A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instruções para o uso do Excel:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instruções para o uso do Excel:"— Transcrição da apresentação:

1 Instruções para o uso do Excel:

2 Como calcular média, variância etc. no Excel
INSTRUÇÕES PARA O EXCEL 2010 O primeiro passo é instalar o pacote de ferramentas de análise de dados do Excel (que servirá para todo o curso): Clique em “Arquivo” > “Opções” > “Suplementos”. Na janela, na parte de baixo, em “Gerenciar” selecione “Suplementos do Excel” e clique em “Ir”. Na próxima janela, selecione “Ferramentas de Análise” e clique em OK. Vá até a guia “Dados” e verifique se em cima no canto direito aparece o botão “Análise de Dados”. Pronto. As ferramentas estão instaladas. Agora vamos usá-las Ao invés de ensinar a calcular fórmula por fórmula, podemos aproveitar o pacote de análise de dados do Excel (usado para fazer regressão) e aplicar o comando “estatística descritiva”, que já reporta diretamente todas as estatísticas que trabalhamos e mais algumas outras. Neste caso, o ideal é que eles apenas vejam como se faz e não que eles façam junto, para não perder muito tempo. Explique aos alunos que eles terão oportunidade de fazer sozinhos em breve.

3 Como calcular média, variância etc. no Excel
As ferramentas de análise de dados são um ótimo atalho para calcular média, variância etc. de um conjunto de dados. Com a base de dados aberta, clique na guia “Dados” > “Análise de Dados”. Na janela que aparece, clique em “Estatística descritiva” > “OK”. Na nova janela, em “Intervalo de dados” selecione as células de todas as variáveis que queremos descrever (incluindo os seus títulos). Clique em “Rótulos na primeira linha”. Clique em “Resumo estatístico”. Clique “OK”. Pronto. O Excel reporta uma nova planilha com todas as estatísticas (inclusive algumas que não vimos por aqui...).

4 Como testar diferenças de médias no Excel
Usando novamente o suplemento de análise de dados, podemos construir intervalos da seguinte forma: Com a base de dados aberta, clique na guia “Dados” > “Análise de Dados”. Na janela que aparece, clique em “Estatística descritiva” > “OK”. Na nova janela, em “Intervalo de dados” selecione as células de todas as variáveis que queremos descrever (incluindo os seus títulos). Clique em “Rótulos na primeira linha”. Clique em “Nível de confiabilidade p/ a média”. Clique “OK”. Passo a passo de como calcular intervalos de confiança no Excel Para demonstrar a eles como fazer pode-se colar a base do slide 18 no Excel e seguir o passo a passo com os alunos. Neste caso, o ideal é que eles apenas vejam como se faz e não que eles façam junto, para não perder muito tempo. Explique aos alunos que eles terão oportunidade de fazer sozinhos em breve.

5 Como fazer Regressão simples no Excel
Usando novamente o suplemento de análise de dados, podemos fazer uma regressão simples da seguinte forma: Com a base de dados aberta, clique na guia “Dados” > “Análise de Dados”. Na janela que aparece, clique em “Regressão” > “OK”. Na nova janela, em “Intervalo Y de entrada” selecione a coluna do indicador de impacto (incluindo o seu título). em “Intervalo X de entrada” selecione a coluna do indicador de participação no programa (incluindo o seu título). Clique em “Rótulos”. Clique “OK”.

6 Como fazer Regressão Múltipla no Excel
Usando novamente o suplemento de análise de dados, podemos fazer uma regressão simples da seguinte forma: Com a base de dados aberta, clique na guia “Dados” > “Análise de Dados”. Na janela que aparece, clique em “Regressão” > “OK”. Na nova janela, em “Intervalo Y de entrada” selecione a coluna do indicador de impacto (incluindo o seu título). em “Intervalo X de entrada” selecione as colunas das variáveis que caracterizam os grupos, inclusive o indicador de participação no programa (incluindo o seu título). Clique em “Rótulos”. Clique “OK”.

7 Como estimar Modelo de Diferenças em Diferenças no Excel
Neste caso, o procedimento mais importante é a montagem do banco de dados. Depois de organizar os dados os comandos são os mesmos de uma regressão múltipla. Monte o banco de dados com as variáveis dos tratados e os controles; Crie uma variável “projeto”, com valores “1” para os tratados e “0” para os controles; Crie uma variável “data”, com valores “1” para tratados e controles após o projeto e “0” para tratados e controles antes do projeto; Crie uma variável “projeto*data”, por meio da multiplicação da variável “projeto” pela variável “data”; Obtenha o valor do indicador de impacto para os tratados e controles antes e após o projeto;

8 Como estimar Modelo de Diferenças em Diferenças no Excel
Obtenha valores das variáveis que afetam o indicador de impacto e que podem variar de forma diferente entre os entre os tratados e controles; Estime a regressão linear múltipla: “dados > análise de dados > regressão”; Interprete o resultado: a coluna "coeficiente" fornece o coeficiente que indica qual a variação no indicador de impacto resultante da variação de uma unidade na variável analisada. Antes de interpretá-lo, verifica-se as colunas do intervalo de confiança. Se o zero estiver no intervalo de confiança não se rejeita a hipótese de que ele seja nulo. O coeficiente que interessa para ver o impacto é o relacionado à variável “projeto*data”.


Carregar ppt "Instruções para o uso do Excel:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google