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Prof. Poliana Cássia Soares poliana.fazan@hotmail.com
Lógica de Programação Prof. Poliana Cássia Soares
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Forma de Representação de Algorítmos: Textual e Gráfica
Tema central: Forma de Representação de Algorítmos: Textual e Gráfica Prof. Poliana Apresentação – Slide 2
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Objetivos: Revisar as características de um algoritmo;
Apresentar as regras para construção de algoritmos; Apresentar as formas de se representar um algoritmo (forma textual e gráfica). Prof. Poliana Apresentação – Slide 3
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Referencias Bibliográficas:
FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPACHER, Henri. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3 ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. MANZANO, Jose Augusto N G. Algoritmos: logica para desenvolvimento de programação de computadores. São Paulo: Érica, 2001.’ Prof. Poliana Apresentação – Slide 4
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Características dos Algoritmos:
Possui início e fim; Não dar margem a dupla interpretação; Sempre que executado, sob as mesmas condições, deverá produzir o mesmo resultado; Capacidade de receber dado(s) de entrada do mundo exterior. Prof. Poliana Apresentação – Slide 5
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Regras para construção de um algorítmo:
Usar somente um verbo por frase; Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com informática; Usar frases curtas e simples; Ser objetivo, e Procurar usar palavras que não tenham sentido dúbio. Prof. Poliana Apresentação – Slide 6
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Representação dos Algorítmos:
Forma gráfica(Fluxograma): são mais puras por serem mais fiéis ao raciocínio original, substituindo um grande número de palavras por convenções de desenhos. Forma textual: utiliza-se o português coloquial para representar a sequência de passos necessária para atingir o objetivo esperado. OBS: A forma gráfica, a primeira vista, pode ser mais difícil de ser compreendida pelo fato da pessoa ter que conhecer necessariamente o significado de cada um dos elementos de um fluxograma. Uma outra desvantagem refere-se à dificuldade para desenhar cada um dos elementos do diagrama. Prof. Poliana Apresentação – Slide 7
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Simbologia Básica: Símbolo Função TERMINAL
Indica o INÍCIO ou FIM de um processamento. Exemplo: Início do algoritmo. FLUXO DE DADOS Indica o sentido do fluxo de dados. Exemplo: Conectar dois símbolos de um fluxograma. PROCESSAMENTO Processamento em geral. Exemplo: Cálculo de dois números. DECISÃO Decisão a ser tomada. Desvia para outros pontos do diagrama. Exemplo: Média >= 7 ou ENTRADA DE DADOS Indica entrada de dados através do teclado. Exemplo: Digite a nota da prova 1 CONECTOR Utilizado quando o diagrama é particionado. Exemplo: Unir um ou mais fluxos do diagrama. SAÍDA Exibe informações ou resultados. Exemplo: Mostre o resultado do cálculo. Prof. Poliana Apresentação – Slide 8
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Algoritmo para se falar no orelhão: (forma textual)
Tirar o fone do gancho Foi dado sinal de discagem? Se sim prossiga, se não vá para o passo 8. Introduzir o cartão. Teclar o número desejado. A ligação foi completada? Se sim prossiga se não vá para o passo 7. Falar o desejado. Retirar o cartão. Colocar o fone no gancho. Prof. Poliana Apresentação – Slide 9
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Algoritmo para se falar no orelhão: (Fluxograma)
INICIO Tirar o fone do gancho Foi dado sinal de discagem? N S Introduzir o cartão Teclar o numero desejado A ligação foi completada? N S Falar o desejado Retirar o Cartão Colocar o fone no gancho FIM Prof. Poliana Apresentação – Slide 10
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Exemplo: Construir um algoritmo capaz de calcular a média aritmética de quatro notas e informar a situação do aluno: APROVADO ou REPROVADO, além de mostrar a média das notas do aluno. Um aluno é reprovado se a média for inferior a 7 e aprovado caso contrário. Prof. Poliana Apresentação – Slide 11
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Forma Textual: Entrar com as 4 notas Calcular a média
Se média maior ou igual a 7 Então: Aprovado Senão: Reprovado Mostrar a nota média do aluno Prof. Poliana Apresentação – Slide 12
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Forma Gráfica: Início Fim Reprovado Aprovado Entrar com as 4 notas
Calcular média Média >= 7 Reprovado Aprovado Média do aluno Fim S N Prof. Poliana Apresentação – Slide 13
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Exercícios: Construir um algoritmo e um fluxograma para se somar dois números Construir um algoritmo e um fluxograma para se fazer um bolo Prof. Poliana Apresentação – Slide 14
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