A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Cadeia de Suprimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Cadeia de Suprimentos
3º período

2 Logística Integrada Um dos pilares da moderna logística é Logística Integrada. Nesse conceito as funções logísticas deixam de ser vistas de forma isolada e passam a ser vistas como componente operacional da estratégia de marketing; O conceito de logística integrada tem sua base em dois pilares centrais: nível de serviço e custo total; Segundo Fleury et al. na definição contemporânea de Logística Integrada, “a Logística deveria ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados”.

3 ECR - Efficient Consumer Response
A tecnologia da informação e a inovação tecnológica tornam possível um futuro no qual a cadeia de suprimentos possa ser realmente integrada. Nunca se falou tanto em atender às exigências dos consumidores como tem acontecido ultimamente. Por outro lado, os consumidores nunca foram tão exigentes. Novos conceitos estão sendo criados e empregados com êxito. A visão desenvolvida pelo ECR ( Efficient Consumer Response), conceito de Resposta Eficiente às Demandas do Consumidor. Ainda que sua lógica pareça simples, a sua implantação é rigorosamente complexa, pois implica mudanças radicais de cultura, relacionamentos e forma de administrar os negócios.

4 ECR - Efficient Consumer Response
O ECR corresponde à execução conjunta e sincronizada das atividades desenvolvidas pelas organizações, cuja finalidade principal é responder eficientemente às necessidades dos consumidores. Essa integração implica a cooperação entre as diferentes operações, desde a obtenção de matéria-prima e a produção até a chegada dos produtos às gôndolas dos varejistas. O gerenciamento efetivo da cadeia de suprimentos deve considerar todos os aspectos fundamentais do processo, de tal forma que seja o mais ágil possível sem comprometer a qualidade ou a satisfação do cliente, mantendo ainda o custo total competitivo. A decisões devem ser orientadas tanto para o curto prazo quanto para o longo prazo. Nesse sentido a aplicação da metodologia do S&OP - Planejamento Integrado de Vendas e Operações deve ser aplicado em sua essência.

5 ECR - Efficient Consumer Response
Para conseguir implementar uma política de resposta eficiente ao consumidor a empresa precisa de instrumentos e estratégias que auxiliem no atingimento das metas. Essas estratégias podem se basear na aquisição de equipamentos de TI – Tecnologia da informação, e aplicação de Modelos de gestão com foco no cliente.

6 ECR - Efficient Consumer Response
Tecnologia da informação + Modelos de gestão = Resposta Eficiente ao Consumidor

7 TI - Sistema ERP – Conceito
ERP é uma sigla derivado do nome - Enterprise Resource Planning em inglês. Traduzida é entendida como Planejamento dos Recursos da Organização. ERP: são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Em termos gerais, um sistema ERP é uma plataforma de softwares desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. O ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

8 Sistema ERP – Conceito O sistema é composto por módulos integrados entre si, a partir de uma base de dados única e não redundante, cada módulo contempla uma área da empresa e sua integração permite entender os processos que evolvem a operação do negócio, servindo de apoio à tomada de decisões de todos os setores e quebrando barreiras impostas pelas estruturas departamentais. O ERP controla a empresa, manuseando e processando suas informações. Todos os processos são documentados e contabilizados, permitindo maior controle sobre alguns pontos vulneráveis do negócio, como a administração de custos, controle fiscal e estoques. A adoção desses sistemas põe fim aos vários sistemas que funcionavam de forma isolada na empresa, com informações redundantes e não confiáveis

9 ECR - Efficient Consumer Response
Tecnologia da informação + Modelos de gestão = Resposta Eficiente ao Consumidor

10 MG - Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment (CPFR)
Conhecido como CPFR sigla resultante de Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment, que traduzido seria Planejamento, Previsão e Reabastecimento Colaborativo. É uma metodologia de gestão que consiste na troca de informações levada a última consequência. Normalmente, é um relacionamento fornecedor-cliente envolvendo duas empresas (B2B)*, onde circula livremente a informação. Ou seja, o cliente abre ao fornecedor suas próprias projeções de vendas e seus estoques, com elevada frequência (diária, no mínimo). Com base nesse fluxo intenso de informações os processos de reposição são alinhados para minimizar os estoques na cadeia e manter um elevado nível de serviço ao consumidor final, com ruptura ( falta de produto) mínima. * Business-to-business / de empresa para empresa

11 Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment (CPFR)
Essa estimativa vai direcionar os planos de produção e de abastecimento, eliminando distorções que possam ocorrer no processo. O principais objetivos são: Aumentar a disponibilidade de estoques; Melhorar o nível de serviço ao cliente; Aumentar as vendas e as margens de lucro; Melhorar a comunicação entre as partes envolvidas; Reduzir os níveis de estoque.


Carregar ppt "Gestão da Cadeia de Suprimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google