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PublicouFelipe Philippi Madeira Alterado mais de 6 anos atrás
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Carlos Eduardo Aguiar Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
MOSAICO 2017 IF – UFRJ
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Sumário O Mestrado Profissional em Ensino de Física
Desenvolvimento de material didático: uma visão pessoal Duas dissertações do MPEF
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Mestrado Profissional em Ensino de Física
Início: 2008 Objetivos: Aperfeiçoamento profissional de professores de Física Desenvolvimento de métodos e materiais didáticos inovadores Mestres formados: 76 Avaliação Capes: nota 5 (máxima!)
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Mestrado Profissional em Ensino de Física
Publicações Artigos em periódicos: 158 60% em periódicos A1 45% com autoria ou coautoria de discentes Anais de conferências: 221 55% com autoria ou coautoria discente Livros (integrais ou capítulos): 37 15% com autoria ou coautoria de discentes Produção técnica Material instrucional: 170 80% com autoria ou coautoria de discentes
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Desenvolvimento de material didático
O que é importante (ao menos para mim): Conexão dos conceitos físicos a aspectos do mundo real que atraiam o interesse dos estudantes. Reconhecimento (e enfrentamento) das dificuldades conceituais encontradas pelos estudantes. Engajamento ativo dos alunos durante as aulas. Integração de experimentos às aulas.
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Engajamento ativo “engajamento interativo dos estudantes em atividades mão-na-massa (geralmente) e mente-na-massa (sempre)” R. R. Hake, Am. J. Phys. 66, 64 (1998) FCI questão típica:
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Integração de experimentos às aulas
Workshop Physics Ensino introdutório de física sem aulas expositivas. Discussões com instrutores e colegas, coleta e análise de dados com computadores e vídeos, dedução guiada de equações, resolução de problemas. Ganho (FCI): 0,35 – 0,65 P. Laws, Am. J. Phys. 65, 14 (1997) Interactive Lecture Demonstrations Aulas com atividades Previsão-Observação-Explicação. Aquisição de dados por computador; resultados exibidos com projetor. Não necessita de mudanças estruturais na sala de aula. Ganho (FMCE): 0,30 – 0,50 R. Sokoloff, R. Thornton, Phys. Teach. 35, 340 (1997)
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Duas dissertações do MPEF
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Leonardo Pereira Vieira
Experimentos de Física com Tablets e Smartphones (2013)
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Smartphones (e tablets)
Possuem sensores que medem grandezas físicas de interesse para o ensino de física (aceleração, velocidade angular, iluminância, ...). Permitem uma coleta rápida de dados e apresentação gráfica imediata dos resultados. Com isso facilitam a integração de experimentos a aulas expositivas e: dão oportunidade à discussão e interpretação conceitual dos resultados das medidas; estimulam o engajamento ativo dos estudantes à aula; Viabilizam a realização de medidas e experimentos fora da sala de aula ou laboratório (em casa, etc.).
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Aceleração quando a velocidade é nula
Carrinho com smartphone sobe e desce uma rampa
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Discussão com os alunos
O que acontece com a aceleração do carrinho quando ele está no ponto máximo de sua trajetória? Sem exceção, todos responderam que a aceleração caía a zero. Isso tendo à sua frente um gráfico do resultado experimental, que dizia outra coisa! Em seguida os alunos foram solicitados a apontar no gráfico (que continuava projetado à vista de todos) o instante de tempo em que o valor a aceleração assumia o valor zero. Os alunos responderam que não havia esse instante. Perguntados sobre por que, então, haviam afirmado que a aceleração era zero quando o carrinho chegava no ponto mais alto, os alunos disseram, em grande maioria, que isso era óbvio e que não precisavam do gráfico para responder à questão.
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Fora da sala de aula Energia na decolagem de um avião
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Eric Barros Lopes Refração e o Ensino de Óptica (2014)
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O Efeito Coca-Cola Por que não vemos a grossa parede de vidro da garrafa?
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O Efeito Coca-Cola como é como vemos
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O Efeito Coca-Cola nível da água n(vidro)/n(água) = 1,1
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Um efeito semelhante
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Refração e tamanho aparente
d dap Efeito Coca-Cola O diâmetro aparente da Coca-Cola é maior que o diâmetro externo da garrafa.
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Medida do índice de refração
erro < 2%
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Vendo o índice de refração
óleo de soja água
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Um refratômetro caseiro
cone nível do líquido escala graduada em n limiar do efeito Coca-Cola
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O peixe que sumiu no aquário
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Mais informações:
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