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Validação de Dados de Desempenho Social Guia introdutório para IMFs

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Apresentação em tema: "Validação de Dados de Desempenho Social Guia introdutório para IMFs"— Transcrição da apresentação:

1 Validação de Dados de Desempenho Social Guia introdutório para IMFs
Validação de Dados de Desempenho Social Guia introdutório para IMFs 17 de fevereiro de 2013 Olá, bem-vindos à apresentação do MIX sobre a metodologia utilizada para verificar a qualidade das informações de desempenho social que as instituições de microfinanças fornecem. Este guia foi criado para informar IMFs e redes sobre o processo de apresentação de informações complementares para corroborar vários aspectos dos dados de desempenho social de uma IMF.

2 A busca da qualidade dos dados de desempenho social
Ao contrário da maioria dos dados financeiros do MIX Market, dados de desempenho social (DS) não são auditados. IMF MIX A verificação dos dados por um terceiro aumenta a confiança no nível de precisão e confiabilidade de dados de DS Se os dados forem confiáveis, eles podem ser usados para análise e decisões de investimentos Valida-ção Ao contrário dos dados financeiros, a maioria dos dados de desempenho social do MIX é informada pelas próprias instituições. Apenas uma porcentagem muito pequena de IMFs que enviam informações ao MIX dispõem de um rating social ou uma auditoria social. Para lidar com essa questão, o MIX criou um sistema de controle da qualidade para ajudar nossos usuários a diferenciar entre dados de desempenho social informados pelas próprias instituições e dados validados e melhorar o nível de confiabilidade dos dados para análise e decisões de investimentos. O objetivo desse processo é construir confiança nos dados de desempenho social que as IMFs informam ao MIX, para que IMFs, financiadores, redes e pesquisadores possam se beneficiar ao máximo com a amplitude, profundidade e qualidade dos dados de desempenho social disponíveis no MIX Market. MIX

3 O que a metodologia de validação do DS verifica?
O MIX verifica: A existência na IMF das políticas, estratégias, procedimentos, produtos e serviços correspondentes aos indicadores informados. O MIX não verifica: X A adequação de produtos e serviços a necessidades dos clientes, a implementação apropriada de políticas ou a precisão de dados gerados por pesquisas/relatórios SIG da IMF. O objetivo da análise documental do MIX é conferir a existência das políticas, estratégias, procedimentos, produtos e serviços que uma IMF informa ao MIX. A análise documental, no entanto, não pode assegurar que a existência de uma determinada política corresponda à sua aplicação; nem pode avaliar a adequação de determinados produtos. A fim de avaliar a implementação apropriada dos indicadores, é necessário um rating ou uma due-diligence no local.

4 Uso do Compêndio de Validação de DS do MIX
Todas as IMFs que tiverem informado dados de DS ao MIX devem examinar este Compêndio e apresentar os documentos de apoio necessários para verificação de seus dados por analistas do MIX ou parceiros do MIX. MFI X Staff Manual Page 5 RECRUITMENT POLICY / PROHIBITION OF ALL KINDS OF DISCRIMINATION: No discrimination is permitted in the work place made on the basis of race, color, sex, religion, age, family status, political opinion, national extraction or social origin, language or union membership which has the effect of nullifying or impairing equality of opportunity or treatment in employment or occupation. Any distinction, exclusion or preference in respect of particular job bases on the inherent requirements therefore shall not be deemed to be discrimination. …….. O MIX criou um Compêndio para orientar as IMFs quanto aos requisitos de apresentação de documentos para validação do desempenho social. Todas as IMFs que tiverem informado dados de desempenho social ao MIX devem examinar o Compêndio e apresentar aos analistas do MIX ou parceiros do MIX os documentos de apoio necessários para verificar seus dados.

5 O processo de validação de dados de DS
A IMF informa dados de DS ao MIX O MIX ou parceiro do MIX solicita documentos de validação para determinados pontos de dados O MIX ou parceiro verifica os documentos em relação aos dados de DS informados pela IMF O MIX publica documentos selecionados no MIX Market (apenas com autorização da IMF) O MIX publica documento resumido com a situação de validação de cada indicador no perfil da IMF no MIX Market Toda IMF que tiver informado dados de DS ao MIX está sujeita a validação. O MIX trabalha com redes em alguns países para coletar e analisar a documentação de DS de IMFs. Se a IMF autorizar, o MIX publica documentos de validação selecionados na guia “Files” (Arquivos) do perfil da IMF no MIX Market. Depois que o processo de validação é concluído, o MIX publica um documento resumindo a situação de validação de cada indicador no perfil da IMF no MIX Market (tipo de validação, nome da entidade que fez a validação, ano da validação).

