A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 16

2  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982

3 Qual a importância de conhecer esta imagem? Ela nos faz pensar no alcance da cultura das ruas, dos guetos, e na pichação como importante fenômeno cultural urbano.

4  Qual o significado da pintura e escrita em muros? Existe diferença entre pichação e grafitagem?  Você acha que é uma forma autentica de expressão? Qual é o papel da linguagem escritas nas manifestações?  Este quadro – década de 80 – época de efervescência nas ruas.

5 Diferença entre pichação e grafitagem Pichação: nome de indivíduo ou gangue em local de difícil acesso; Pichação se mistura ao feio; É quase uma vingança contra o espaço urbano discriminatório, perpetrada por grupos de pichadores que, muitas vezes, vivem nas periferias. Karas e patifes!

6 Grafitagem Uso da cor, busca de uma expressão plástica mais elaborada, diálogo com o entorno, aspecto lúdico. O grafite incorpora o feio, tentando superá- lo.

7  O que você vai ser quando crescer? Que carreira pretende seguir? Em que faculdade quer estudar?  Perguntas como essas, às quais você já deve ter respondido inúmeras vezes, pressupõem a idéia de que cada pessoa é responsável pelo próprio futuro e de que é possível assumir o controle da própria vida. Porém, essa é uma situação nova na História da humanidade. Até pelo menos o século XIX, a maior parte das pessoas vivia num mundo “imutável”, em que as condições dadas pelo nascimento eram decisivas para determinar praticamente todos os aspectos da existência de um indivíduo. Você consegue imaginar como seria viver uma realidade como essa?

8  A liberdade para alguns é limitada pela exclusão social;  Algumas pessoas, apesar de excluídas, mantêm a crença na possibilidade de ascensão, nas “carreiras abertas ao talento”.  Mídia exalta casos de ascensão social: Ronaldo, Neimar, Silvio Santos.  Para cada “Ronaldinho” que faz sucesso na Europa, há centenas que levam uma existência de sonho e desilusão (e os holofotes estão sempre voltados para o “Neimar” ou para outro herói do momento ).

9  O que você quer ser quando crescer?  Que carreira pretende seguir?  Em que faculdade quer estudar  Cada pessoa é responsável pelo próprio futuro.  É possível assumir o controle da própria vida.  Até o séc. XIX:  Mundo imutável  Condições de vida eram dadas pelo nascimento  Decisivas para determinar praticamente todos os aspectos da existência dos indivíduos.

10  Nossa experiência de vida é chamada de modernidade;  Tem origem nas mudanças econômicas e sociais: revolução Francesa e Revolução Industrial.  Permite ao indivíduo tomar atitudes que podem transformar seu destino e o mundo onde vive.

11  Relacionada ao capitalismo – compra e venda de produtos;  Venda da força de trabalho – para quem não possui outra propriedade;  Abolição dos privilégios de nascimento;  Universalização do princípio de igualdade perante a lei.  É voltar-se para o futuro e não para o passado

12  Maravilhas do progresso geram problemas: criação de jardins e de desertos, muita mercadoria, devastação da natureza, construção de fortunas e multiplicação da miséria.

13  Leva a perda de sentido – conhecimento torna-se cada vez mais técnico e especializado;  Perde-se a visão do todo;  Prisão de ferro  Homens são convertidos em “especialistas sem espírito, sensualistas sem coração”

14  Pensamento de Habermas –parte da virada linguística do séc.XX.  Importância da linguagem para o pensamento;  Linguagem – representa o pensamento e influencia o pensamento.  Escolha de palavras – pode influenciar a forma como pensamos e até as nossas ações.  Uma mudança na linguagem – mudanças culturais mais abrangentes.

15  Homem – ser humano  Cadeirante – aleijado,  Afro-descendente – negro  Deficiência visual – ceguinho;  Velho – terceira idade ou melhor idade  criança excepcional – com deficiência mental  Retardado – deficiente mental  Inválido – deficiência física;  Boa noite brasileiros e brasileiras – Palavras de Dilma di 06/09 – não discriminando as mulheres.


Carregar ppt "Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google