A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GEOGRAFIA DE BENHARDT VARENIUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GEOGRAFIA DE BENHARDT VARENIUS"— Transcrição da apresentação:

1 A GEOGRAFIA DE BENHARDT VARENIUS
AULA 03 A GEOGRAFIA DE BENHARDT VARENIUS

2 Países Baixos, inicio do sec. XVI
Sob o ponto de vista econômico criam as “Companhias da Índias Ocidentais e Orientais” criada em 1602 [ Verenigde Oostindische Compagnie – VOC, (Vermij, 2007). No oriente, a VOC, conquistou o arquipélago da Indonésia, Malásia e Java, exercendo forte influência e poder na Ásia, particularmente no Japão. A conquista do Japão era vista assim como “Window to the West”(Vermij, 2007, p.101), onde o interesse era estabelecer uma forte rede de controle militar entre China, Japão e o arquipélago da Indonésia, Malásia e Java; sob o controle político e militar dos Países Baixos via VOC.

3 Liga hanseática, sec. XVI.

4 Reforma Protestante, Calvinismo, dessacralização da natureza
Conflito entre cartesianos e escoláticos. Recepção de kepler e Copérnico. Guerra dos trinta anos, paz de Westfália (1648) Benhardt Varenius ( ), influência religiosa (protestantismo-calvinismo), cartesiana, galileu. Doutorou-se em medicina e geografia. Geografia, com o uso da matemática, união entre o céu e a terra, a superfície da Terra como matéria passiva, portanto podendo ser trabalhada pelo homem. Geografia, fins práticos, comerciais e estratégicos.

5 Dominio da VOC no século XVI

6 Recupera Estrabão e desenvolve o conceito de diferenciação de áreas.
No séc. XVII a geografia de Varenius será muito utilizada na Inglaterra de Newton, como um instrumento para tornar empírico as proposições dos princípia, que envolviam por exemplo a questão da geometria da terra e da longitude. A partir do conceito de diferenciação de áreas de Varenius, Newton irá propor que o comportamento mecânico da natureza na superfície da Terra e na sua atmosfera, pode ser regionalizada (áreas) e que as características locais, interferem nas medidas dos instrumentos. As leis da mecânica são universais, mas a forma como ocorrem depende das características locais-regionais.

7 Varenius desenvolve o conceito de diferenciação de áreas, mas procura explicar porque a superfície da Terra (totalidade) é diferenciada na natureza e na cultura. Região, produto da interação causal entre natureza e cultura. Para Varenius, a superfície da Terra seria o objeto da Geografia. A parte celeste seria objeto da astronomia. A geografia era prática: mapear e levantar os Recursos Naturais, estratégia militar e a navegação. Para isto, devia ter uma metodologia, com uso da matemática e da experimentação. Varenius coloca o espaço como objeto da geografia e o geógrafo deveria explicar porque o espaço é diferenciado. Influências em Kant, Humboldt, etc.

8


Carregar ppt "A GEOGRAFIA DE BENHARDT VARENIUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google