6 Validação externa: Ratings sociais e a SPI da CERISE
Uma maneira de o MIX examinar os dados de desempenho social de IMFs é comparando-os com as informações contidas em ratings sociais. O rating social não deve ser datado de mais de dois anos antes do ano dos dados de DS informados pela IMF ao MIX. O MIX aceita ratings sociais das seguintes agências: Planet Rating, M-CRIL, Microfinanza Rating e Microrate. O MIX também usa a versão mais recente da ferramenta SPI da CERISE (auditoria social), que é compatível com os indicadores de DS qualitativos (“perfil”) do MIX. As IMFs com uma SPI da CERISE externamente validada não precisam informar indicadores de perfil de DS ao MIX Market — esses dados serão importados diretamente da SPI. (Se a IMF já tiver transmitido essas informações ao MIX, o MIX usa a SPI da CERISE como um modo adicional de verificar as informações da IMF.) Os dados de desempenho social da IMF são validados por analistas e/ou redes parceiras do MIX pelo exame de ratings sociais até no máximo dois anos anteriores ao ano das informações enviadas ao MIX. Os analistas do MIX também usam a versão mais recente da ferramenta SPI da CERISE, que é compatível com os indicadores do MIX (e externamente validada), para o processo de validação. IMFs com um rating social ou uma SPI da CERISE serão contatadas por analistas do MIX e/ou parceiros do MIX no caso de haver alguma discrepância entre os dados informados e a validação externa, ou no caso de falta de informações.

7 IMFs sem validação externa
IMFs cujos indicadores não sejam validados por uma SPI da CERISE ou um rating social devem enviar documentação de apoio adicional para validar suas informações. Para uma lista completa dos documentos necessários, veja o Compêndio. No caso de dados qualitativos (“perfil”), se uma IMF já tiver enviado um documento de apoio ao MIX no passado, não é preciso apresentar o mesmo documento outra vez. Dados anuais (ex. medidas de pobreza dos clientes) devem ser validados por meio de documentos referentes a cada ano de apresentação dos dados. Program Administration Manual MFI X October 2011 PROHIBITED INVESTMENT ACTIVITIES LIST Projects that involve conversion or degradation of critical forest areas or related natural habitats. Projects involving commercial manufacturing of ozone-depleting substances or the production or use of organic pollutants. Extraction or infrastructure projects in or impacting protected areas. ………… Se uma IMF informar indicadores que tenham sido adotados depois de ela ter recebido um rating social, ou indicadores que não sejam parte da SPI da CERISE (geralmente indicadores de resultados), a IMF deve fornecer provas da existência desses indicadores pela apresentação de documentos originais de políticas, estudos ou certificações. Para saber quais documentos as IMFs devem apresentar, veja o Compêndio.

8 O USSPM e os indicadores de DS do MIX
5 indica-dores MIX EM CONSTRUÇÃO ! 5 indica-dores MIX 2 indica-dores MIX A metodologia de validação do MIX visa a avaliar a qualidade de indicadores desenvolvidos pela SPTF até o momento, em conformidade com os Padrões Universais para Gestão do Desempenho Social (USSPM). Os padrões da SPTF proporcionam um conjunto de melhores práticas em praticamente todas as áreas de gestão do desempenho social. Os indicadores de DS do MIX alinham-se com as várias áreas dos padrões USSPM e, além disso, avaliam uma área que esses padrões não cobrem: políticas ambientais. Não incluído no USSPM: 1 indicador MIX sobre políticas ambientais 9 indica-dores MIX 4 indicadores MIX

9 Validação dos indicadores do MIX: USSPM 1b
“A instituição coleta, informa e garante a precisão de dados de clientes que são específicos para as metas sociais da instituição.” 3 áreas de validação: Dados de alcance da pobreza Empresas financiadas Criação de empregos

10 “Definir e monitorar as metas sociais” Dados de alcance da pobreza
Dados de alcance da pobreza sujeitos a validação: Ferramenta de medição da pobreza usada (ex. PPI, gasto familiar per capita, etc.) Linha de pobreza de referência (ex. linha de pobreza nacional, US$ 1/dia, etc.) Número de clientes pesquisados durante medição da pobreza (“tamanho da amostra”) Porcentagem de clientes abaixo da linha de pobreza de referência

11 “Definir e monitorar as metas sociais” Dados de alcance da pobreza
Há três maneiras de validar dados de pobreza de uma IMF: Apresentar Certificação PPI da Grameen (apenas dados de PPI) Apresentar rating social contendo pesquisa de campo da pobreza Formulário usado por agentes de campo para coletar dados de pobreza Documento fonte mostrando números agregados de pobreza dos clientes. Pode ser qualquer um dos seguintes: Relatório SIG Excerto de banco de dados Pesquisa externa OU OU E Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre documentos a serem apresentados

12 “Definir e monitorar as metas sociais” Empresas financiadas/Criação de empregos
Dados de empresas financiadas sujeitos a validação: Número de empresas financiadas Número de empresas start-up financiadas Número de clientes pesquisados para dados de empresas Dados de criação de empregos sujeitos a validação: Número de pessoas empregadas em empresas financiadas Número de microempresas pesquisadas para dados de emprego Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados NOTA: A amostra de emprego é em termos de empresas, mas a amostra de empresas é em termos de clientes!

