A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Sebastião Ferreira de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Sebastião Ferreira de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sebastião Ferreira de Souza
PROCESSO PENAL Prof. Sebastião Ferreira de Souza

2 AÇÃO PENAL

3 AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA
Conceito b) Razão de ser c) Natureza Jurídica d) A quem pode ser dirigida e) Forma da Representação e) Quem pode fazê-la f) Ofendido incapaz e sem representante legal

4 AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA
CONCEITO DE AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA É aquela cujo exercício se subordina a uma condição.

5 RAZÃO DE SER Os crimes regulamentados por este tipo de ação afetam imediatamente o interesse do particular e mediatamente o interesse geral.

6 NATUREZA JURÍDICA Trata-se de condição de procedibilidade. Sem ela, nas hipóteses previstas em lei, nem sequer o IP pode ser instaurado, consoante regra do § 4.º do art. 5.º do CPP.

7 A QUEM PODE SER DIRIGIDA
Autoridade Policial, Ministério Público ou o Juiz – Art. 39 CPP.

8 FORMA DA REPRESENTAÇÃO Poderá ser ORAL ou ESCRITA
Se feita por escrito à Autoridade Policial, esta iniciará o IP (art., § 4.º); Quando feita ao Juiz ou perante este reduzida a termo, será remetida à Autoridade Policial, para que este proceda a inquérito.

9 FORMA DA REPRESENTAÇÃO
Feita ao M.P., será preciso distinguir: Se por escrito, com firma autenticada e com elementos que o habilitem a promover a ação penal, esta será promovida no prazo de 15 dias; Se feita oralmente, ou por escrito, sem a firma devidamente autenticada, o órgão do MP determinará que seja ela reduzida a termo, em sua presença,

10 QUEM PODE FAZER A REPRESENTAÇÃO
Poderá ser feita pelo ofendido ou quem tiver qualidade para representá-lo. (Art. 24 CPP). Não precisa ser pessoalmente. O Art. 39 CPP prevê a possibilidade da Representação por procurador, desde que no instrumento sejam consignados poderes especiais.

11 REPRESENTAÇÃO NAS HIPÓTESES E SEM REPRESENTANTE LEGAL
DE OFENDIDO INCAPAZ E SEM REPRESENTANTE LEGAL A representação poderá ser feita por curador especial, nomeado, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, pelo juiz competente para o Processo Penal, de conformidade com o art. 33.

12 AÇÃO PENAL PÚBLICA


Carregar ppt "Prof. Sebastião Ferreira de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google