A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assim na Terra como no Céu!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assim na Terra como no Céu!"— Transcrição da apresentação:

1 Assim na Terra como no Céu!
Contexto Histórico do surgimento da Sociologia. Mudanças de paradigmas: -Teocentrismo Antropocentrismo. Milenarismo Secularismo. Geocentrismo Heliocentrismo. Absolutismo Estado Moderno.

2 Revoluções Burguesas. A Revolução Puritana. Inglaterra 1640 a 1648
Revolução Gloriosa. - Inglaterra 1688 e 1689 Revolução Francesa. França 1789 a 1794 (...)

3 Iluminismo e Revolução Industrial
O longo século XVIII (1701 a 1800). O espírito científico. Liberalismo (Adam Smith ) A máquina a vapor: 1765, aperfeiçoada por James Watt. A Industrialização (1ª fase). O Darwinismo (desdobramento)

4 A Revolução Industrial e a Sociedade Pós Moderna ou Contemporânea.
A consolidação do capitalismo. O surgimento do proletariado. Os movimentos socialistas e comunistas. As lutas de classes. A necessidade de uma nova ciências. August Comte e a Física Social.

5 A consolidação do capitalismo.
No sec. XIX o capitalismo se consolidou no mundo, no entanto, esse sistema econômico evoluiu gradativamente até ser dominante. Para a sua solidificação ele passou por três etapas importantes uma comercial (XVI...), outra industrial (XVII...) e por fim a etapa financeira (XX...).

6 O surgimento do proletariado.
A partir do séc. XVIII como consequência: Concentração de terras nas mãos dos grandes proprietários burgueses. Miséria no campo e migração do campo para a cidade (cercamento). Os artesãos foram arruinadas pela concorrência das fábricas (urbana).

7 Os movimentos socialistas e comunistas.
Desde J.J. Rousseau (séculos XVIII) Segundo K. Marx: o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. No Socialismo: a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. No Comunismo: no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção.

8 As lutas de classes. Termo criado por K. Marx e F. Engels: para designar o confronto entre o que consideravam os opressores, a burguesia, e os oprimidos, o proletariado, consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econômico, ideológico e político.

9 A necessidade de uma nova ciências.
A efervescência cultural, política, social e científica dos últimos 5 séculos. A metamorfose da sociedade moderna à contemporâneo. A falta de uma ciência, método e analise para descrever e compreender esse novo mundo.

10 O Positivismo Lema: “amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo”

11 Ordem e Progresso Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações. Progresso:sociedade industrial, exaltação da ciência e da tecnologia.

12 Augusto Comte (1798 - 1857) Comte e a lei dos três estados
o teológico: mentalidade mítica- os fenômenos resultam da ação dos deuses. o metafísico: contexto da razão filosófica em que se busca explicar a origem e o destino do universo. o positivo: contexto do aparecimento da ciência – a maturidade do espírito humano.

13 QUESTÃO DE ENEM

14 QUESTÃO DE ENEM

15 O pensamento positivista
O positivismo foi a primeira corrente teórica a pensar questões sociais, dando origem a Sociologia. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação a coesão, a harmonia natural entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social.

16 Comte via na Sociologia uma restauradora da ordem social, sendo responsável por encontrar respostas para os problemas sociais advindos da sociedade que surgia: a sociedade capitalista.

17 O positivismo derivou do cientificismo, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade. O pensamento positivista buscava analisar a sociedade como a mesma objetividade das ciências naturais, pois essas ciências haviam obtido respeito da sociedade.

18 Comte se diz o fundador da sociologia, usa os modelos da biologia para explicar a sociedade como um organismo coletivo – organicismo. Organicismo: a sociedade sendo percebida como um organismo composto de partes interdependentes, cujas partes são responsáveis pelo bom funcionamento do todo.

19 Darwinismo social A ideia de que as sociedades, tal qual os seres vivos, se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido, simboliza a passagem de um estágio inferior para um estágio superior.

20 Essa passagem de estágios significaria a evolução do organismo e sua adaptação, somente os mais fortes sobreviveriam. O capitalismo simbolizaria o progresso da humanidade e os países que a ele aderissem seriam os mais evoluídos.

21 O darwinismo social justificava o neocolonialismo europeu e refletia o otimismo dos europeus em relação a sua cultura.

22 Comte e o Positivismo Comte afirma que apenas uma elite teria capacidade de desenvolver a parte frontal do cérebro, sede da faculdade superior, e conclui que a maioria dos seres humanos devem ser moldados e dirigidos a fim de garantir. “o progresso dentro da ordem”.

23 A sociologia de Comte gira em torno de núcleos constantes: a família, o trabalho, a pátria, a religião. Apesar da visão conservadora, Comte não desejava voltar ao passado nem eliminar o progresso.

24 Comte e o Positivismo “Nenhum grande progresso pode efetivamente se realizar se não tende finalmente para a evidente consolidação da ordem”. A religião da humanidade A rígida construção teórica comteana culmina com a concepção da religião positiva (atribui-se isto à deterioração da sua saúde mental).


Carregar ppt "Assim na Terra como no Céu!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google