A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes

2 Os precursores da sociologia ■O século das Luzes (XVIII) e a celebração da razão; ■A ideia de esclarecimento em Kant; ■Antropocentrismo e a racionalização das relações sociais; ■A crença na evolução humana; ■A ordem social é obtida com prudência e sabedoria (razão); ■O espirito das leis (Montesquieu); ■O estado de natureza (bom selvagem) e o estado social (mal civilizado) em Rousseau.

3 Revoluções e ordem social ■A sociologia se consagra em fins do século XVIII e início do século XIX; ■A revolução francesa como um brinde à negação da servidão (voluntária?); ■A contradição da revolução: exaltação para os revolucionários e contestação para os reacionários; ■Os reacionários e os perigos da revolução à família, à tradição, ao vínculo social, etc. ■Os revolucionários e os contornos do liberalismo (liberdade, igualdade e fraternidade); ■Os sistemas democráticos em análise – Tocqueville e a Democracia na América.

4 Sociologia e positivismo ■Augusto Comte: fundador do neologismo ”sociologia”; ■A importância da ciência para a ordem e o progresso: ”saber para prever e prever para poder” ■O papel do sociólogo é se debruçar sobre os fenômenos sociais; ■A lei dos três estados: 1) teológico ou fictício; 2) metafísico ou abstrato; e 3) Científico ou positivo; ■O espírito positivo e a sociedade industrializada;

5 Revolução Industrial e o ”novo” social ■Concretização da Revolução Industrial em fins do século XVIII na Inglaterra; ■As contradições do sistema industrial e as limitações da sociologia positiva; ■Por um lado: crescimento econômico, progresso, prosperidade, etc. ■Por outro lado: miséria, prostituição, delinquência, precarização do trabalho, etc. ■Por um lado: o sociólogo e a utilização da estatística: nível de normalidade social; ■Por outro lado: o sociólogo e a atitude militante: o estudo da classe proletariada;


Carregar ppt "SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google