A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Período da Guerra Fria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Período da Guerra Fria"— Transcrição da apresentação:

1 O Período da Guerra Fria

2 A União Soviética possuía um sistema socialista, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

3 Comunismo X Capitalismo
Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos. Comunismo X Capitalismo

4 No período de 1945 a 1989 houve no mundo um confronto ideológico e também bélico comandado pelos Estados Unidos e União Soviética; A constante ameaça da utilização das armas nucleares fizeram desse período uma época de tensões constantes;

5 Paz Armada Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. 

6 Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros.

7 OTAN A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.

8 O Pacto de Varsóvia O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia: URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

9 Corrida Nuclear Corrida nuclear – A Guerra Fria amplia-se a partir de 1949, quando os soviéticos explodem sua primeira bomba atômica e inauguram a corrida nuclear. Os EUA testam novas armas nucleares no atol de Bikini, no Pacífico, e, em 1952, explodem a primeira bomba de hidrogênio. A URSS lança a sua em As superpotências criam blocos militares reunindo seus aliados, como a OTAN, que agrega os anticomunistas, e o Pacto de Varsóvia, do bloco socialista.

10                                                                                                   Na Corrida Espacial EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado.

11 No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.

12 Cortina de Ferro ou Muro de Berlim

13 Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista.

14 A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra

15 No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro". 

16 Plano Marshall e COMECON
As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

17                                                                                                                                                   O Macartismo Macartismo é o termo que descreve um período de intensa patrulha anticomunista nos Estados Unidos. Foi uma época em que o medo do Comunismo e da sua influência em instituições estadunidenses tornou-se exacerbado, juntamente ao medo de ações de espionagem promovidas pela União Soviética. Originalmente, o termo foi cunhado para criticar as ações do senador estadunidense Joseph McCarthy, tendo depois sido usado para fazer referências a vários tipos de condutas, não necessariamente ligadas às elaboradas por McCarthy.

18 Macartismo Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life“(modo de vida americano). Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo

19 Qualquer pessoa, sob a mais leve suspeita de ações consideradas antiamericanas, era classificada como comunista, o que era equivalente a traidor da nação; O macartismo perdeu forças em meados da década de 1950, mas a propaganda política norte-americana manteve, até o final dos anos de 1980, um forte caráter anticomunista;

20 A Guerra da Coréia A Guerra da Coreia travou-se entre 25 de Junho de 1950 e 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética.

21 Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Coréia, que estava sob o domínio japonês, foi libertada pelos Aliados; Em 1950, cinco anos e meio depois de derrotar a Alemanha, os Estados Unidos e a União Soviética, ex-aliados, entram em conflito pelo controle da Coréia, uma nova zona de influência comercial e territorial, arriscando provocar uma terceira guerra mundial.

22 A Coréia foi dividida entre os Estados Unidos e a União Soviética
A Coréia foi dividida entre os Estados Unidos e a União Soviética. Usando como linha divisória o paralelo 38, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: República da Coréia (sul) e a República Popular Democrática da Coréia (norte);

23 Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre os governos de Moscou e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos.

24 Nenhum dos dois lados aceirou a divisão, e tanto o governo do sul, quanto o governo do norte reivindicavam o controle sobre todo o território coreano. A fronteira entre os dois países tornou-se uma região de conflitos freqüentes.

25 Em 25 de junho de 1950, a Coréia do Norte (comunismo) atacou a Coréia do Sul (capitalista);
Os EUA, alegando que isso merecia retaliação, providenciaram ajuda ao seu aliado junto a ONU, que autorizou o envio de tropas internacionais, sob o comando do general norte-americano MacArthur;

26 Durante quase três anos, o povo coreano, uma das mais notáveis culturas da Ásia, é envolvido em uma brutal guerra, violentíssima de ambos os lados.

27 As tropas ocidentais ocuparam quase todo o território coreano, mas o governo de Mao Tsé-tung (chefe do Estado e do Partido Comunista na China) reagiu temendo que a guerra se transferisse para o seu país.

