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APLICATIVOS CORPORATIVOS

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Apresentação em tema: "APLICATIVOS CORPORATIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 APLICATIVOS CORPORATIVOS
Capítulo 3 APLICATIVOS CORPORATIVOS

2 Objetivos do Capítulo Compreender o conceito de Empresa Digital.
Conhecer os sistemas de informação que atendem as necessidades da Empresa Digital: ERP – Enterprise Resource Planning, SCM – Supply Chain Management e CRM – Customer Relationship Management, e sistemas de BI – Business Intelligence e o conceito de DW- Data Warehouse. Compreender o conceito de BPM – Business Processes Management, bem como os sistemas a ele associados – BPMS – Business Processes Management Systems. Compreender os modelos de negócios baseados na Web : B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer) Analisar os sistemas interorganizacionais e as tecnologias em que estão baseados: EDI (Electronic Data Interchange ) e RFID (Radio-Frequency Identification) Compreender a relação dos sistemas supracitados com as tecnologias emergentes de mobilidade, Computação em Nuvem (Cloud Computing) e Big Data

3 Empresa Digital A combinação da cadeia de valor com a divisão da empresa em níveis de tomada de decisão. Fonte: Elaborado pelos autores.

4 Sistemas ERP – Enterprise Resource Planning ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial
Características dos Sistemas ERP Os sistemas ERP possuem um conjunto de características que os distinguem de outros pacotes comerciais, ou dos desenvolvidos internamente nas empresas: São pacotes comerciais de software; Incorporam modelos de processos de negócios (“best practices”); São sistemas de informação integrados e utilizam um banco de dados corporativo; Possuem grande abrangência funcional; Requerem procedimentos de ajuste para que possam ser utilizados em determinada empresa.

5 Efeitos da Integração dos Sistemas ERP na Organização.
Atividades Integradas On-line A atividade seguinte depende da informação da atividade anterior As informações devem ser digitadas corretamente no momento adequado Qualidade e Precisão das Informações Controle sobre os processos “Aumento” das Tarefas nos Deptos Cobrança sobre os deptos Benefícios Organizacionais Fontes de Resistências Transparência nas atividades do depto Visibilidade nas atividades dos deptos Fonte: Souza e Zwicker (2003)

6 Arquitetura dos Sistemas ERP
Módulos de um Sistema ERP

7 SCM – Supply Chain Management ou Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
 O SCM é um conjunto de atividades, ferramentas e software que permite a uma empresa integrar a produção mais estreitamente entre vários parceiros de negócio em um sistema de valores. As ferramentas de SCM estão tipicamente voltadas à utilização de avançadas técnicas matemáticas e modelos de pesquisa operacional para agregar aos sistemas ERP o planejamento de capacidade finita, tanto para a produção como para a distribuição e modelos mais eficientes de previsão de demanda. O objetivo do SCM é permitir um maior controle sobre as atividades de suprimento, produção e distribuição. Também se entende no conceito de SCM uma integração e melhor coordenação dos diversos elementos da cadeia de fornecimento (distribuidores, fabricantes, fornecedores, varejistas) de maneira a tornar o atendimento às variações na demanda uma operação mais suave, promovendo a satisfação de seus clientes.

8 Atividades do SCM e os respectivos elementos tecnológicos
Os sistemas de informação facilitam o gerenciamento da cadeia de suprimentos e automatizam o fluxo de informações através das fronteiras organizacionais conduzindo a uma significativa redução dos custos de estoque, transporte e armazenagem : ao decidir quando e como produzir, armazenar, transportar; quando planejam a produção baseada na demanda corrente do cliente; ao comunicar as ordens eficientemente; quando acompanham o posicionamento das ordens; quando verificam a disponibilidade dos estoques, monitorando os seus níveis e quando acompanham a expedição. O SCM conta com alguns elementos que são a base de todos os desenvolvimentos tecnológicos na logística e distribuição, conforme relacionado a seguir : EDI (Electronic Data Interchange)– intercâmbio eletrônico de dados – RFID (Radio-Frequency Identification)– tecnologia de identificação por radiofrequência B2B (Business to Business) e o B2C (Business to Consumer)

9 CRM - Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o cliente.
O CRM (Customer Relationship Management) ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente é o nome dado aos sistemas utilizados para gerenciar as relações com os clientes. Pode-se classificar o conjunto de ferramentas CRM conforme abaixo relacionado: CRM operacional, que inclui automação de marketing, vendas e serviços de campo; CRM colaborativo, interação com o cliente em serviços de call center, portais de vendas de serviços na Web, e face-a-face; CRM analítico, que absorve características de avaliação vindas dos sistemas BI, para criação de relatórios e indicação de desempenho dos clientes.

10 Sistema de Business Intelligence (BI)
O conceito de BI está relacionado ao apoio e subsídio aos processos de tomada de decisão baseados em dados trabalhados especificamente para a busca de vantagens competitivas. Este software é considerado um avanço em relação às ferramentas de suporte à decisão usuais, uma vez que integram as funções dos relatórios, OLAP, Data Mining e Data Warehouse (DW). As aplicações OLAP (On-Line Analytical Processing) permitem aos usuários rapidamente analisar dados sumarizados de maneira multidimensional ou hierárquica, permitindo consolidações em vários níveis. O Data Mining (garimpagem de dados) objetiva melhorar o uso das informações contidas nos DW (Base estruturada de armazenamento de informações).

11 BPMS– Business Process Management Systems e EAI - Enterprise Application Integration
O termo BPM – Business Process Management surgiu representando os esforços de gestão dos processos empresariais, no que se refere à sua configuração e reconfiguração, e, principalmente, documentação desta reconfiguração de maneira on-line. As ferramentas de TI associadas ao BPM representam os documentadores de processos altamente flexíveis integrados às atividades da empresa. Os EAI (Enterprise Application Integration) são sistemas que se escoram no uso de tecnologias de middleware (solução mediadora) para facilitar a troca de dados entre aplicações distintas de mercado.


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