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MICROECONOMIA II OLIGOPÓLIO E TEORIA DOS PREÇOS POSSAS, Mário L. Estruturas de mercado em oligopólio. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1987. 191p. (Capítulo 1.

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1 MICROECONOMIA II OLIGOPÓLIO E TEORIA DOS PREÇOS POSSAS, Mário L. Estruturas de mercado em oligopólio. 2 ed. São Paulo: Hucitec, p. (Capítulo 1 – Oligopólio e teoria dos preços) Prof. Dr. Raimundo Cláudio Gomes Maciel Blog: raimundoclaudio.wordpress.com

2 TEORIA DE PREÇOS Três abordagens
Teoria clássica do valor (Smith, Ricardo e Marx) Valor (trabalho) x Preço Geração e apropriação social de poder aquisitivo em geral Teoria dos Preços em Walras Equilíbrio geral (Oferta x Demanda) Preços como índices reguladores de escassez do sistema econômico Teoria dos Preços de Marshall e o equilíbrio parcial – Teoria Neoclássica

3 Teoria convencional de Preços
Oferta e demanda determinam simultaneamente preço e produção: equilíbrio estável; Completa substitutibilidade de fatores de produção; Firma: unidade de produção que toma decisões autônomas: preço, produção, combinação eficiente de fatores; maximização de lucros; Equilíbrio da firma/indústria de curto e longo prazo; obtenção de “lucro normal”; Mercado competitivo “perfeitamente”; Lei dos rendimentos (físicos) marginais decrescentes;

4 Teoria convencional de Preços – Gráficos (concorrência Perfeita)

5 Teoria convencional de Preços – Gráficos (concorrência perfeita)
Fonte:

6 Teoria convencional de Preços – Gráficos (concorrência monopolística)
Fonte:

7 Teoria convencional de Preços – Gráficos (concorrência monopolística)
Fonte:

8 Teoria convencional de Preços – Gráficos (monopólio)
Fonte:

9 Teoria convencional de Preços – CRÍTICAS
Marshall se limitou a tratar os casos extremos de tipos de mercado: concorrência perfeita e monopólio Imenso vazio sobre casos “intermediários” e bem mais próximos da realidade, como os oligopólios.

10 Teoria convencional de Preços – CRÍTICAS - SRAFFA
Pontos Críticos para Sraffa: Pressuposição para o equilíbrio da firma competititiva da ocorrência de rendimentos decrescentes; (cf. Ricardo) Possibilidade de manutenção do equilíbrio competitivo a longo prazo com retornos crescentes (economia de escala); Suposta independência do preço em relação à produção na firma competitiva;

11 Teoria convencional de Preços – CRÍTICAS - SRAFFA
Conclusões gerais de Sraffa: Em condições competitivas, é mais correto admitir que os custos de produção constantes são a regra e não a exceção; Em decorrência, a melhor aproximação à formação dos preços em mercados competitivos ainda é a teoria “atualmente obsoleta” – uma teoria clássica do valor – baseada nos custos de produção; Uma teoria de preços determinados a nível de cada indústria (“equilíbrio parcial”) pode apresentar inconvenientes devidos à interação com outras indústrias através da demanda ou da oferta. (provocando interdependência)

12 Teoria convencional de Preços – CRÍTICAS - SRAFFA
Conclusões gerais de Sraffa: O principal obstáculo de expansão da firma não se encontra nos custos de produção, mas “na dificuldade de vender maior quantidade de produtos sem reduzir o preço, ou ter de se defrontar com despesas crescentes de comercialização”

13 Teoria convencional de Preços – CRÍTICAS - SRAFFA
Conclusões gerais de Sraffa: “o que torna possível o equilíbrio estável mesmo quando a curva de oferta para os produtos de cada firma individual é decrescente é a ausência de indiferença da parte dos compradores dos produtos entre os diferentes produtores” A firma competitiva se comporta como um monopolista de seu próprio “mercado” particular.

14 Teoria convencional de Preços – CRÍTICAS - GRÁFICOS
Fonte: Peteraf, Margaret. The Cornerstone of Competitive Advantage: A Resource-Based View. Strategic Management Journal, Vol. 14, No. 3, p March 1993.

15 Teoria Concorrência Imperfeita – Absorção das Críticas - GRÁFICOS
Fonte: Peteraf, Margaret. The Cornerstone of Competitive Advantage: A Resource-Based View. Strategic Management Journal, Vol. 14, No. 3, p March 1993.


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