A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como funciona o computador? Modulo 1 AULA 3 Noções de informática Prof.: Alexlima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como funciona o computador? Modulo 1 AULA 3 Noções de informática Prof.: Alexlima."— Transcrição da apresentação:

1 Como funciona o computador? Modulo 1 AULA 3 Noções de informática Prof.: Alexlima

2 O computador... O computador é uma maquina eletrônica para manipular informações ( inúmeros tipos) Para o computador...

3 Componentes básicos Como funciona o computador? Qualquer PC é composto pelos mesmos componentes básicos: processador, memória, HD, placa-mãe, placa de vídeo e monitor. Essa mesma divisão básica se aplica também a outros aparelhos eletrônicos, como palmtops e celulares. A principal diferença é que neles os componentes são integrados numa única placa de circuito (muitas vezes no mesmo chip) e são utilizados chips de memória flash no lugar do HD.

4 Onde estão os componentes básicos de um computador?

5 Componentes básicos Como funciona o computador? integração dos componentes, a placa-mãe passou a incluir cada vez mais componentes, dando origem às placas "tudo onboard" que utilizamos atualmente (existem placas que já vêm até com o processador e chips de memória!)

6 Homem CPU processador é reconhecidamente o “cérebro ” A placa mãe Computador CPU Aplaca-mãe é o componente mais importante de uma máquina ( Esse “local” onde as CPUs são encaixadas na placa-mãe é chamado normalmente de soquete.)

7 A PLACA MÃE GABINETE

8 CONEXÃO Conectores e slots mudam conforme o surgimento de novos padrões de performance e conectividade. o fabricante do processador pode influenciar o desempenho e algumas características da placa-mãe. Esses conectores existem e são chamados de slots (fendas). De certo, slot não é um termo que serve para designar todos eles, apenas os que têm um formato de fenda, ou “rachadura” (os mais compridos e finos). Aos demais, com formatos diferentes, normalmente usa-se o termo conector, que é mais genérico.

9 A PLACA MÃE CONEXÃO “Slots” Um bom exemplo é o avanço do slot no qual placas de vídeo são inseridas. O defunto modelo PCI foi substituído pelo AGP, que, por sua vez, foi superado pelo PCI-Express.

10 A PLACA MÃE CONEXÃO “Slots”

11 A PLACA MÃE CONEXÃO “Barramentos” conectores não teriam a mínima função se não estivessem ligados a uma estrutura para transmitir os dados dos equipamentos a eles encaixados! É aí que entram em cena os barramentos. A PLACA-MÃE, É REPLETA DE BARRAMENTOS. Barramentos são: os caminhos por onde a informação trafega entre os diversos componentes do computador. existem duas “patentes” (ou níveis hierárquicos) de barramentos: o barramento do sistema e os barramentos de expansão (já vistos anteriormente)

12 A placa mãe CONEXÃO Barramentos são: os caminhos por onde a informação trafega entre os diversos componentes do computador. Os barramentos de expansão são, precisamente, aqueles ligados aos slots (e portas) de expansão, que são os conectores usados para ligarmos os periféricos de entrada/saída e os discos. Existem vários tipos de slots de expansão porque, claro, há vários tipos de barramentos de expansão.

13 A placa mãe Chipset Chipset: o chipset desempenha um papel essencial para a placa-mãe, auxiliando no controle de tráfego que passa por ela. Via de regra, são dois estes controladores. O chipset (ou conjunto de chips) é uma dupla de circuitos integrados presente na placa-mãe de um computador. O chipset é composto por dois chips principais: a Northbridge e a Southbridge (respectivamente Ponte Norte e Ponte Sul).

14 A placa mãe Chipset Cada um desses dois chips é composto de uma série de circuitos controladores internos para os diversos barramentos e recursos que a placa-mãe oferece. Podemos dizer que o chipset é o “cérebro” da placa- mãe, pois é seu principal componente.

15 A placa mãe Chipset Basicamente, todas as informações que trafegam entre os diversos componentes do computador têm de passar pelo chipset: ele é o “centro nervoso” da placa- mãe (e, consequentemente, do computador todo).

16 A placa mãe Chipset norte O chipset ponte norte controla o tráfego que ocorre entre o processador, a placa de vídeo e a memória RAM, além de fornecer canal para a comunicação com o chipset ponte sul. É componente essencial para a performance do computador, uma vez que liga os dispositivos que exigem maior velocidade de comunicação. * Front Side Bus ( FSB ) é o barramento que intercomunica a CPU à NorthBridge. É peça chave para a performance da máquina!

17 A placa mãe Chipset sul O chipset ponte sul controla o acesso ao disco rígido, aos componentes onboard da placa-mãe e aos demais dispositivos conectados nos slots da placa. Este chipset não determina o desempenho da máquina, mas dirá qual é a sua capacidade de conexão (nº de portas USB, conexões SATA, PCI, etc...).

18 A placa mãe Chipset barramento do sistema chipset é o barramento de sistema! Na verdade, a ideia do barramento de sistema como uma estrada real que interliga todos os componentes do computador é apenas histórica. Hoje em dia é o chipset que faz essa interligação – ele possui, dentro de si, o barramento do sistema e os controladores dos barramentos de expansão. Então, não se esqueça do porquê de o chipset ser considerado “a central de todas as transferências de dados no computador” – ele é o barramento de sistema! Além disso, todos os circuitos controladores dos barramentos de expansão também fazem parte dele.

19 A placa mãe O BIOS BIOS (Basic Input/ Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída): é um programa ( software ) pré-gravado pelo fabricante da placa-mãe e colocado em uma memória ROM (permanente), na placa-mãe do computador. Quando um computador é ligado, é a BIOS que inicializa a máquina, verificando as memórias, discos rígidos e dispositivos de entrada e saída. Somente depois do “OK” da BIOS que o sistema operacional do computador é inicializado.

20 A placa Mãe O BIOS

21 A placa Mãe O CMOS CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor – Semicondutor Complementar de óxido-metal): é uma memória complementar, que guarda as informações configuradas para a BIOS funcionar. Justamente por isso, o CMOS precisa de uma bateria de relógio, para manter estas informações ativas, mesmo que o computador esteja desligado.

22

23 Esquema básico

24 A placa mãe E O MULTINÚCLEO Multinúcleo (múltiplos núcleos, do inglês multicore) consiste em colocar dois ou mais núcleos de processamento (cores) no interior de um único chip. Estes dois ou mais núcleos são responsáveis por dividir as tarefas entre si, ou seja, permitem trabalhar em um ambiente multitarefa.coreschipmultitarefa

25 Unidade Central de Processamento A CPU é simplesmente o “centro nervoso” do computador. Ela é, sem dúvida, a parte mais importante do computador. Basicamente, tudo o que se processa (processar = calcular, contar, contextualizar, transformar) em um computador é feito na CPU.

26 Os programas que usamos, por exemplo, como o Word ou o Excel, têm suas instruções (comandos) executadas (obedecidas)pela CPU do micro.

27


Carregar ppt "Como funciona o computador? Modulo 1 AULA 3 Noções de informática Prof.: Alexlima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google