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ITAU SOCIAL: CURSO DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS

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Apresentação em tema: "ITAU SOCIAL: CURSO DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 ITAU SOCIAL: CURSO DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS
PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO PARA ALUNOS DAS ESCOLAS JUDAICAS DE SÃO PAULO JUNHO I 2016

2 CONTEXTO DO PROJETO Desejo de famílias da comunidade judaica, em situação de vulnerabilidade sócio econômica, de terem os seus filhos em escolas da comunidade (particulares); Tradição de investimento em educação e espirito solidário desta comunidade; As escolas recebem doações para finalidade de bolsa diretamente de pessoas da comunidade e também de um programa na mesma de apoio a estudantes; as doações cobrem apenas parte da demanda existente; Muitas famílias que começam a vida escolar de seus filhos com bolsa, acabam permanecendo nesta condição até o final dos estudos, o que pode representar até 15 anos de estudo com bolsa (pré escola, ensino fundamental e ensino médio); Calcula-se 4842 alunos matriculados em 12 escolas desta comunidade (pré escola até ensino médio), sendo que 42% destes alunos são bolsistas (de 30% a 100% de bolsa) e/ou descontistas (até 30% de bolsa); Há interesse de um grupo de doadores em criar um programa de bolsas unificado, com gestão profissional, maior visibilidade de resultados, trabalho em rede entre escolas e organizações sociais, trabalho com as famílias para diminuir a vulnerabilidade sócio econômica das mesmas.

3 DADOS DA COMUNIDADE DE SÃO PAULO
jovens em idade escolar 4842 alunos em escolas da comunidade 2033 bolsistas

4 OBJETIVO GERAL Fortalecer a cultura comunitária e engajamento na comunidade de familias em situação de vulnerabilidade sócio econômica, por meio do acesso e permanência a educação formal em escolas particulares da comunidade. Diminuir a dependência econômica das famílias a instituições da comunidade por meio do protagonismo social e financeiro das mesmas

5 AÇÕES Desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de bolsas: concentrar e ampliar as doações para bolsas no ensino formal; Criação de um fundo para gerir recursos que serão direcionados a todas as escolas da comunidade parceiras do projeto; Construção de um cadastro único (sistema deTI); Construção de ferramentas de operação e gestão; Oferecer para as famílias cursos de capacitação profissional, reciclagem bem como de educação financeira; Mobilização e incentivo de alunos e famílias para a participação e engajamento em projetos sociais da comunidade;

6 PÚBLICO ALVO = PARTICIPANTES DO PROJETO
Famílias da comunidade em situação de vulnerabilidade sócio econômica média e alta (segundo avaliação social), que necessitam de bolsa parcial ou total para o ingresso e permanência de seus filhos em escolas da comunidade durante a vida escolar (3 a 18 anos). Famílias que frequentam as escolas da comunidade e que não estão conseguindo manter seus filhos nas mesmas por questões financeiras

7 INDICADORES DE IMPACTO
Indicadores de engajamento comunitário (qualquer participação é válida como engajamento) Participação do aluno e/ou família em projetos sociais da comunidade (voluntariado em instituições sociais) Frequência do aluno e/ ou família em aulas sobre cultura comunitária Frequência do aluno em movimentos juvenis comunitários Participação do aluno em viagens e / ou atividades comunitárias Doação financeira da família para projetos comunitários

8 INDICADORES DE IMPACTO
Indicadores de vulnerabilidade sócio econômica Diminuição no grau de vulnerabilidade da família por aumento de renda Quitação de pelo menos 50% das dívidas da planilha familiar Otimização do orçamento familiar (diminuição de despesas) Indicadores de escolaridade Resultado no vestibular Evasão de famílias ao longo da formação do aluno por motivos financeiros

9 GRUPO TRATAMENTO Famílias contempladas com bolsa (parcial ou total), avaliadas com nível de vulnerabilidade sócio econômica média e alta, que possuem filhos de 3 a 18 anos, matriculados em uma das 12 escolas da comunidade; Será feita uma seleção aleatória de 150 famílias, proporcional ao número de bolsistas por escola e ao nível de vulnerabilidade (alta e média) dentro de 3 níveis: pré escola, ensino fundamental e ensino médio; Não serão considerados bolsistas os alunos que tem descontos ou gratuidade pelo fato da mãe trabalhar na escola.

