A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Layout – Arranjo Físico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Layout – Arranjo Físico"— Transcrição da apresentação:

1 Layout – Arranjo Físico

2 O que é layout? É a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. Os recursos podem ser: escrivaninha, um centro de trabalho, um escritório, uma pessoa, uma máquina, um departamento. Em português layout significa Arranjo Físico.

3 Quando tomar decisões sobre o arranjo físico
Quando um novo recurso “consumidor de espaço” é acrescentado, ou retirado, ou se decide pela modificação de sua localização; Quando há uma expansão ou redução de área da instalação; Quando ocorre mudança relevante de procedimentos ou de fluxos físicos; Quando ocorre mudança dos mix de produtos que afetem os fluxos; Quando ocorre mudança na estratégia competitiva da operação.

4 Objetivos Reduzir o custo de manuseio de materiais;
Garantir espaço para os equipamentos e máquinas de produção; Permitir elevada utilização e produtividades da mão de obra, das máquinas e do espaço; Permitir facilidade de supervisão;

5 Objetivos Permitir facilidade de manutenção;
Facilitar comunicação entre as pessoas envolvidas na operação, quando adequado; Eliminar atividades que não agreguem valor e/ou enfatizar atividades que agreguem; Reduzir tempos de ciclo dentro da operação, garantindo fluxos mais linearizados;

6

7

8 Tipos de Layout Por processo (funcional) Por produto (linear) Celular
Posicional (Fixo) Combinados

9 Por Processo (Funcional)
Agrupa máquinas similares em áreas bem definidas de estações de trabalho; Flexível; Processo “horizontal”; Usam máquinas de uso geral, que podem ser mudadas rapidamente para novas operações.

10 Por Processo (Funcional)

11

12 Por Produto (Linear) Baixa variedade de produtos;
Grande volume de produção; Processo vertical; Permite um fluxo linear de materiais ao longo da linha de produção.

13 Por Produto (Linear)

14

15 Celular As máquinas são agrupadas em células;
Mix elementos do Layout por Processo e por Produto; Uma peça de cada vez é feita dentro da célula; Os trabalhadores são treinados para lidar com mais de processo (operadores polivalentes); O tempo do ciclo para o sistema dita a taxa de produção para a célula; Os operadores trabalham de pé e caminhando.

16 Celular

17

18 Posicional (Fixo) Não há fluxo do produto (permanece fixo enquanto está sendo processado); Ocorre um fluxo de materiais, pessoas, máquinas, facilidades em direção ao produto.

19 Posicional (Fixo)

20 Posicional (Fixo)

21 Combinado A maioria das instalações de manufatura usam uma combinação de tipo de layout; Os departamentos são organizados de acordo com os tipos de processo, mas o produto flui através de um layout por produto.

22 Comparação dos Layouts

23 Elaboração do Layout Ao se elaborar um layout, os principais fatores a serem estudados são: Material; Máquinas; Mão de obra; Movimentação; Armazenamento; Serviços auxiliares; Mudanças; Edifício.

24 Material Deve-se procurar:
Que o fluxo do material seja de acordo com o processo; Diminuir o manuseio dos produtos (menos riscos de acidentes); Diminuir o percurso dos produtos e mão de obra.

25 Máquinas Identificação do equipamento (nome, tipo, acessórios);
Listam-se informações sobre: Identificação do equipamento (nome, tipo, acessórios); Dimensões e peso; Áreas necessárias para operação e manutenção; Operadores necessários; Suprimento de energia elétrica, gás, água, ar comprimido, vapor; Periculosidade, ruído, calor; Possibilidade de desmontagem das máquinas; Ocupação prevista para a máquina; Características operacionais: tipos de operação e velocidade.

26 Mão de obra Deve-se: Obter todas as informações sobre as condições de trabalho (iluminação, barulho, vibração, limpeza, segurança, ventilação) e do pessoal necessário (qualificação, quantidade e sexo). Dimensionar o banheiro, vestuário, refeitório, bebedouros em função do número de pessoas; Posicionar o banheiro, vestuário em função do fluxo das pessoas.

27 Movimentação Deverão ser analisados:
Percurso seguido pelo material, máquinas e pessoal com as especificações das distâncias; Tipos de transportes usados; Manuseio (frequência, esforço físico necessário, tempo utilizado); Espaço existente para a movimentação. Dimensionamento da largura do corredor em função dos equipamentos, meio de transporte; Segurança dos funcionários e visitantes; Acesso aos meios de combate de incêndio, meios auxiliares.

28 Armazenamento Deverão ser estudados:
Dimensionamento em função do material (em processo e final); Dimensionamento dos corredores do depósito; Diminuição da estocagem em processo; Distância das prateleiras com paredes.

29 Serviços Auxiliares Inclui os espaços destinados à manutenção, controles e inspeção, escritório, laboratórios, equipamentos, restaurantes, vestiários, lavatórios, relógio ponto, estacionamento.

30 Mudanças Inclui todas as modificações que afetam as condições existentes (material, máquinas, homens, manuseio, estoques, serviços e edifícios).

31 Edifício Área, Compartimentos, Estruturas, Tetos,
Estudam-se: Área, Compartimentos, Estruturas, Tetos, Acessos - rampas, escadas, elevadores.

32 Conclusão O Layout de uma empresa é a distribuição otimizada do espaço físico disponível, mediante a disposição lógica de seus processos segundo as suas sequencias de execução, com os espaços necessários para o bom desempenho de suas atividades, buscando a minimização dos fluxos físicos dos materiais e pessoas, e proporcionando o espaço necessário para as funções de apoio. 

33 Referências http://www.cescage.com.br/ead/modulos.php?id_m=993


Carregar ppt "Layout – Arranjo Físico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google