A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equinodermos Cap 24. Equinodermos Cap 24 Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equinodermos Cap 24. Equinodermos Cap 24 Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente."— Transcrição da apresentação:

1

2 Equinodermos Cap 24

3 Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes em todos os oceanos do mundo. (6000 sp).

4 Características gerais
1. Revestimento e proteção  A epiderme simples recobre o esqueleto e os espinhos (quando presentes). Os espinhos, que servem como proteção (principalmente no ouriço-do- mar), são bem alongados e às vezes providos de glândulas venenosas. Algumas espécies possuem ainda pequenas pinças (pedicelárias) que servem para defesa e para manter sempre limpa a superfície do corpo.

5 Características gerais
2. Sustentação e locomoção  Possuem endoesqueleto de placas calcáreas móveis (articuladas) ou fixas, frequentemente com espinhos. As placas podem ser macroscópicas, distribuídas pelo corpo, como nos pepinos-do-mar, ou constituir uma carapaça muito resistente, como nos ouriços-do-mar. Nestes animais, a locomoção é lenta e é feita pelos pés ambulacrários e ainda por espinhos movidos por músculos.

6 Características gerais
3. Nutrição e digestão  O sistema digestivo é completo, exceto nos ofiúros. As estrelas-do-mar são carnívoras e predadoras, seu alimento preferido são as ostras. Apesar da potente musculatura das ostras, as estrelas-do-mar conseguem abrir-lhe as valvas, introduzir seu estômago e lançar enzimas, ocorrendo um digestão externa. Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas, que são trituradas pelos cinco dentes calcários, que formam a lanterna de Aristóteles

7 4. Circulação Não possuem coração nem mesmo sistema circulatório típico. Existe, porém, um reduzido sistema de canais, onde circula um líquido incolor contendo amebócitos.   5. Respiração A respiração por difusão ocorre no sistema ambulacrário. 6. Excreção Não existe nenhum órgão especializado. Também nos pés ambulacrários.   7. Sistema nervoso Não há gânglios, mas sim um anel nervoso próximo à região oral, de onde saem nervos radiais. Possuem células táteis na superfície do corpo. 8. Reprodução São animais de sexos separados e de fecundação externa. Os órgãos sexuais são simples, existindo, geralmente, apenas gônadas sem ductos genitais. O desenvolvimento é indireto, larvas. Assexuada: regeneração.

8

9

10  Exclusivamente marinho
DIVERSIDADE  Exclusivamente marinho Holuthuroidea Pepino-do-mar Asteroidea Crinoidea estrelas Lírios-do-mar Echinoidea Ophiuroidea Bolachas e ouriços-do-mar Serpente do mar

11 Os equinodermos apresentam uma grande variedade de formas: o corpo pode ser constituído por braços (estrelas do mar), ramificado e plumoso (lírios do mar) ou esférico a cilíndrico (ouriços e pepinos do mar). - TRIBLÁSTICOS - CELOMADOS - DEUTEROSTÔMIOS - SIMETRIA PENTARRADIAL - ADULTO - SIMETRIA BILATERAL - LARVA Animais deuterostômios são aqueles cuja boca se forma após a formação do ânus, durante o desenvolvimento embrionário (equinodermos e todos os cordados). Nos protostômios, a boca se forma antes da formação do ânus (todos os animais, exceto equinodermos e cordados).

12

13 SISTEMA AMBULACRÁRIO: POSSUEM INTERNAMENTE SISTEMA DE CANAIS COM LÍQUIDO QUE É EXCLUSIVO E AUXILIAM NA LOCOMOÇÃO, ALIMENTAÇÃO E RESPIRAÇÃO. ►Composição: placa madrepórica com canal anelar em torno do tubo digestório. Esta placa perfurada permite que líquido penetre no sistema, equilibrando as modificações de pressão e as perdas devidas a danos nos pés ambulacrários

14 Funcionamento do Sistema Ambulacral:
A água penetra no sistema através da placa madrepórica (ou madreporito), a qual se comunica com um ducto (ou canal) circular. Deste partem 5 ductos (canais radiais), que distribuem a água internamente ao corpo. Dos canais radiais partem pequenas bolsas musculosas chamadas ampolas, cada uma delas associadas a um pé ambulacral, que pode ser projetado para fora do corpo.

