Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNatan Farinha Chaplin Alterado mais de 6 anos atrás
1
Subalgoritmo É um trecho de algoritmo construído para resolver parte de um problema maior. Também chamado de módulo. A técnica que consiste dividir o algoritmo em módulos é chamada de modularização. Ao modularizar um algoritmo facilita o seu entendimento, manutenção e reutilização destas partes.
2
Subalgoritmo Um algoritmo completo é dividido num algoritmo principal e diversos subalgoritmos.
3
Subalgoritmo O tipo de um subalgoritmo depende do número de valores que o subalgoritmo retorna ao algoritmo que o chamou, podendo ser: Função Retorna um, e somente um, valor ao algoritmo principal; Procedimento Não retorna nenhum valor ao algoritmo principal.
4
Função A sintaxe da definição de uma função é dada a seguir:
Dentro de uma função o comando Retorne é usado para devolver o valor processado pela mesma. O valor retornado tem que ser do mesmo tipo da função.
5
Função Exemplo do emprego de função para calcular o valor de um número elevado ao quadrado.
6
Procedimento A sintaxe da definição de um procedimento é dada a seguir:
7
Procedimento Exemplo do emprego de procedimento para calcular a média do aluno.
8
Variáveis Globais e Locais
Variáveis globais são aquelas declaradas no início do algoritmo principal. Estas variáveis são visíveis no algoritmo principal e por todos os demais subalgoritmos. Variáveis locais são aquelas definidas dentro de um subalgoritmo e, portanto, somente visíveis dentro do mesmo.
9
Variáveis Globais e Locais
10
Parâmetros Parâmetros são canais pelos quais se estabelece uma comunicação bidirecional entre um subalgoritmo e o algoritmo principal ambos do mesmo tipo. Os parâmetros são classificados como formais e reais. Os parâmetros formais são os nomes simbólicos introduzidos no cabeçalho do subalgoritmos. Os Parâmetros reais são aqueles que substituem os parâmetros formais e estão presentes no corpo do algoritmo, ou seja, na chamada do subalgoritmo.
11
Parâmetros Exemplo:
12
Passagem de Parâmetros
A passagem de parâmetros pode ocorrer através de dois mecanismos distintos: passagem por valor (ou por cópia) ou passagem por referência.
13
Passagem de Parâmetros por Valor
Na passagem de parâmetros por valor é feita uma cópia do parâmetro real e fornecida ao parâmetro formal, no ato da invocação do subalgoritmo.
14
Passagem de Parâmetros por Referência
Nessa passagem não é feita uma reserva de espaço em memória para os parâmetros formais, ou seja, ambos compartilham o mesmo espaço. Obs.: O prefixo VAR indica a passagem por referência
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.