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12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
Introdução ● Fornecimento externo existe desde os primórdios da computação ● Crescimento da terceirização tem sido grande desde 1990 − Aumentar a eficiência organizacional − Aumentar a competitividade − Evolução crescente da TI ● Organizações precisam aprimorar seus modelos de fornecimento − Buscar um equilíbrio entre o fornecimento interno e o externo − Um bom modelo de fornecimento pode perder sua eficácia em pouco tempo Gestor de TI deve estar atento às mudanças da tecnologia e do ambiente organizacional para promover os ajustes necessários no modelo de fornecimento
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12.1 FORNECIMENTO INTERNO (INSOURCING)
Vantagens e Benefícios ● Redução de custo ● Aumentar o controle ● Atividades específicas da organização ● Reter conhecimento em TI Cuidados na Terceirização da TI ● A TI não é uma função homogênea ● A TI continua a evoluir de maneira vertiginosa ● Não há uma base simples na qual se possam avaliar economicamente as atividades de TI ● Boas práticas de gestão e economia de escala ● A substituição de fornecedores é um processo mais difícil
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12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING)
Conceito de terceirização
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12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING)
Razões para Terceirizar e seus Benefícios ● Redução de custo ● Acesso ao conhecimento e à tecnologia ● Atividades específicas da organização ● Flutuação na carga de trabalho ● Melhoria na prestação de serviço ● Atividades rotineiras ● Gestão de recursos humanos ● Atividades com alto grau de particularidade ● Maior disponibilidade ● Segurança da informação ● Promover mudanças ● Terceirizar riscos ● Imposições internas ● Imposições externas
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12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING)
Razões para Terceirizar e seus Benefícios
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12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING)
Classificação dos Serviços Terceirizados ● Atividades − Desenvolvimento − Implantação − Manutenção e suporte − Operação − Planejamento e organização − Controle − Outros (treinamento, documentação etc) ● Componentes − Hardware − Software − Processos − Dados
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12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING)
Classificação dos Serviços Terceirizados
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12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING)
Grau de Terceirização ● Recursos Humanos e Tecnológicos
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12.2 FORNECIMENTO EXTERNO (OUTSOURCING)
Grau de Terceirização ● Orçamento da área de TI
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12.3 MODELOS DE FORNECIMENTO
Relacionamento entre Cliente e Fornecedor ● Comprometimento ● Consenso ● Compatibilidade cultural ● Flexibilidade ● Interdependência ● Confiança
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12.3 MODELOS DE FORNECIMENTO
O Papel da Confiança ● Tipos de confiança − Controle − Conhecimento mútuo − Objetivos compartilhados − Desempenho anterior Estratégias de Fornecimento ● Valor Agregado ● Compra Recíproca de Ações ● Multifornecimento ● Recursos de outro país (offshore) ● Cofornecimento ● Processos de Negócio ● Join Venture ● Serviços não cobertos pelo contrato ● Envolvimento gradual
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12.3 MODELOS DE FORNECIMENTO
Diversidade de Fornecimento Adaptado de Cohen e Young (2006)
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12.4 GERENCIANDO OS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS
Arranjo Contratual
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12.4 GERENCIANDO OS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS
Boas Práticas de Gerenciamento ● Conselho de supervisão ● Reuniões ● Relatórios Diferença dos Serviços Baseados em Hardware e Software
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12.4 GERENCIANDO OS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS
Dificuldades Enfrentadas
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