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Planning and Economic Data

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Apresentação em tema: "Planning and Economic Data"— Transcrição da apresentação:

1 Planning and Economic Data
Introduction of Transporte Planning – Michael J. Bruton Muriel Vianna 1

2 Veículos não se movem sozinhos ou por vontade própria, eles se movem por interesse de alguém. Eles se movem para que as pessoas consigam se conectar em suas atividades. Para cada zona de tráfego estudada, inserir os dados economicos da população é essencial para a acurácia dos dados obtidos.

3 Dados da população e Emprego
Idade Sexo Indicação de grupo por idades: 0 – 4 5 – 14 15 – 24 25 – 44 45 – 59 + de 60

4 Casas e empregadores As casas poderão ser divididas por tamanho estrutural, por valores ou por localização. As informações sobre as empresas existentes devem levar em consideração a estrutura, quantidade de funcionários, valores. Os dados relacionados aos empregados poderão ser cruzados com os dados coletados pelas residências.

5 Censo O maior banco de dados com informações econômicas e sociais é o Censo, porém para o planejamento de transportes ele apresenta dois fatores importantes que devem ser analisados. - As divisões de área de coleta do Censo é baseada no número de residencias que poderão ser entrevistadas em um único dia diferentemente das Zonas de tráfego. - Os dados quando publicados já estão com um período de tempo da sua coleta até sua publicação. Estão defazados.

6 O nível de renda das pessoas afetam os números estudados.
Coleta: Através de entrevistas em domicílio. Porém as pessoas não gostam de passar este tipo de informação e podem dar informações incoerentes com a realidade. O nível de renda poderá ser analisado por pontos estratégicos como: quantidade de veículos que a residencia possui, ambientes frequentados etc... Quantidade de shoppings e segmento de vendas da região estudada.

7 Avaliação dos dados obtidos
Entrevistas em domicílio: Importante checar os dados para que não haja gastos futuros com amostrar não válidas. Cruzar os dados obtidos com o Censo, variação não poderá ultrapassar mais do que 15%. Isto pode ocorrer pois: a) A amostra obtida é ruim b) As entrevistas não foram conduzidas de forma saisfatória. Se constatado que os dados são insatisfatórios, a amostra deverá ser revista e modificada e as entrevistas refeitas.

8 Dados de viagem - Criar ponto por onde passam os veículos
- Escolher uma barreira natural como um rio, ponte, trilhos do metro. Objetivo: Dividir a área delimitada em duas e comparar os dados obtidos nesses pontos com as entrevistas. Dados de pessoas empregadas nas empresas x viagens de trabalho informadas na entrevistas.

9 Análise A tabulação dos dados obtidos é repetitiva e entediante.
Dividir um as tabulações / codificações nos membros da equipe. Um codifica os dados de Origem e Destino. O outro os dados da viagem.

10 Os dados coletados devem ser expandidos para toda a população.
Fatores de expansão Os dados coletados devem ser expandidos para toda a população. O fator de expansão deve basear-se no número total de casas pelo número de entrevistas com sucesso. Fator de expansão:

11 Fatores de expansão do Cordão externo
Fator de expansão = A B A = Número de veículos da classe especificada passando pelo ponto de pesquisa no intervalo de tempo relevante. B = Número de veículos obtidos nas entrevistas na mesma classe e no mesmo tempo.

12 Fator de expansão 24 horas
24- horas fator de expansão = R x A B R = Indicador médio de expansão para o intervalo de tempo A= “ n” dias para os veículos da classe escolhida passaram pelo “ponto” em 24 horas. B= “n” dias que os veículos passaram pelo ponto no período das entrevistas.

13 Fator de expansão: Veículos
A = Veículos registrados na lista B = Número de veículos da amostra C = Número de veículos impossibilitados de circular D = Número de veículos (da amostra) que não responderam a que não responderam

14 Viagens diárias baseada em atividades
Horário: Ao invés de usar a hora, poderá ser dividido em subcatergorias: Antes do trabalho, indo para o trabalho, durante o trabalho, voltando do trabalho e depois do trabalho. Duração Localização Modo de viagem Sequência e substituição das atividades

15 Apoios Gaming Simulation: HATS
Observação : Método usado em pesquisas da área de Humanas e que ajuda na percepção para avaliar a acuracia dos dados obtidos.


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