15

16

17

18 Ampola Placa madrepórica Canal radial Canal circular

19 Protista ancestral flagelado
Evolução do grupo PARAZOA E U M E T A Z O A DIBLÁSTICOS T R I B L Á S T I C O S ACELOMADO PSEUDOCEL. C E L O M A D O P R O T O S TÔ M I O S Nematoda D E U T E R O S T Ô M I O S Cnidaria Platyhelminthes Annelida Echinodermata Mollusca Arthropoda Chordata Porifera Simetria secundária pentarradial Exoesqueleto quitinoso Notocorda Metameria Esquizocelomados Pseudocelomados Acelomados Cavidade no corpo Enterocelomados Protostômios Deuterostômios Diblástico Corpo com sistema aqüífero, sem tecido verdadeiro Triblásticos e simetria primaria bilateral (Bilateria) Gastrulação e tecidos verdadeiros (Eumetazoa) Desenvolvimento embrionário: mórula e blástula Multicelularidade Protista ancestral flagelado

20 CLASSIFICAÇÃO -ASTEROIDES – Estrelas-do-mar
-EQUINOIDES – Ouriço-do-mar e Bolachas-da-praia HOLOTUROIDES – Pepino-do-mar CRINOIDES – Lírios-do-mar OFIUROIDES – Serpentes-do-mar

21 ASTEROIDES Estrelas e margaridas do mar

22 Classe Asteroides As estrelas-do-mar abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas e ao redor de pilares de portos. Várias espécies vivem desde as linhas de maré até profundidades consideráveis na areia e no lodo. O corpo de uma estrela-do-mar consiste de um disco central e cinco raios ou braços afilados. Na superfície aboral ou superior há espinhos calcários, os quais são partes do esqueleto. Brânquias O ânus é uma abertura próxima ao centro da superfície aboral. A boca está no centro da superfície oral, ou inferior. Sistema ambulacrário. Na ponta de cada braço há um tentáculo táctil e uma mancha ocelar, sensível a luz. As estrelas-do-mar alimentam-se de moluscos, crustáceos, etc. Algumas alimentam-se de matéria orgânica em suspensão e até mesmo animais pequenos e ativos, como peixes, ocasionalmente podem ser capturados Reprodução (sexuada e assexuada) óvulos e espermatozoides são postos na água do mar, onde ocorre a fecundação.

23

24 EQUINOIDES Ouriço-do-mar e Bolachas-da-praia

25 Classe Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia) Os membros desta classe têm o corpo arredondado sem braços ou raios livres, mas possuem espinhos delgados e móveis. Em um ouriço-do-mar possuem estruturas denominadas lanterna de Aristóteles. Boca e ânus são centrais, mas em pólos opostos. Ouriços alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos. Bolachas-da-praia (corrupios) alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo através de ingestão direta ou por meio de rede de muco.

26

27 Lanterna de aristóteles

28 HOLOTUROIDES Pepino-do-mar

29 Em oposição aos outros equinodermos, as holotúrias têm o corpo delgado, alongado.
A boca é circundada por 10 a 30 tentáculos que são modificações de pés ambulacrários bucais. O lado ventral se encontram os pés ambulacrários, com ventosas, que servem para a locomoção. As holotúrias movem-se como lesmas no fundo do mar ou cavam no lodo ou areia da superfície deixando somente as extremidades do corpo expostas, quando perturbadas, contraem-se lentamente. O alimento é de material orgânico dos detritos do fundo, que é empurrado para a boca ou de plâncton aprisionado em muco nos tentáculos. As holotúrias frequentemente são os invertebrados dominantes nas partes mais profundas dos oceanos

30 CRINOIDES Lírios-do-mar

31 Classe Crinoidea (Crinóides)
Estes equinodermos semelhantes a flores vivem desde abaixo da linha de maré baixa até profundidades abissais. O corpo é um pequeno cálice em forma de taça, de placas calcárea Boca e ânus estão presentes na superfície oral. Alimentam-se de plâncton e de detritos, colhidos pelos tentáculos e dirigidos à boca pelos cílios. Maioria são sésseis.

32 OFIUROIDES Serpentes-do-mar

33 Os ofiúros têm um disco pequeno, arredondado, com 5 braços distintos, longos, delgados, articulados e frágeis. No braço há um ramo do sistema ambulacrário. Eles são sensitivos, auxiliam na respiração e podem levar alimento à boca. Todos os órgãos digestivo e reprodutores estão no disco. A boca fica no centro da superfície oral. Vivem desde água rasa a profunda, Podem se esconder embaixo de pedras ou plantas marinhas ou no lodo e areia São ativos à noite. Movem-se por movimentos serpenteantes rápidos. Alimentam-se de pequenos crustáceos, moluscos e outros animais e detritos do fundo; podem servir de alimentos a peixes.

34 Importância para o homem Os equinodermos são pouco usados como alimento, no entanto, habitantes da bacia do Mediterrâneo comem, assadas ou cruas, as gônodas do ouriço-do-mar. As paredes do corpo do pepino-do-mar, após serem fervidas e secas, produzem o “trepang” usado para fazer sopas. As vísceras de vários equinodermos são usadas como iscas para peixes. As estrela-do-mar podem danificar culturas comerciais de ostras e mexilhões, trazendo sérios prejuízos aos criadores. As pesquisas biológicas tem sido a maior fonte de utilidade dos equinodermos. Muitos são os ensaios experimentais sobre fecundação e desenvolvimento feitos com o ouriço-do-mar.

35 Dúvidas !!!!! Atividades...


Carregar ppt "Equinodermos Cap 24. Equinodermos Cap 24 Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google