A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
9 – Amar a Vida

2 Amar a Vida 1°AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS 2° NÃO INVOCAR SEU SANTO NOME EM VÃO 3° GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA 4° HONRAR PAI E MÃE E OUTROS LEGÍTIMOS SUPERIORES 5° NÃO MATAR NEM CAUSAR DANO NO CORPO OU NA ALMA A SI MESMO OU AO PRÓXIMO 6° NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE 7° NÃO ROUBAR 8° NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO 9° NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO l0° NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS Base de todos os outros; Fundamento da existência cristã

3 Atentados à Vida O homicídio voluntário – Ninguém pode atentar contra a vida do outro, suprimindo- a, salvo em legítima defesa (CIC 2268). O aborto directa e intencionalmente provocado – É uma forma de homicídio. Com a fecundação do óvulo inicia-se uma vida humana. Do óvulo fecundado não origina a vida de um elefante ou de uma rã, mas uma vida humana. O aborto é a supressão de uma vida humana no seu começo ou em desenvolvimento (CIC 2270). O suicídio – É a negação explícita da dignidade e do valor da própria vida diante de Deus e da responsabilidade em assumi-la, mesmo no meio das dificuldades (CIC 2280). A eutanásia – É também uma forma de homicídio. Trata-se de uma acção ou omissão directa e intencionalmente realizada para abreviar ou pôr termo à vida de um doente, a fim de evitar o sofrimento (CIC 2276).

4 Atentados à Vida A pena de morte – Além de ser inútil como meio de disuazão do crime, trata-se de uma violência institucionalizada. Corre o risco de condenar inocentes de forma irreversível. A tortura e a mutilação – São violências que atentam contra a dignidade física e psíquica da pessoa humana. A droga e o alcoolismo – Destroem a saúde física, psíquica e espiritual da pessoa humana. São duas formas de homicídio ou suicídio (CIC 2291). A irresponsabilidade na condução – Por excesso de álcool ou derespeito pelas regras de trânsito (excesso de velocidade, manobras perigosas, etc). Põe em causa a segurança e a vida das pessoas. O terrorismo – É uma forma moderna de homicídio voluntário (CIC 2214). Tem a particularidade de matar indistintamente e de tentar atingir o maior número possível de pessoas.

5 Atentados à Vida A destruição de cidades e regiões (CIC 2314) - Como aconteceu com a bomba atómica ou em regiões do Iraque. A tortura e a mutilação – São violências que atentam contra a dignidade física e psíquica da pessoa humana. A corrida aos armamentos (CIC 2315) – Além de ser um incentivo à guerra e à violência, tende a desviar o dinheiro que serviria para saciar a fome a milhares de pessoas.

6 “Não matar nem causar dano no corpo ou na alma a si mesmo ou ao próximo.”
O quinto mandamento é a proclamação mais solene e universal da dignidade da vida humana e do direito à vida. É um direito formalmente reconhecido em todas as constituições dos Estados. Hoje, na nossa cultura há um apreço geral pela vida humana, pela qualidade de vida, pelo meio ambiente, que defende o respeito pela natureza e o seu equilíbrio. Defende-se a qualidade da vida humana, embora com contradições evidentes: há quem apoie o aborto e se preocupe imenso com o abate de certos animais...

7 Toda a vida é um dom! Toda a vida é um dom de Deus. A vida humana é o dom por excelência. Onde surge uma vida humana, volta a produzir-se o milagre da primeira criação. O valor absoluto da vida humana vem da dignidade altíssima de que Deus a revestiu. Por isso, ninguém pode destruir este valor absoluto. A vida é ao mesmo tempo uma missão, uma tarefa a realizar, um caminho a construir. É por isso que, nem em relação a nós próprios podemos dispor da vida a nosso bel-prazer.

8 Somos colaboradores da criação
O cristão é um defensor da vida sob todas as formas. Participa da acção criadora de Deus, de quem recebe a missão de amar e proteger a vida. O cristão denuncia e opõe-se a todas as formas de atentado à vida humana e à natureza criada: assume na sua vida , atitudes e comportamentos de defesa da vida. Não basta denunciar; é preciso agir. O cristão é amigo de todos os seres vivos e defensor do meio ambiente. Age de modo consciente e responsável na gestão de recursos fundamentais como a água; separa o lixo; evita comportamentos que possam provocar fogos. O cristão é consciente e sabe que só com o contributo de todos teremos vida. Porém, o primeiro esforço está na defesa da vida humana, sendo responsável e educando para a responsabilidade, respeitando a vida humana desde a concepção até à morte natural, cuidando bem de cada pessoa que lhe está próxima.

9 O Livro do Génesis ”O Senhor formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe pelas narinas o espírito da vida e o homem transformou- se num ser vivo” (Gn 2,7) “Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus: Ele os criou homem e mulher.”(Gn 1, 27)

10 O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
9 – Amar a vida Vídeo: “Amar a vida – Expressão de fé”


Carregar ppt "O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google