A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações."— Transcrição da apresentação:

1

2 Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

3 Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram
Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

4

5 A palavra Bíblia vem do grego, através do latim BIBLOS e significa: Livros.
No idioma hebraico que foi usado na maior parte do antigo testamento o alfabeto só usa consoantes e é lido da direita pra esquerda. A palavra Fé só aparece 1 vez em todo o antigo testamento (Habacuque 2:4), já no novo testamente aparece mais de 240 vezes. (Versão Almeida Atualizada) A diferença entre antigo e novo testamento é que o antigo foi escrito antes de Cristo e o novo depois. Calcula-se que foi de 400 anos o intervalo entre Malaquias, o último livro do velho testamento e Mateus o primeiro do novo. No ano de 1250 um cardeal dividiu a Bíblia em capítulos totalizando 1189 ao todo, que foram subdivididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens, perfazendo um total de versículos.

6 O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó
O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que Moisés o escreveu, quando esteve durante 40 anos no deserto de Midiã. Ester 8:9 é o mais comprido versículo da Bíblia. A Bíblia inteira demorou cerca de 1600 anos para ser escrita. É uma obra de cerca de 40 autores diferentes, desde humildes agricultores, pescadores até renomados reis, Moisés escreveu 6 livros e Paulo 14 epístolas Têm cinco partes principais que são: Livros históricos, livros poéticos, livros proféticos, evangelhos e cartas. A maior parte do Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.

7 O Novo Testamento foi escrito em grego, uma das línguas mais complicadas já feitas e de onde os romanos também aproveitaram algo para o latim, sendo uma das origens da língua portuguesa. O último livro da Bíblia a ser escrito não foi Apocalipse, foi III João. O profeta que veio depois de Malaquias foi João Batista. Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu. Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.  Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. São 176 versículos divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.

8 A operação matemática mais extraordinária da história foi efetuada por Jesus quando multiplicou 5 pães e 2 peixes e alimentou cinco mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.  última cidade mencionada na Bíblia é a cidade santa, a nova Jerusalém que tem km de extensão. (Apoc. 22:19) O Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia O menor versículo da Bíblia é “Disse Jó:” (Jó 3:2 possui 07 letras). II João é o menor livro da Bíblia com apenas 13 versículos.

9 O famoso filósofo francês, que morreu em 1778, talvez o maior escritor francês, Voltaire, crítico do Cristianismo, escreveu que num espaço de cem anos (com o desenvolvimento das ciências) não haveria nenhuma Bíblia na terra senão nas prateleiras, vitrinas e amostras de museus, para ser investigada (procurada) por algum curioso em antiguidades, passando à história. Mas aconteceu que quem passou à história foi Voltaire, visto que a circulação da Bíblia continua a aumentar em quase todas as partes do mundo

10 A respeito da presunção de Voltaire, apenas cinquenta anos depois da sua morte, a Sociedade Bíblica de Genebra comprou a residência onde Voltaire escreveu a insidiosa declaração, transformando a sua casa num enorme depósito de distribuição e de impressão de Bíblias! Mais tarde aquela mesma casa tornou-se a sede da filial de Paris, da Sociedade Bíblica Britânica e Internacional, a qual distribui Bíblias em toda a Europa! Que ironia da história! Voltaire não conhecia a Bíblia, pois ela diz:”Passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras jamais passarão” (Mateus 24:35).

11 "Por que devemos ler/estudar a Bíblia
"Por que devemos ler/estudar a Bíblia?“ Colocando de forma simples, devemos ler e estudar a Bíblia porque é a palavra de Deus a nós. II Timóteo 3:16 afirma que a Bíblia é “divinamente inspirada”. Em outras palavras, é a Palavra de Deus a nós. Há tantas perguntas feitas por filósofos e pessoas, e que Deus responde a nós nas Escrituras: Qual o propósito da vida? De onde venho? Há vida após a morte? O que acontece após a morte? Como posso chegar ao céu? Por que o mundo está cheio do mal? Por que luto tanto para fazer o que é certo?

12


Carregar ppt "Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google