A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Suicidio Émile Durkheim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Suicidio Émile Durkheim."— Transcrição da apresentação:

1 O Suicidio Émile Durkheim

2 Biografia Émile Durkheim nasceu na França em Epinal em 1858, família judia o pai era rabino. Em 1879 entra na escola normal.Em 1882 faz o curso de docência em filosofia e é nomeado professor em Saint-Quentin. Em 1887, após estudos na Alemanha, foi nomeado professor de pedagogia e ciências sociais, na faculdade de letras de Bordeaux . Em nomeado professor de sociologia na Sorbonne. 1896 fundador da revista L’Anne Sociologique.Livros publicados: Da divisão do trabalho social, Regras do método sociológico, O Suicídio, As formas elementares da vida religiosa Evolveu se em três temas políticos: Caso Dreyfus, Primeira guerra mundial e sociologia aplicada a educação. Sofreu um impacto forte com a Primeira Guerra. Morreu de uma ataque cardíaco fatal em 1917. Influenciado por Rousseau, Saint-Simon, Comte. Empirismo e utilitarismo Inglês e o idealismo Alemão.

3 Prefácio: Carlos Henrique Cardim
Por que O Suicidio é um texto interessante para iniciar o aluno no estudo de ciências sociais? Ideal cientifico e moral Viabilidade da Sociologia ( contaminada pela metafisica, psicologia e messianismo) Conceito de anomia. Modismo X produção de fato. Leis gerais e fatos claramente circunscritos. O suicidio é uma evidência prática, uma determinação social externa ao individuo.

4 Prefácio A obra O suicídio Livro vivo, desperta o interesse no leitor
Diagnóstico analítico das causas de mal estar da sociedade europeia que sofria manifestação da ruptura de laços sociais. Quais os laços sociais que unem os indivíduos entre si? Solidariedade X Quebra de vinculo, o patológico ajuda entender o normal

5 Prefácio: Durkheim Critica generalidades : questões levantadas que não são tratadas. Tomar como objeto fatos circunscritos Interrogar disciplinas auxiliares : História, Etnografia e estatística. Cuidado com informação que não tem relação com a matéria O procedimento deve ser focado nos fatos, pois mesmo que incompleto e restrito, o trabalho pode ter continuidade por não depender da personalidade do autor.

6 Prefácio: Durkheim Escolha do tema suicídio ( facilmente determinado)
Trabalho prévio de determinação dos contornos. Na apresentação do trabalho cada proposição é acompanhada das provas. Esforço em separar o que é raciocínio e interpretação dos fatos. A separação não prejudicou a visão conjunta e analise geral. Questiona o próprio trabalho, pois em alguns pontos a indução ultrapassou os fatos observados.

7 Prefácio: Durkheim O que foi extraido do trabalho?
Conseguiu tirar do estudo preposições sobre casamento, sociedade religiosa, família que são mais ilustrativas que teorias moralistas. O estudo conseguiu extrair explicações sobre o mal estar geral da sociedade europeia, e sobre remédios para atenuar esse conflito. O suicídio é uma das formas que traduz uma doença coletiva . Comprovação da sociologia como disciplina: Todos os fatos sociais devem ser estudados como coisas, como realidade exteriores ao individuo. Para que a sociologia seja possível é preciso que ela tenha um objeto de estudo e que esse objeto seja só dela. Caso não exista nada fora das consciências particulares, ela desaparece pro falta de uma matéria que lhe seja própria. O estudo de estados mentais pertence a psicologia. Não pode haver sociologia se não há sociedades e não há sociedades se só existem indivíduos.

8 Prefácio: Durkheim Da obra é possível extrair : o individuo é dominado por uma realidade moral que o ultrapassa, a realidade coletiva. Cada povo tem uma taxa de suicídio que lhe é pessoal, ela evolui , segundo um coeficiente próprio de cada sociedade. As instituições são forças reais,vivas e atuantes que determinam o individuo, elas se impõem a ele a medida que se formam.

9 Introdução Definição da palavra suicídio, fora do senso comum, para não estabelecer dúvidas sobre o termo. Trabalho cientifico não deve utilizar termologia vulgar. Constituir o grupo de estudo para conseguir a homogeneidade necessária para o estudo. O raciocínio é elaborado da seguinte forma: chama-se suicídio toda morte que resulta mediata ou imediatamente de um ato positivo ou negativo realizado pela própria vitima e que ela sabia que produziria esse resultado. Para chegar a essa definição o autor fez um raciocínio elaborado, quando trata da não importância da antecedência no ato, se o ato foi violento ou de abstenção e principalmente da importância na intenção no ato. Definição exclui o suicídio animal.

10 Introdução: A ligação de suicídio com outras tendências sociais: imprudente que joga com a morte, o apático que não cuida da saúde, o cientista que se exauriu na vigília. Suicídio embrionário, ligado a imprudência ou negligência.Não confundir com o suicídio completo! Método cientifico. Questionamento de Durkheim: O suicídio interessa mesmo a sociologia? Ele não é privado? Análise estatística. Resposta: pelo estudo do conjunto de suicídios numa determinada sociedade durante uma determinada unidade de tempo, é possível constatar que existe uma relação, ele é um fato novo.


Carregar ppt "O Suicidio Émile Durkheim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google