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PublicouJudite Cabreira de Figueiredo Alterado mais de 6 anos atrás
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Cursos superiores de graduação tecnológica em Design: expansão e contexto atual da oferta no Brasil
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Sobre o que é a minha pesquisa? Esta pesquisa trata da configuração dos cursos superiores de tecnologia em Design no Brasil (com destaque para o estado do Rio) e sua expansão recente de cursos e matrículas ofertadas na área. Por meio do levantamento da História da Educação Profissional no país, é possível traçar a trajetória do surgimento das primeiras instituições de ensino até os mais recentes cursos oferecidos atualmente registrados no portal do MEC.
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Quais os problemas? Os problemas das escolas de Design no Brasil foram divididos em: corpo docente, discente, mercado de trabalho, instituição, infraestrutura. Quando expressos em uma escala de cinco níveis iguais ou superiores a 3, podem indicar a qualidade satisfatória daquela IES.
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Qual o objeto? Qual o objetivo? Qual a hipótese? O objeto desta pesquisa são os cursos superiores de graduação tecnológica em Design. Contribuir para a formação tecnológica na área. Delimitação da pesquisa: - Campo da pesquisa: os cursos tecnológicos em design no Brasil; - População: professores, estudantes e gestores; - Amostra: coordenadores de cursos do Rio. Os Indicadores de Qualidade (CPC, CC e ENADE) calculados pelo INEP|MEC ─ no caso dos cursos superiores de graduação tecnológica em design, expressam ou não a qualidade da IES?
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Quais os métodos e as técnicas? Desenvolveram-se temas relacionados às origens e evolução histórica do ensino em Design no país, com foco em cursos tecnológicos, indicadores de qualidade do INEP e dados fornecidos pelo MEC. A partir de Entrevistas Semiestruturadas com os coordenadores de curso a respeito da adequação dos indicadores à qualidade, organizaram-se tabelas, gráficos, tag cloud e linha do tempo. Para as entrevistas, foram feitas análises de conteúdos, apresentadas na conclusão da pesquisa.
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Quais os capítulos e conteúdos?
Capítulo 1 CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL Bourdieu - diploma de curso superior - contextua-se a educação profissional no Brasil (do período colonial ao governo atual), solidificando o campo do ensino tecnológico no país. Capítulo 2 ENSINO E PESQUISA EM DESIGN NO BRASIL BOMFIM (1978), WITTER (1985), NIEMEYER (1995) e FREITAS (1999). Capítulo 3 MÉTODOS E TÉCNICAS Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, seminário e entrevistas semiestruturadas. Capítulo 4 ANÁLISE E RESULTADOS Análises quantitativas da pesquisa documental (figuras e gráficos). Resultado das entrevistas com os atuais coordenadores cariocas. Capítulo 5 CONCLUSÃO E DESDOBRAMENTOS DA PESQUISA A quantidade de cursos superiores tecnológicos em Design aumentaram; apresenta-se a opinião dos coordenadores sobre os indicadores como critérios de avaliação (ENADE). Quais os capítulos e conteúdos?
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Ensino e Pesquisa em Design no Brasil
4 Pesquisas até 1999 Outras pesquisas
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Período Monárquico 1808 à 1889
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Primeira República 1889 à 1945 Segunda República
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Regime Militar 1964 Nova República 1984 FHC 1995 Lula 2003 Governo Dilma/Temer 2012 à 2017
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Definições e estrutura dos cursos superiores de tecnologia
Catálogo Nacional 2016 Eixo tecnológico Produção Cultural e Design
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Tag Cloud
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Pesquisa por cursos de nome Design 742 cursos 38 nomes diferentes para as habilitações na área
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Pesquisa por cursos de nome Design 742 cursos 38 nomes diferentes para as habilitações na área
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Pesquisa por cursos de nome Design Grau Tecnológico 63% do total Bacharelado 37% Sequenciais 0,7% Licenciatura 0,1%
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Pesquisa por cursos de nome Design Grau Tecnológico 63% do total Bacharelado 37% Sequenciais 0,7% Licenciatura 0,1%
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Pesquisa por cursos de nome Design Rio Grande do Sul 2 cursos nota 5 no ENADE + CPC 11 grupos, 8 nota 2, totalizando 54 cursos aprovados com a nota mínima
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Pesquisa por cursos de Design, Design Gráfico, Desenho Industrial
160 bacharelados 199 tecnológicos
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Pesquisa por cursos de Design, Design Gráfico, Desenho Industrial Tipos de cursos por regiões do Brasil
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Em 1999, das 47 IES oferecendo cursos com habilitações em Projeto de Produto e Programação Visual, 29 cursos de Graduação em Design pertenciam à Região Sudeste do país (quase 60% dos cursos). Hoje, em 2017, existem cerca de 100 IES na área em atividade, 156 cursos pertencem à Região Sudeste do país (44% do total). O registro mais antigo no site do MEC de uma graduação tecnológica na modalidade presencial na área foi em 25 de setembro de O IFPE-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco ainda mantém o curso em atividade em Recife. O curso mais recente é na Região Sul do país: no Paraná, FACID-Faculdade Integral Diferencial, em 20 de novembro de 2015. Cronologia das IES
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Região Norte 28 cursos
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Região Nordeste 52 cursos
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Região Centro-Oeste 27 cursos
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Região Sul 96 cursos
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A Região Sudeste lidera o ranking com 154 cursos.
O estado de São Paulo tem, sozinho, mais cursos que a região sul do país. Se manteve praticamente sozinha no mercado de Design nas décadas de e 1970, observa-se no gráfico que o crescimento da quantidade de cursos foi suave ao longo dos anos. Houve um crescimento ordenado a partir da década de 1990.
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Região Sudeste
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Rio de Janeiro 29 cursos 19 bacharelados 10 tecnológicos
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Rio de Janeiro 29 cursos 19 bacharelados 10 tecnológicos
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Rio de Janeiro 10 cursos superiores tecnológicos
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Entrevistas Semi estruturadas Nome Coordenador IES Período
Na sua opinião, como os cursos tecnológicos contribuem para a formação tecnológica em Design? Atualmente os indicadores de qualidade são iguais para os cursos de bacharelado e tecnológicos. Qual a sua opinião sobre isso? O ENADE faz dois tipos de prova, uma para o bacharelado e outra para o tecnológico. O que você acha do MEC fazer a prova do ENADE diferente para os tecnólogos? Você conhece algum estudo sobre o tema “Ensino e Pesquisa em Design”? Pode citar o nome da pesquisa e/ou do pesquisador? Atualmente temos muitos cursos superiores de Graduação Tecnológica em Design no Brasil. Por favor, ordene os cursos em ordem de maior quantidade para o de menor quantidade, segundo a sua opinião. Ainda sobre o tema anterior, desenhe neste gráfico-pizza a quantidade que você acha que existem destes cursos nas modalidades bacharelado, tecnológico, licenciatura e sequencial. Em todas as regiões do Brasil, os cursos tecnológicos em Design Gráfico são em maior número que os bacharelados, menos nas Regiões Sudeste e Sul. Dê a sua opinião sobre essa afirmação. Na sua opinião, qual a importância da iniciação científica nos cursos tecnológicos em design? Na sua opinião, porque um aluno deveria escolher um curso superior de tecnologia e não um bacharelado? Você incentivaria o seu filho a fazer curso tecnológico? Entrevistas Semi estruturadas Nome Coordenador IES Período Última Titulação Mini CV
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obrigada!
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