A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão Global: Cinética e Termoquímica EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque QUÍMICA - GLEIDIANE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão Global: Cinética e Termoquímica EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque QUÍMICA - GLEIDIANE."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Global: Cinética e Termoquímica EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque QUÍMICA - GLEIDIANE

2 A Termoquímica te ajuda a emagrecer em 3 passos. Duvida? Você já ouviu falar em Termoquímica? Pode deixar que eu te explico: a termoquímica estuda as quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas. Fácil, né? Ok, mas o que isso tem a ver com emagrecer ? Tudo!

3 1. Coma menos e saia do ∆H > 0!

4 Hããã?? Como assim ∆H>0 ? Então, ∆H>0 nada mais é do que a variação de entalpia (energia, caloria…), uma indicação de que a reação é endotérmica. Traduzindo pra você: houve absorção de energia (calorias). Quanto mais você come, mais seu ∆H fica positivo e mais você engorda. Veja no gráfico como isso acontece:

5 No início, haviam bem menos calorias do que no final, após um lanchinho beem calórico no intervalo da EP... Mas e o ∆H? Tem como calcular pelo gráfico? ∆H = Hf – Hi A energia (caloria) inicial, Hi = 100 cal e a energia (caloria) final após um lanche no shopping, Hf = 1000 cal. Ou seja, ∆H = 1000 – 100 = 900 cal. ∆H > 0!

6 2. Faça exercícios físicos e obtenha ∆H < 0! Beleza, falar de exercícios físicos todo mundo entende, mas qual a relação disso com ∆H < 0? Bom, ∆H < 0 significa que energia (calorias) estão sendo perdidas ou liberadas! Ou seja, quanto mais você se exercita mais você libera calorias e mais seu ∆H fica negativo.

7 Gráfico... Observe que no início havia mais calorias do que no final. Como já vimos: ∆H = Hf – Hi A energia (caloria) inicial, Hi = 1000 cal e a energia (caloria) final após um lanche na EP, Hf = 100 cal. Ou seja, ∆H = 100 – 1000 = – 900 cal. ∆H < 0!

8 3. Estude todos os dias, em todos os momentos, e ajude o ∆H < 0! Beleza, todo mundo sabe que deve estudar. Mas como isso afeta o ∆H? É simples, ao estudar você perde até 120 kcal/hora! E como já vimos, quanto mais calorias se perde, mais se libera energia o que favorece uma reação exotérmica (∆H < 0)! E aí, entendeu?

9 Cinética: é a parte da química que estuda as velocidades das reações e os fatores que a influenciam.

10 Conheça os 5 fatores que alteram a velocidade de uma reação Vamos lembrar dos 5 principais fatores que alteram a velocidade de uma reação? Quais seriam esses fatores, que alteram a velocidade de uma reação? Seriam fatores que facilitam ou dificultam o acontecimento de uma reação. Em outras palavras, tornam a reação mais rápida ou mais lenta! Entendido?

11 1) Temperatura Pensa comigo, você acha que uma reação é mais rápida com baixas ou elevadas temperaturas? Não sabe? Então eu te explico, quando aumentamos a temperatura de um sistema, aumenta-se a agitação das moléculas, logo, aumentam os choques efetivos e a reação acontece mais rapidamente! Tipo quando você faz aquela chapinha, sabe?

12 2) Pressão Pensa em uma seringa, se nós apertarmos a seringa concorda comigo que sobram menos espaços vazios? E se sobram menos espaços vazios, concorda que as moléculas ficam mais juntas? Sim, né? Sabia que você ia concordar =D Então, se as moléculas ficam mais unidas, aumentam e os choques efetivos e a reação acontece mais rapidamente!

13 3) Grau de liberdade Grau de liberdade? Nunca ouvi falar... A diferença entre uma substância sólida, líquida e gasosa está justamente no grau de liberdade de cada uma. Qual estado físico você acha que tem as moléculas mais livres? Eu ouvi um GASOSO? Sim, você está certo! As moléculas no estado gasoso estão muito afastadas e agitadas o que dá uma liberdade muito grande à elas. Então, quanto maior o grau de liberdade, mais agitadas estarão as moléculas o que aumenta e os choques efetivos e mais rápido acontece a reação!

14 4) Superfície de contato Fator que aparece muito em prova, deve possuir pelo menos um reagente sólido! Vamos pensar num exemplo pra facilitar. Quando você toma sua vitamina C em comprimido, ele dissolve mais rápido se você colocar inteiro dentro do copo ou se cortar em pedaços menores? Se você respondeu, pedaços menores, você acertou! Ou seja, quanto maior a superfície de contato, maior a quantidade de choques efetivos e maior a velocidade da reação!

