Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Formulação do problema quantitativo
Capítulo 3 Formulação do problema quantitativo
3
Objetivos da aprendizagem
Ao concluir este capítulo, o aluno será capaz de: Formular de maneira lógica e coerente problemas de pesquisa quantitativa com todos os seus elementos. Redigir objetivos e perguntas de pesquisa quantitativa. Compreender os critérios para avaliar um problema de pesquisa quantitativa.
4
Formulação do problema quantitativo
5
O que significa formular o problema de pesquisa quantitativa?
A formulação e seus elementos são muito importantes porque fornecem as diretrizes e os componentes fundamentais da pesquisa. Formular o problema não é nada mais do que aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa. Delimitar é a essência das formulações quantitativas. Um problema bem formulado está parcialmente resolvido.
6
Critérios para formular o problema
O problema deve apresentar uma relação entre dois ou mais conceitos ou variáveis. O problema deve estar formulado como pergunta, claramente e sem ambiguidade. A formulação deve implicar a possibilidade de realizar um teste empírico.
7
Quais são os elementos da formulação do problema de pesquisa no processo quantitativo?
Os elementos para formular um problema são cinco e estão relacionados entre si: Os objetivos da pesquisa. As perguntas de pesquisa. A justificativa. A viabilidade do estudo. A avaliação das deficiências no conhecimento do problema.
8
Objetivos da pesquisa Devem ser apresentados de maneira clara para evitar possíveis desvios no processo de pesquisa quantitativa e suscetíveis de serem alcançados, além de guias do estudo. Durante a pesquisa podem surgir objetivos adicionais, os objetivos iniciais podem ser modificados e até mesmo substituídos por outros objetivos novos, dependendo do rumo tomado pelo estudo.
9
Perguntas de pesquisa Levam às respostas que queremos obter com a pesquisa. As perguntas não devem utilizar termos ambíguos nem abstratos. As perguntas muito genéricas não levam a uma pesquisa concreta. As perguntas estão completamente relacionadas com seus respectivos objetivos.
10
Justificativa da pesquisa I
Indica o “por quê?” da pesquisa, expondo suas razões. Com a justificativa devemos demonstrar que o estudo é necessário e importante. É indispensável justificar o estudo com a exposição de suas razões (o para quê? e/ou porquê do estudo). Quase sempre temos de explicar por que é conveniente realizar a pesquisa e quais são os benefícios provenientes dela.
11
Justificativa da pesquisa II
Acompanhada de dados e informação. Por exemplo: estatísticas, opiniões institucionais e de especialistas, fatos relevantes, testemunhos, etc.
12
Critérios para avaliar a importância potencial de uma pesquisa:
Conveniência. Relevância social. Implicações práticas. Valor teórico. Utilidade metodológica.
13
Viabilidade da pesquisa
Devemos considerar a disponibilidade de recursos financeiros, humanos e materiais que irão determinar os alcances da pesquisa. É indispensável termos acesso ao lugar ou contexto em que a pesquisa será realizada. Temos de nos perguntar de maneira realista: é possível realizar essa pesquisa? e quanto tempo levará para realizá-la?
14
Avaliação das deficiências no conhecimento do problema
Também precisamos considerar as seguintes questões: O que mais precisamos saber a respeito do problema? O que falta estudar ou abordar? O que não consideramos? O que esquecemos? As respostas para essas perguntas irão nos ajudar a saber em que ponto da evolução do estudo do problema está nossa pesquisa.
15
Consequências da pesquisa
É indispensável que o pesquisador se questione sobre os efeitos que terá a pesquisa antes de realizá-la.
16
Exemplo quantitativo de
delimitação da formulação
17
Exemplo I Escrever os conceitos que tem como “alvo”.
18
Exemplo II Buscar conceitos mais específicos.
19
Exemplo III Após tornar os conceitos mais precisos, redigir o objetivo e a pergunta de pesquisa
20
Exercícios Em sala de aula: desenvolvimento em grupo de uma formulação resumida do problema (em equipes de cinco alunos). Apresentação das propostas. Fora da sala de aula: elaboração da formulação do problema de pesquisa que irão desenvolver durante o curso.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.