10 Imperfeições do grupo controle:
Listagem dos alunos que se inscreveram para bolsa nas escolas da comunidade no último ano, não foram contemplados e acabaram migrando para outras escolas e/ ou permanecendo na escola de origem (coletar dados sobre o engajamento das famílias antes do recebimento das bolsas) Imperfeições do grupo controle: Famílias que, apesar de não conseguirem matricular seus filhos em escolas da comunidade, são engajadas e participativas na comunidade de outras formas. (resolver com diferenças em diferenças) As crianças que não entrarem no programa, impreterivelmente frequentarão outras escolas

11 METODOLOGIA: DIFERENÇAS EM DIFERENÇAS
Variáveis para teste: Beneficiário de algum programa comunitário, além de bolsista em escola Faixa etária da criança bolsista ( famílias com crianças de faixas etárias diferentes, fazem uso de serviços diferentes, com frequência diferente) na comunidade? Renda: até que ponto as famílias com vulnerabilidade alta tendem a criar uma dependência maior com as instituições da comunidade? Famílias mistas: casal onde um dos cônjuges é da comunidade e outro não Região de moradia (distância com relação as escolas da comunidade)

12 DADOS: COMO SERÃO COLETADOS
Os dados serão coletados por meio da ficha de solicitação de bolsa e serão monitorados ao longo do tempo na renovação anual dos pedidos de bolsa. Vamos usar também: Tabela de vulnerabilidade: avalia critério de renda, situação empregatícia, saúde, composição familiar, moradia e escolaridade dos responsáveis financeiros Ficha de solicitação de bolsas que trazem informações sobre: o aluno, a família, bens, educação, saúde, relação de despesas mensais

13 INFORMAÇÕES COLETADAS
Banco de dados com informações para a avaliação de impacto: Dados do aluno: nome, data da entrada no projeto, série Dados dos responsáveis financeiros: idade, nível de formação Participação e frequência do aluno e família na comunidade: projetos comunitários (nome do projeto), aulas sobre cultura comunitária (local), movimento juvenil (nome do movimento), viagens (destino), atividades comunitárias (local), doação financeira para projetos comunitários (nome do projeto) Condição sócio econômica: grau de vulnerabilidade de acordo com avaliação sócio econômica (com destaque para critério “renda”), frequência em curso de qualificação profissional e de educação financeira, participação em iniciativas de geração de renda, evasão por motivos financeiros

14 BENEFÍCIOS (duração: 15 anos de projeto e pelo menos 5 anos após)
Formação de ambiente social dentro da comunidade (fortalecimento comunitário) Conhecimento da cultura e costumes comunitários Oportunidade de trabalhos voluntários (engajamento) MONETIZAVEL: Melhoria nas condições sócio econômicas da família (aumento de renda)= renda familiar no inicio do projeto, monitoramento anual MONETIZAVEL: Incremento na gestão financeira das famílias = alocação e administração de recursos ( diminuição de dividas, aumento de receitas, diminuição de gastos) MONETIZAVEL: Aprovação no vestibular= valor estimado de ganho salarial para pessoas que tem o curso superior, comparando-se a pessoas que não tem curso superior (material de parâmetros de renda anual de pessoas com e sem curso superior).

15 CUSTOS CONTÁBEIS Bolsas de estudo: 2033 bolsas de estudo (media de R$ 1.500,00 /aluno/mês) Custo administrativo: correio, motoboy, impostos, celular, internet, taxi, taxas banco, taxas cartão, material de escritório, suporte informática Contabilidade Cursos de qualificação/educação financeira: professores específicos para cada curso Estrutura: 4 note book, 1 impressora Marketing (folder, site, News letter, redes sociais,...) RH: Coordenador do projeto, assistente administrativo, assistente pedagógico, assistente social (salário + encargos+ férias)

16 CUSTO DE OPORTUNIDADE Local de trabalho (valor de aluguel) Agua, luz, iptu, telefone Salas de aula para os cursos de capacitação para as famílias (valor de aluguel)

17 VIABILIDADE ECONÔMICA
Escolhido IGPM pois é um cenário de longo prazo; poderia ser também o índice da poupança Indicadores de retorno econômico: razão beneficio / custo e TIR Conclusão sobre a viabilidade econômica do projeto: a desenvolver Conclusão sobre a viabilidade de implantação da avaliação no projeto: alta.

18 OBRIGADA


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