duração pré-definido.

16 9 – Foque no público Na faculdade é muito comum que as pessoas apresentem olhando todo o tempo para o professor, esquecendo completamente dos colegas para quem a apresentação se destina. Isso é um grande erro e inclusive poderá custar pontos na sua avaliação.

17 9 – Foque no público Se você tem vergonha de falar em público e acha mais fácil olhar para o avaliador, ai vai uma dica: Olhe para uma pessoa no público, e tente se focar nela, isso te deixará mais relaxado e aos poucos estará olhando para o público como um todo.

18 10 – Se adapte ao meio No começo da sua apresentação, você deverá pensar: quem é o público que irá me assistir? A sua linguagem deverá ser direcionada ao nível do seu público. Sendo assim, não utilize termos muito complexos com esse pessoal, o que é diferente se eu for apresentar para a congregação de professores universitários. Utilize linguagem acessível, garantindo que sua mensagem foi passada

19 11 – Use o humor Essa é uma das dicas que dependem do seu público, mas em geral uma pitada de humor nunca faz mal. É provado que as pessoas tendem a aprender  pelo que se interessam, e uma maneira simples de agarrar a atenção do público é utilizar o humor. Não conte piadas, mas, sim quebre expectativas e tire algumas risadas dos seus ouvintes.

20 Conquiste algumas risadas e ganhe o seu público!
11 – Use o humor Caso humor não seja a sua praia, nem tente implementar essa dica, o tiro poderá sair pela culatra. Até as pessoas que estavam dispersas, ao escutarem risos, pensam “opa, esse cara deve ter algo interessante para dizer, vou escutá-lo“. Conquiste algumas risadas e ganhe o seu público!

21 12 – Deixe uma mensagem No final da sua apresentação, deixe uma mensagem que você gostaria que eles levassem da sua apresentação. Isso é extremamente simples de ser implementado, e passará uma boa impressão. Conclusão: Requer muito trabalho e dedicação, portanto, separe um tempo para montar e planejar a sua apresentação. A sensação de dever cumprido e o reconhecimento te mostrarão que valeu a pena.

22 Referencias Bibliograficas
[1] KALISH, Karen. Como fazer apresentações espetaculares. 1ª ed., Campus, 2000. [2] HINDLE, Tim. Como fazer apresentações. 1ª ed., Publifolha, 1999. [3] PÓLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 100ª ed., Saraiva, 2002. [4] CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. 48ª ed., Nacional, 2000.


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