15 5) Concentração Quando aumentamos a concentração, ou seja, deixamos mais cheio, aumentamos os choques efetivos e, por consequência, aumentamos a velocidade da reação!

16 É uma substância que diminui a energia de ativação de uma reação aumentando assim a sua velocidade É uma substância que diminui a energia de ativação de uma reação aumentando assim a sua velocidade Os catalisadores não são consumidos durante a reação Os catalisadores não alteram a variação de entalpia da reação

17 Para que as moléculas quebrem suas ligações iniciais e formem novas substâncias é necessária uma energia mínima denominada de ENERGIA DE ATIVAÇÃO (Ea) caminho da reação energia ( kcal ) + 10 + 15 + 50 Ea = + 40 kcal

18

19 Regras Será dividida a sala em seis grupos; Cada grupo poderá selecionar 5 participantes e os mesmos só terão uma chance; Os parceiros do grupo e os selecionados não poderão intervir nas respostas ou dar dicas, ao participante que estiver jogando no momento; Cada participante só terá uma chance; O participante terá até 30 segundos para responder à pergunta destinada ao mesmo; Se o participante responder corretamente a pergunta dará a seu grupo 2 pontos, se errar nada ganha; O grupo que obtiver maior pontuação, ganha o jogo.

20 01) A velocidade de uma reação química depende: I. Do número de colisões entre moléculas na unidade de tempo. II.Da energia cinética das moléculas envolvidas na reação. III. Da orientação das moléculas. Estão corretas as alternativas: a) I, II e III. b) somente I. c) somente II. d) somente I e II. e) somente I e III. V V V V V V

21 TermoquímicaFernando D. Barros21 2. Considere-se a reação: H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l)  H = - 68,3 kcal Pode-se afirmar, em relação à formação de 1 mol de água, que há: a) absorção de 68,3 kcal e a reação é endotérmica. b) absorção de 68,3 kcal e a reação é exotérmica. c) liberação de 68,3 kcal e a reação é exotérmica. d) liberação de 68,3 kcal e a reação é endotérmica. e) liberação de 68,3 kcal e a reação é atérmica. c) liberação de 68,3 kcal e a reação é exotérmica.

22 02) O carvão é combustível constituído de uma mistura de compostos ricos em carbono. A situação do combustível, do comburente e a temperatura utilizada favorecerão a combustão do carbono com maior velocidade, é, na ordem: a) carvão em pedaços, ar atmosférico, 0°C. b) carvão pulverizado, ar atmosférico, 30°C. c) carvão em pedaços, oxigênio puro, 20°C. d) carvão pulverizado, oxigênio puro, 100°C. e) carvão em pedaços, oxigênio líquido, 50°C.

23 01) Considere as seguintes transformações que ocorrem em uma vela acesa: I. Solidificação da parafina que escorre da vela. II. Queima da parafina. III. Vaporização da parafina. Dessas transformações, APENAS: a) I é endotérmica. b) II é endotérmica. c) III é endotérmica. d) I e II são endotérmicas. e) II e III são endotérmicas. EXOTÉRMICA ENDOTÉRMICA SÓLIDO LÍQUIDOGASOSO fusão vaporização solidificaçãocondensação ressublimação sublimação

24 02) Ao se dissolver uma determinada quantidade de cloreto de amônio em água a 25°C, obteve-se uma solução cuja temperatura foi de 15°C. A transformação descrita caracteriza um processo do tipo: a) atérmico. b) adiabático. c) isotérmico. d) exotérmico. e) endotérmico.

25 03) (UFMG – 2002) Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. Essa sensação de frio explica-se CORRETAMENTE pelo fato de que a evaporação da água a) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo. b) é um processo endotérmico e retira calor do corpo. c) é um processo exotérmico e cede calor ao corpo. d) é um processo exotérmico e retira calor do corpo. e) é um processo atérmico e não troca calor com o corpo.

26 04) (Unesp-SP) Em uma cozinha, estão ocorrendo os seguintes processos: I. Gás queimando em uma das “bocas” do fogão. II. Água fervendo em uma panela que se encontra sobre esta “boca” do fogão. Com relação a esses processos, pode-se estimar que: a)I e II são exotérmicos. b)I é exotérmico e II é endotérmico. c)I é endotérmico e II é exotérmico. d)I é isotérmico e II é exotérmico. e)I é endotérmico e II é isotérmico.