28 Prevendo o agravamento do conflito por causa da participação da China, o governo dos EUA decidiu negociar a paz. Depois de cerca de 3 milhões de vidas perdida, foi assinado, em 27 de julho de 1953, foi confirmada a divisão da Coréia feita em 1948;

29 Na atualidade, existem fortes indícios de que a Coréia do Norte desenvolveu armas atômicas. O governo mantém o país fechado para o Ocidente, e a reunificação do Norte e do Sul parece improvável.

30 Guerra do Vietnã

31 Guerra do Vietnã (ou Vietname, ou ainda Vietnam) foi um conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1959 e 30 de abril de A guerra foi travada entre a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e seus aliados comunistas e a República do Vietnã (Vietnã do Sul) apoiada pelos Estados Unidos e seus aliados na região.

32 Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para impedir o governo do Vietnã do Sul de entrar em colapso completo e evitar a invasão do Norte e a unificação do Vietnã sob o regime comunista.

33 Entretanto, os norte-americanos falharam em seu objetivo, sendo obrigados a se retirar do país em 1973 e dois anos depois o Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã;

34 Na guerra, aproximadamente três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram, além de outros dois milhões de cambojanos e laocianos, arrastados para a guerra com a propagação do conflito, e de cerca de 50 mil soldados dos Estados Unidos.

35 Durante o conflito, as tropas do exército do Vietnã do Norte travaram uma guerra convencional contra as tropas norte-americanas e sul-vietnamitas, e as milícias dos vietcongs; Menos equipados e treinados, lutaram uma guerra de guerrilha na região, usando as selvas do Vietnã, espalhando armadilhas mortais aos soldados inimigos, enquanto os Estados Unidos se armaram de grande poder de fogo, em artilharia e aviação de combate, para destruir as bases inimigas e impedir suas ofensivas.

36 A arma mais simbólica desta guerra, o helicóptero Huey, teve um papel decisivo na remoção de combatentes feridos, desembarque de tropas na selva e fornecimento de suprimentos e munição às tropas em terra, sendo durante o decorrer da guerra modernizado em sua capacidade de combate, com foguetes e metralhadoras para apoio aos combates terrestres.

37 A Era Gorbachev - o fim da Guerra Fria (1985-1991)
Gorbachev, embora defensor de Karl Marx, defendeu o liberalismo econômico na URSS como a única saída viável para os graves problemas econômicos e sociais.

38 A União Soviética, desde o início dos anos 70, passava por grande fragilidade, evidenciada na queda da produtividade dos trabalhadores, a queda da expectativa de vida e, finalmente, o acidente nuclear de Chernobil em 1986, evento que mostrou a deficiência pela qual a URSS passava.

39 Os gastos militares estavam tornando-se muito altos para a União Soviética, por culpa do socialismo. O livre mercado oferecia aos EUA o que eles necessitavam, como foguetes e armamento, o que saía mais barato. Já a URSS precisava de procurar mão-de-obra, matéria-prima, fazer licitações, etc. O Estado é burocrático e por isso não conseguiu manter a corrida armamentista e nuclear, que estava saindo muito caro para a URSS.

40 Frente a estes problemas, Mikhail Gorbachev aplicou dois planos de reforma na URSS: a perestroika e a glasnost.

41 Perestroika Série de medidas de reforma econômicas. Para Gorbachev, não seria necessário erradicar o sistema socialista, mas uma reformulação deste seria inevitável. Para tanto, ele passou a diminuir o orçamento militar da União Soviética, o que implicou em diminuição de armamentos e a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão.

42 Glasnost A "liberdade de expressão" à imprensa soviética e a transparência do governo para a população, retirando a forte censura que o governo comunista impunha.

43 A nova situação de liberdade na União Soviética possibilitou um afrouxamento na ditadura que Moscou impunha aos outros países. Pouco a pouco, o Pacto de Varsóvia começou a enfraquecer, e cada vez mais o Ocidente e o Oriente caminhavam para vias pacíficas.

44 Em 1986, Ronald Reagan encontrou Gorbachev para discutir novas medidas de desarmamento dos mísseis estacionados na Europa.

45 A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados.

46 Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.


Carregar ppt "O Período da Guerra Fria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google