A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MIGRAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MIGRAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 MIGRAÇÕES

2

3 TIPOS DE MIGRAÇÃO

4

5

6 PRINCIPAIS MIGRAÇÕES

7 ÊXODO RURAL MUNDO DESENVOLVIDO SÉCULO XVIII CAUSAS:
CERCAMENTO DOS CAMPOS EUROPEUS. DIRETAMENTE ATRELADA AO PROCESSO DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. CONSEQUÊNCIAS: ÊXODO RURAL CRESCIMENTO DAS CIDADES. URBANIZAÇÃO ORDENADA MUNDO SUBDESENVOLVIDO SÉCULO XX CAUSA: ESTRUTURA AGRÁRIA CONCENTRADA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA INDUSTRIALIZAÇÃO DOS NIPs. SONHO DE UMA VIDA MELHOR GUERRAS E CONFLITOS INTERNOS. CONSEQUÊNCIAS: FORTE ÊXODO RURAL CRESCIMENTO ANORMAL DAS CIDADES. URBANIZAÇÃO DESORDENADA: INCHAÇO OU HIPERTROFIA URBANA FORMAÇÃO DE CIDADES FORMAIS E INFORMAIS.

8 TRANSUMÂNCIA MIGRAÇÃO SAZONAL ASSOCIADA A UMA CAUSA NATURAL.
NO BRASIL OCORRE NO SERTÃO NORDESTINO POR CONTA DA SECA E NO PANTANAL POR CONTA DAS CHEIAS DO RIO PARAGUAI.

9 MIGRAÇÃO PENDULAR Migração diária que pode ocorrer entre cidades ou dentro de uma mesma cidade com baixa mobilidade de sua população.

10

11 A Declaração dos Direitos Humanos da ONU em seu artigo 2º salienta que:
"Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição". Em seu artigo 6º estabelece que: "Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei". Por fim, em seu 14º artigo, o direito ao refúgio para os povos é mencionado aparece com exatidão: "Inciso 1: Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países". (...) "Inciso 2: Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas".

12

13 MIGRAÇÃO PARA A EUROPA

14 NÚMEROS LETAIS DA CRISE
1.6 milhões de refugiados chegaram a Europa entre 2014 e 2016. imigrantes chegaram à Europa em 2017. a quantidade de refugiados e migrantes que já morreram a tentar atravessar o Mediterrâneo em 2017, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

15

16

17

18

19

20 REAÇÕES INTERNAS À IMIGRAÇÃ
Aumento da xenofobia. Aumento da islamofobia. Ampliação dos partidos de direita e extrema direita 51% dos alemães não se consideram mais “em casa” por conta dos refugiados. 41% são favoráveis e não aceitação de população islâmica em seu país.

21 MOTIVOS QUE MANTEM O FORTE FLUXO MIGRATÓRIO PARA A EUROPA
A guerra civil na Síria e a expansão do Estado Islâmico A chegada à Europa de imigrantes predominantemente sírios, além de afegãos, eritreus e nigerianos, aponta para a gravidade da guerra na Síria que, embora já complete seis anos, vem sendo intensificada pelas ações terroristas do Estado Islâmico. No total, mais de 320 mil já morreram e 11,5 milhões de pessoas já deixaram suas casas.

22 Os países vizinhos restringem a passagem de refugiados sírios
Os refugiados da Síria se veem obrigados a buscar novas rotas para a Europa, já que, com milhares de sírios se exilando na Jordânia, no Líbano e na Turquia nos últimos quatro anos, estes países estabeleceram restrições para novas imigrações ao serem sobrecarregados com o intenso fluxo migratório.

23 O aprofundamento da crise na Líbia
A existência de dois governos na Líbia, um reconhecido pela comunidade internacional e outro controlado por milícias rebeldes, favoreceu a expansão das máfias de tráfico de imigrantes, especialmente aqueles vindos das regiões subsaarianas. Milhares de pessoas morreram na costa líbia, tentando passar pelo Mediterrâneo.

24 O uso das redes sociais Ferramentas como o Facebook, o WhatsApp e o Viber se tornaram uma importante fonte de informação para aqueles que buscam refúgio fora de seu país de origem. Nas redes sociais, é possível encontrar preços, instruções e contatos de migrantes e traficantes para a viagem a caminho de asilo em outras nações.

25 MIGRAÇÃO PARA OS EUA

26

27

28

29

30

31 MIGRAÇÕES NO BRASIL

32 MIGRAÇÕES DE RETORNO

33 IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL

34

35

36

37 IMIGRAÇÃO ATUAL

38

39

40 IMIGRAÇÃO DE VENEZUELANOS
O aumento do número de venezuelanos em Roraima é um recorde histórico e pode ser considerado o maior fluxo migratório internacional já registrado no estado desde a sua criação, em 1988. Nos últimos dois anos, os pedidos de refúgio de venezuelanos cresceram quase 7.000% no estado - cerca de 66 vezes. Apenas nos oito primeiros meses de 2016, mais de 600 venezuelanos tinham pedido para ficar em Roraima, na condição de refugiados. Em 2014, foram só nove e, em 2015, pouco mais de 230. Os dados são do Conselho Nacional de Refugiados (Conare), que, nos últimos três anos, recebeu ao todo pedidos de refúgio de venezuelanos (37% deles foram feitos em Roraima.

41


Carregar ppt "MIGRAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google