27 01) Considere o gráfico a seguir: Kcal Caminho da reação A + B C + D 25 40 É correto afirmar que: São feitas as afirmações: I. A entalpia dos produtos é de 40 kcal II. A reação absorve 15 kcal III. A reação direta é exotérmica IV. A variação de entalpia é de 15 kcal c) Apenas I, II e IV são verdadeiras. d) Apenas I, II e III são verdadeiras. e) Apenas III é verdadeira. a) Apenas I é verdadeira. b) Apenas I e II são verdadeiras. VERDADEIRA ΔHΔH=HRHR 40 – HPHP 2515 kcal VERDADEIRA FALSA VERDADEIRA

28 01) Reação exotérmica é aquela na qual: 1 - há liberação de calor. 2 - há diminuição de energia. 3 – a entalpia dos reagentes é maior que a dos produtos. 4 - a variação de entalpia é negativa. Estão corretos os seguintes complementos: a) somente 1. b) somente 2 e 4. c) somente 1 e 3. d) somente 1 e 4. e) 1, 2, 3 e 4. V V V V

29 02) Considere o seguinte gráfico: De acordo com o gráfico acima, indique a opção que completa, respectivamente, as lacunas da frase abaixo. "A variação da entalpia é...................; a reação é....................... porque se processa...................... calor” a) positiva, exotérmica, liberando. b) positiva, endotérmica, absorvendo. c) negativa, endotérmica, absorvendo. d) negativa, exotérmica, liberando. e) negativa, exotérmica, absorvendo. A (g) + B (g) 2 AB (g) Entalpia (H) caminho da reação ΔHΔH EXOTÉRMICA NEGATIVA LIBERANDO

30 03) (UEL-PR) As bolsas térmicas consistem, geralmente, de dois invólucros selados e separados, onde são armazenadas diferentes substâncias químicas. Quando a camada que separa os dois invólucros é rompida, as substâncias neles contidas misturam-se e ocorre o aquecimento ou o resfriamento. A seguir, estão representadas algumas reações químicas que ocorrem após o rompimento da camada que separa os invólucros com seus respectivos ΔH. I. CaO + SiO 2 (g)  CaSiO 3 (s) ΔH = – 89,5 kj/mol II. NH 4 NO 3 (s) + H 2 O (l)  NH 4 + (aq) + NO 3 – (aq) ΔH = + 25,69 kj/mol III. CaCl 2 (s) + H 2 O (l)  Ca 2+ (aq) + 2 Cl – (aq) ΔH = – 82,80 kj/mol I. CaO + SiO 2 (g)  CaSiO 3 (s) ΔH = – 89,5 kj/mol II. NH 4 NO 3 (s) + H 2 O (l)  NH 4 + (aq) + NO 3 – (aq) ΔH = + 25,69 kj/mol III. CaCl 2 (s) + H 2 O (l)  Ca 2+ (aq) + 2 Cl – (aq) ΔH = – 82,80 kj/mol Analise as reações e os valores correspondentes de ΔH e indique a alternativa que correlaciona, adequadamente, as reações com as bolsas térmicas quentes ou frias. a)I. fria, II. quente, III. Fria. b)I. quente, II. fria, III. quente. c)I. fria. II. fria, III. fria. d)I. quente, II. quente, III. Fria. e)I. quente, II. quente, III. quente.

31 01) Considere a reação representada pela equação termoquímica: N 2(g) + 3 H 2(g) 2 NH 3(g) ΔH = – 22 kcal São feitas as seguintes afirmações: I.A quantidade de energia liberada será maior se o produto obtido for dois mols de NH 3 no estado líquido. V V II.A decomposição de 6,8g de NH 3 gasoso absorve 4,4 kcal. III. A entalpia de formação da amônia é de – 11 kcal/mol. Quais são corretas? a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) I, II e III. A energia liberada aumenta no sentido: GASOSO, LÍQUIDO e SÓLIDO 2 x 17 g absorve 22 kcal 6,8 g absorve x kcal Então “ x = 4,4 kcal V V a formação de 2 mol libera 22 kcal a formação de 1 mol libera 11 kcal V V

32 01) Considere as afirmações abaixo, segundo a lei de Hess. I. O calor de reação depende apenas dos estados inicial e final do processo. II. As equações termoquímicas podem ser somadas como se fossem equações matemáticas. III. Podemos inverter uma equação termoquímica desde que inverta o valor da variação de entalpia. IV. Se o estado final do processo for alcançado por vários caminhos, o valor da variação de entalpia depende dos estados intermediários através dos quais o sistema pode passar. Conclui-se que: a) são verdadeiras as afirmações I e II. b) são verdadeiras as afirmações II e III. c) são verdadeiras as afirmações I, II e III. d) todas são verdadeiras. e) todas são falsas. V V V V V V F F

33


Carregar ppt "Revisão Global: Cinética e Termoquímica EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque QUÍMICA - GLEIDIANE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google