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Tecnologias do Transporte de Carga
Aula 2 Luiz Rodrigo Bonette
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Conteúdo Programático desta aula
Dominância do Transporte Rodoviário Problemas Ligados ao Modal Rodoviário Brasileiro A interface Transporte e Logística Eficiência Energética e Econômica
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Dominância do Transporte Rodoviário
Nas primeiras décadas do sec. XX, passaram a se desenvolver, de um lado, as tecnologias ligadas aos automóveis e, por outro, ao processamento do petróleo. Henry Ford ( ) revolucionou a indústria ao trazer a linha de montagem para a fabricação de seus carros.
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Dominância do Transporte Rodoviário
Essa inovação aumentou a velocidade de produção permitindo trazer o preço dos automóveis a uma faixa compatível com a renda do trabalhador assalariado. A oferta de combustível para esse número crescente de carros dependeria de processos que pudessem separar, de forma rápida e com baixo custo, o petróleo em suas principais frações, tais como o diesel e a gasolina.
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Dominância do Transporte Rodoviário
Apesar dos desenvolvimentos da indústria, o mundo passou por duas guerras e crise de 1929 só alavancando o crescimento automobilístico em sua potencialidade total a partir de 1930. O próprio padrão de cada trabalhador ter o seu carro se instituiu e, além disso, o transporte de cargas passou a ter uma opção mais apropriada a distâncias curtas e mais direta.
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Dominância do Transporte Rodoviário
No Brasil, a expansão do mercado interno a partir de 1930 apontava a necessidade desta alternativa e, a partir de 1950, o modal rodoviário e a indústria de automóveis passaram a se tornar centrais na politica pública.
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Dominância do Transporte Rodoviário
Presidência de Juscelino Kubitschek ( ) promoveu a vinda da Volkswagen e a construção da refinaria de Duque de Caxias. O regime militar; as rodovias se mantiveram como prioridade pelo Plano de Integração Nacional (PIN), de 1971.
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Dominância do Transporte Rodoviário
Plano de Integração Nacional (PIN), de 1971 Objetivo: equilibrar regionalmente o desenvolvimento brasileiro, o PIN usava incentivos e financiamento público para apoio a projetos agrícolas e minerais e a grandes estradas como: Transamazônica Perimetral Norte Cuiabá-Santarém Cuiabá-Porto Velho
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Dominância do Transporte Rodoviário
Década 1970 no Brasil Ocorreram elevações drásticas no preço petróleo, afetando o preço da gasolina, diesel e mesmo do asfalto para as estradas. A principal resposta do Brasil foi tentar assegurar a viabilidade econômica dos automóveis, dos caminhões e, em geral, do modal rodoviário pelo desenvolvimento do etanol como combustível.
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Vídeo
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Problemas Ligados ao Modal Rodoviário Brasileiro
Devido à escassez de investimentos no Brasil, a priorização do modal rodoviário se deu às custas da continuidade do desenvolvimento das ferrovias e da sua modernização. Fato que diminui as opções para transporte da carga no Brasil.
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Problemas Ligados ao Modal Rodoviário Brasileiro
Considera-se que a partir de 800 quilômetros o uso de modais alternativos ao rodoviário é o mais apropriado, já que este possui baixa capacidade de carga. Escassez de investimentos em ferrovias e modais alternativos, o próprio sistema rodoviário brasileiro sofre com problemas de manutenção.
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Problemas Ligados ao Modal Rodoviário Brasileiro
Impacto % das respostas Elevação do Consumo de Combustível 57% Elevação do custo operacional 37% Permanência nas estradas (congestionamentos) 100% Elevação dos índices de acidentes 50% Perda de Safra Agrícola 18% Fonte: Mendonça (2006)
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Problemas Ligados ao Modal Rodoviário Brasileiro
Relação ao sistema de transportes no Brasil e a existência de custos elevados, pode-se fazer uma identificação. Uso inadequado dos modais Acidentes Custo do capital Roubo de carga Regulação Deficiências operacionais Falta de investimento
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A Interface Transporte e Logística
O transporte liga os elos da cadeia de suprimentos. Fornecedores. Produtores. Consumidores finais e intermediários.
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A Interface Transporte e Logística
É preciso que a oferta dos serviços de transportes seja nacional para cobertura de todo o território. Transporte de Carga precisa ser abordado tanto de forma operacional quanto econômica.
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Eficiência Energética e Econômica
O desempenho sofrível do Brasil traz como impactos negativos diversos: elevação do custo final dos produtos; emissão mais volumosa de poluentes; maior dependência externa devido à importação de combustíveis, piorando a balança comercial; (CNT/COPPEAD, 2002)
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Eficiência Energética e Econômica
O desempenho sofrível do Brasil traz como impactos negativos diversos: disponibilidade inadequada e desbalanceamento da matriz de modais; inseguraça das vias; problemas regulatórios (legislação e fiscalização inadequadas); deficiência na estrutura de apoio. (CNT/COPPEAD, 2002)
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Eficiência Energética e Econômica
Problemas fundamentais: Problemas de Segurança Problemas Regulatórios e de Fiscalização
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Conclusão A tecnologia de fabricação dos automóveis alavancou a utilização do petróleo como base do consumo dos combustíveis no mundo ( ). Após 1930 o mundo começou a alavancar o mercado dos automóveis e de veículos rodoviários. De 1930 a 1971 o Brasil desenvolveu políticas públicas para criação de fábricas de automóveis, caminhões e estradas. Brasil utiliza o modal rodoviário em grande parte como única alternativa, aumentando seus custos.
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Tecnologias do Transporte de Cargas
Atividade 2 Luiz Rodrigo Bonette
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Questão Proposta 1. O PIN (1971) usava incentivos e financiamento público para apoio a projetos agrícolas e minerais e a grandes estradas, exceto para: Transamazônica. Perimetral Norte. Cuiabá-Santarém. Cuiabá-Porto Velho. RodoAnel.
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Questão Proposta - GABARITO
1. O PIN (1971) usava incentivos e financiamento público para apoio a projetos agrícolas e minerais e a grandes estradas exceto para: Transamazônica. Perimetral Norte. Cuiabá-Santarém. Cuiabá-Porto Velho. RodoAnel.
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Questão Proposta 2. É utilizado modais alternativos a partir de qual quilometragem? 900 km 600 km 800 km 500 km
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Questão Proposta - GABARITO
2. É utilizado modais alternativos a partir de qual quilometragem? 900 km 600 km 800 km 500 km
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