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UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE - PINAB PROMOVENDO A SAÚDE E A CIDADANIA DO IDOSO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA - PB Larissa Lorena Dias Menezes1; Daniela Gomes de Brito Carneiro2; Kelly Lacerda de O. Magalhães3; Simony Guimarães4; Pedro José Cruz5 1UFPB; 2UFPB; 3UFPB; 4UFPB; 5UFPB RESUMO RESULTADOS O presente trabalho pretende sistematizar uma experiência desenvolvida com grupos de idosos da Unidade de Saúde da Família Vila Saúde (USF), localizada no bairro do Cristo Redentor, município de João Pessoa – PB, na qual está inserido o projeto de extensão universitária PINAB (Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde), vinculado ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba. PALAVRAS CHAVES: idosos, atenção básica; promoção da saúde. Os resultados desses momentos tiveram, além do intuito educativo, a intenção de promover a curiosidade e participação dos idosos na vida de sua comunidade. Destaca-se também o caráter interdisciplinar que marcou este espaço, ao ser construído não apenas pela equipe do PINAB, mas junto com ACSs, médicos, enfermeiras e odontólogos da USF. INTRODUÇÃO Diante das crescentes demandas de cuidados com a saúde impostas pelo envelhecimento populacional, a concepção de promoção da saúde vem sendo cada vez mais incorporada nas ações direcionadas aos idosos, no âmbito da atenção básica. Pautando-se em atividades educativas, o trabalho do PINAB tem como objetivo contribuir com a promoção integral da saúde do idoso, bem como buscar a autonomia destes e estimular sua formação enquanto agentes sociais, possibilitando o reconhecimento de suas próprias necessidades. CONCLUSÃO Esta experiência reafirmou a importância de integrar o conhecimento produzido na Universidade ao saber popular, esperando-se que a estruturação do conhecimento e da saúde dos idosos não seja fomentada apenas na teoria, mas que seja norteada por uma busca pela possibilidade de superação de condições desiguais às quais muitos deles estão expostos. MÉTODOS Foram utilizados caminhos metodológicos fundamentados na teoria da educação popular, sistematizada por Paulo Freire. Dessa forma, as ações foram estruturadas em três eixos norteadores: atividades coletivas, visitas domiciliares e aconselhamento dietético individual. As visitas constituíram o primeiro passo para o estreitamento dos laços entre extensionistas e idosos, gerando a definição das atividades coletivas através de oficinas para discussão de temas escolhidos pelos participantes do grupo. REFERÊNCIAS VASCONCELOS, E. M. Redefinindo as práticas de saúde a partir da educação popular nos serviços de saúde. In: VASCONCELOS, E. M. (Org.) A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede de educação popular e saúde. São Paulo: HUCITEC, p.11-9  VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção à saúde da família. São Paulo: HUCITEC,1999. CONTATO: Larissa Lorena -


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