13 “Definir e monitorar as metas sociais” Empresas financiadas/Criação de empregos
O processo de validação é similar para os dois tipos de dados! Validação de dados de empresas financiadas: Apresentar documento mostrando dados agregados de empresas/start-ups: Relatório SIG Excerto de banco de dados Pesquisa externa Validação de dados de criação de empregos: Apresentar documento mostrando dados agregados de emprego: Relatório SIG Excerto de banco de dados Pesquisa externa Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre documentos a serem apresentados

14 Validação dos indicadores do MIX: USSPM 2a e 2b
“Os membros do Conselho estão comprometidos com a missão social da instituição.” USSPM 2b: “Os membros do Conselho responsabilizam a instituição por sua missão social e metas sociais.” Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados

15 “Garantir compromisso do Conselho, gerência e funcionários com as metas sociais”
Informações do Conselho sujeitas a validação: 1. Membros do Conselho foram capacitados sobre desempenho social (USSPM 2a) 2. Comitê formal do Conselho que monitora o desempenho social (USSPM 2b) O MIX também coleta dados sobre o tamanho e composição de gênero do Conselho, além de vários indicadores de tamanho e composição do quadro de funcionários, mas apenas os dois à direita são parte do processo de validação. Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados

16 “Garantir compromisso do Conselho, gerência e funcionários com as metas sociais”
Há três maneiras de validar dados do Conselho de IMFs: Apresentar um rating social dos últimos três anos Apresentar uma SPI CERISE externamente validada (só algumas versões) OU OU Para comitê do Conselho: Atas do Conselho Detalhes da composição, função e responsabilidades do Conselho Para capacitação do Conselho: Detalhes da orientação do Conselho sobre DS Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados E

17 Validação dos indicadores do MIX: USSPM 3a, 3b e 3e
Princípios de Proteção ao Cliente: O MIX divide os 7 Princípios de Proteção ao Cliente (PPCs) da Smart Campaign em 9 indicadores separados. Os indicadores PPC só podem ser validados por verificação externa

18 “Tratar os clientes com responsabilidade”
PPC Indicador do MIX Projeto e oferta apropriados de produtos Não capturado por um indicador PPC Prevenção de superendividamento “O processo de aprovação de crédito requer avaliação da capacidade de pagamento do mutuário…” “Auditorias internas checam a exposição familiar a dívidas…” “Metas de produtividade e sistemas de incentivos valorizam a qualidade da carteira pelo menos tanto quanto outros fatores…” Transparência “Preços, termos e condições de todos os produtos financeiros são claramente divulgados…” “Os funcionários são treinados para se comunicar efetivamente…” Preços responsáveis Tratamento justo e respeitoso aos clientes “Práticas de cobrança de dívidas aceitáveis e não aceitáveis são claramente especificadas…” “A cultura corporativa da organização valoriza e recompensa altos padrões de comportamento ético…” Mecanismos para solução de queixas “Um mecanismo para lidar com reclamações de clientes…” Sigilo dos dados dos clientes “Os clientes sabem como suas informações serão usadas…”

19 “Tratar os clientes com responsabilidade”
Há quatro tipos de validação externa de PPCs: Um rating social dos últimos três anos Um rating institucional de microfinanças Uma SPI CERISE externamente validada (só algumas versões) Um certificado da Smart Campaign OU OU OU Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados Outros documentos que não o certificado da Smart devem corroborar cada PCC para o qual a IMF informou o indicador associado!

20 Validação dos indicadores do MIX: USSPM 4a e 4c
“A instituição entende as necessidades e preferências de diferentes tipos de clientes.” USSPM 4c: “Os produtos, serviços, modelos e canais de oferta da instituição são projetados para beneficiar os clientes de acordo com as metas sociais.”

21 “Projetar produtos… que atendam necessidades e preferências dos clientes” – Produtos e serviços financeiros O MIX coleta dados sobre ofertas de produtos financeiros da IMF de várias maneiras: Por meio de demonstrações financeiras auditadas Por decomposição da carteira e dos clientes segundo informado pela instituição Por meio de relatórios de desempenho social Apenas dados de produtos e serviços coletados como parte do “perfil de desempenho social” da IMF estão sujeitos a validação.

