A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

2 PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle ou interferência da / na produção. Por isso, eles eram nômades, ou seja, instalavam-se onde havia alimento e, quando este acabava, migravam para outras regiões.

3 PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle ou interferência da / na produção. Por isso, eles eram nômades, ou seja, instalavam-se onde havia alimento e, quando este acabava, migravam para outras regiões.

4

5 PRIMEIROS CAMPONESES Esses caçadores e coletores perceberam que as plantas produzem sementes e que estas tranformam-se em novas plantas. Ao cultivar, o ser humano passou a selecionar as plantas que traziam algum benefíci o para ele.

6 REVOLUÇÃO AGRÍCOLA A partir da descoberta do ciclo reprodutivo das plantas e das técnicas de cultivo e criação de animais, a vida do homem mudou extraordinariamente. De nômade, o homem passou a sedentário, já que agora poderia controlar os estoques de comida sem precisar mudar de lugar.

7 INDUSTRIALIZAÇÃO E “REVOLUÇÃO VERDE”
Com a urbanização e a industrialização, a demanda por alimentos aumentou, tornando necessário o crescimento da produção agrícola. Existem duas formas para conseguir esse crescimento: Ampliação das terras produtivas Aumento da produtividade.

8 CHAMAMOS DE REVOLUÇÃO VERDE...
O grande aumento da produção de alimentos causado pelo aumento da produtividade (consequência do aumento da produção) e da expansão das áreas de produção.

9 TERRAS PRODUTIVAS São as terras com potencial agrícola, ou seja, cujo solo é possível de receber um plantio produtivo. Exemplos de terras que não eram e passaram a ser produtivas: Deserto ou semi-áridos (Israel / Petrolina (PE)) Cerrado brasileiro

10 EX. DE AUMENTO DAS TERRAS PRODUTIVAS: CULTIVO NOS DESERTOS DE ISRAEL
Fonte:

11

12 PETROLINA – SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO

13

14 EX. DE AUMENTO DAS TERRAS PRODUTIVAS: PETROLINA – SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO

15

16 EX. DE EXPANSÃO DAS TERRAS AGRÍCOLAS: CERRADO BRASILEIRO
Os solos do cerrado tem como característica a grande acidez, o que inviabiliza o cultivo das plantas com grande valor no mercado de exportação – as commodities. Com as pesquisas da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias -, descobriu-se como corrigir os solos, o que deu início à transformação do cerrado em área de cultivo agrícola.

17 AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
Ou seja: ampliação do rendimento médio das plantas – seja através de uma produção maior por safra (colheita) ou pelo aumento do número de colheitas por ano. Técnicas que aumentam a produtividade: uso de sementes especiais (modificadas geneticamente), irrigação, fertilizantes, agrotóxicos, mecanização etc.

18 CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO VERDE
Aumento da produção de alimentos: hoje são produzidos 3 vezes mais comida que o necessário (contudo, ainda existem pessoas que não comem. Por quê?). Redução da vegetação original, substituída por pastagens (Desmatamento...) Contaminação dos solos e da água, devido ao uso de agrotóxicos e fertilizantes. Aumento da erosão e esgotamento dos solos. Aumento da produção das espécies que são matéria prima para a indústria, em detrimento de outras espécies tradicionais (veja os exemplos a seguir)

19 AGRICULTURA MODERNA E EROSÃO: A ARAÇÃO DOS SOLOS
ARAR OS SOLOS: TÉCNICA MILENAR, TÍPICA DE REGIÕES COM CLIMA FRIO NO INVERNO, SOLO COBERTO DE NEVE, E BAIXOS ÍNDICES DE CHUVA, USADA PARA EXPOR O SOLO AO SOL E DERRETER O GELO, ATIVANDO O CRESCIMENTO DE MICROORGANISMOS. ESSA TÉCNICA FOI TRAZIDA PARA O BRASIL, TERRA DE CLIMA TROPICAL, E USADA PARA DEIXAR O SOLO “FOFO” PARA O PLANTIO. COM O TEMPO, AUMENTA A EROSÃO (NO PERÍODO DE CHUVAS) E EXPÕE OS MICROORGANISMOS AO SOL FORTE.

20 AGRICULTURA MODERNA E EROSÃO: A ARAÇÃO DOS SOLOS

21 REDUÇÃO DA VARIEDADE DE ALIMENTOS EX.: BATATAS PERUANAS
BATATAS MAIS CONSUMIDAS NAS FEIRAS: 4 ESPÉCIES. ESPÉCIES DE BATATAS PERUANAS HOJE (4000 TIPOS DE BATATAS) QUAL A ESPÉCIE “FAVORITA” DO AGRONEGÓCIO (GRANDES PRODUTORES CAPITALISTAS NA AGRICULTURA)? AS QUATRO ESPÉCIES MAIS CONSUMIDAS...OS OUTROS TIPOS SOBREVIVEM GRAÇAS À AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA. OU DEIXARÃO DE EXISTIR...

22 MILHO 5 espécies. Existem modificações geneticamente (trangênicos), tanto para combate de pragas quanto para aumentar seu valor nutricional (um grão mais nutritivo que um grão comum). 250 espécies MAIS UMA VEZ, PERDEMOS A VARIEDADE, PARA QUE A INDÚSTRIA E O AGRONEGÓCIO LUCRE MAIS.


Carregar ppt "ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google