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Métricas para avaliação de uma 3D game engine Ítalo Mendes

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Apresentação em tema: "Métricas para avaliação de uma 3D game engine Ítalo Mendes"— Transcrição da apresentação:

1 Métricas para avaliação de uma 3D game engine Ítalo Mendes

2 3D game engine Facilitar o desenvolvimento Tipos de aplicações
Jogos eletrônicos Simulações físicas, atmosféricas, médicas, etc Passeios virtuais

3 Evolução dos jogos Primeiros jogos Jogos atuais Maior complexidade
Pong, Pacman, Tetris, Asteroids. Jogos atuais World of Warcraft, Need for Speed, Call of Duty. Maior complexidade Maior desafio Evolução dos próprios jogadores

4 Métricas Funcionalidade Facilidade
Comparações normalmente fundamentam-se na experiência de uso do autor. Exatidão Imparcialidade

5 Métricas Métricas de software Métricas de qualidade
Linhas de código, Análise de pontos de função Voltadas para a construção de software Métricas de qualidade Portabilidade, eficiência, usabilidade, etc. Relacionam-se direta ou indiretamente.

6 Métricas Pontuação Soma-se os pontos das métricas
0 – INEXISTENTE na engine 1 – BÁSICA essencial 2 – RECOMENDADA intermediaria, bom auxílio no desenvolvimento 3 – AVANÇADA muito útil no desenvolvimento. Soma-se os pontos das métricas

7 Métricas Formatos: quantidade. 1 - 1 à 5 formatos.
3 - acima de 10 formatos.

8 Métricas

9 Métricas

10 Métricas API Gráfica Status
1 - Somente OpenGL, ou DirectX ou Software. 2 - OpenGL e DirectX. 3 - OpenGL, DirectX e Software. Status Inativa(1)‏ Beta(2)‏ Estável(3)‏

11 Métricas Custo Acima de $10000: 1 ponto.
Entre $5000 e $9999: 2 pontos. Entre $2000 e $4999: 3 pontos. Entre $1 e $1999: 4 pontos. Gratuita: 5 pontos.

12 Métricas Tipos de Sistema Operacional Pontuação
Computadores: Windows, Linux(Unix), MacOS. Consoles: GameCube, Nintendo Wii, Nintendo DS, Playstation, Playstation 2, Playstation 3, Plastaiton Portable(PSP), Xbox, Xbox360. Móveis: iPhone, Celular. Pontuação 1 - Suporta somente um dos tipos de sistemas operacionais. 2 - Suporta dois tipos. 3 - Suporta os três tipos.

13 Métricas

14 Análise por tipo de aplicação
Métricas mais importantes para os tipos: Jogos Eletrônicos Educacionais Simuladores Visualização

15 Avaliações OGRE Muitos efeitos especiais e funcionalidades.
Normal: 116 Educacionais: = 152 Simuladores: = 209 Visualização: = 146 Muitos efeitos especiais e funcionalidades.

16 Avaliações Irrlicht Editores e simplicidade. Normal: 104
Educacionais: = 137 Simuladores: = 179 Visualização: = 131 Editores e simplicidade.

17 Conclusão e trabalhos futuros
A OGRE se mostrou melhor que Irrlicht Natural desenvolvimento das engines Adição, remoção ou alteração da pontuação Novas plataformas Necessidades específicas Avaliar mais engines

18 Obrigado Perguntas?


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