22 “Projetar produtos… que atendam necessidades e preferências dos clientes” – Produtos e serviços financeiros Enquanto o MIX Market contém dados detalhados sobre produtos de crédito e poupança, apenas o conjunto de dados de DS do MIX expande essas informações para incluir outros serviços financeiros! Há três maneiras de validar ofertas de produtos e serviços financeiros: Apresentar um rating social dos últimos três anos Apresentar uma SPI CERISE externamente validada (só algumas versões) Fornecer uma descrição detalhada de produtos e serviços financeiros OU Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados OU

23 “Projetar produtos… que atendam necessidades e preferências dos clientes” – Serviços não financeiros
Os dados do perfil de DS do MIX coletam informações sobre quatro tipos comuns de serviços não financeiros oferecidos por IMFs… Serviços empresariais visam a melhorar as empresas ou as habilidades empresariais dos clientes Serviços de educação procuram melhorar as habilidades ou conhecimento dos clientes em áreas não diretamente relacionadas a negócios ou empreendedorismo Serviços de saúde envolvem todos os atendimentos de saúde Serviços de empoderamento de mulheres incluem ações voltadas a aumentar a autonomia e abordar especificamente crimes contra mulheres

24 “Projetar produtos … que atendam necessidades e preferências dos clientes” – Serviços não financeiros Ofertas de serviços não financeiros são validadas da mesma maneira que produtos e serviços financeiros! Há três maneiras de validar ofertas de serviços não financeiros: Apresentar um rating social dos últimos três anos Apresentar uma SPI CERISE externamente validada (só algumas versões) Fornecer uma descrição detalhada de cada serviço não financeiro (que deve incluir informações sobre parceiros envolvidos) OU Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados OU

25 “Projetar produtos . . .” Produtos/serviços orientados para a pobreza
Os dados de DS do MIX pedem que as IMFs informem produtos e/ou serviços financeiros que tenham sido especificamente elaborados para atender as necessidades dos pobres e muito pobres. A palavra-chave acima é elaborados. Produtos ou serviços que se encaixam nesta categoria: São resultado de pesquisa específica das necessidades de clientes pobres e muito pobres Geralmente envolvem avaliação de satisfação e incorporam feedback dos clientes

26 “Projetar produtos . . .” Produtos/serviços orientados para a pobreza
Se uma IMF informar que oferece produtos ou serviços especificamente elaborados para os pobres ou muito pobres, deverá fornecer uma breve descrição deles. A descrição de cada produto ou serviço não deve exceder 500 palavras e deve conter: Detalhes sobre pesquisas de mercado feitas em relação ao produto ou serviço Um resumo das necessidades dos clientes atendidas pelo produto ou serviço A justificativa para qualquer mudança feita no produto ou serviço Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados

27 Validação dos indicadores do MIX: USSPM 5a, 5b e 2d
“A instituição segue uma política de RH escrita que protege os funcionários e cria um ambiente de trabalho favorável.” USSPM 5b: “A instituição comunica a todos os funcionários os termos de seu emprego…” USSPM 2d: “Os funcionários são recrutados, avaliados e remunerados com base em critérios tanto sociais como financeiros.”

28 “Tratar os funcionários com responsabilidade” Políticas de recursos humanos e incentivos
Os dados do perfil de DS do MIX contêm várias categorias referentes a políticas de RH e incentivos aos funcionários. Categorias de políticas de RH: (1) transparência sobre salários, benefícios, (2) proteção no trabalho, (3) igualdade, (4) outra (acrescentar) Categorias de incentivos aos funcionários: (1) capacidade de atrair novos clientes do mercado-alvo, (2) alcance de comunidades rurais/afastadas, (3) alcance de mulheres, (4) qualidade da interação com clientes, (5) qualidade dos dados sociais coletados, (6) taxa de retenção/abandono de clientes, (7) qualidade da carteira, (8) outra (acrescentar)

29 “Tratar os funcionários com responsabilidade” Políticas de recursos humanos e incentivos
Há três maneiras de validar as políticas de RH e quatro maneiras de validar incentivos aos funcionários da IMF: Apresentar um rating social dos últimos três anos Apresentar uma SPI CERISE externamente validada (só algumas versões) OU OU Para incentivos: Documento original da política Resumo de incentivos dados aos func. atuais Para políticas de RH: Documento original da política e detalhes sobre direitos dos funcionários Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados OU

30 Validação dos indicadores do MIX: Responsabilidade social com o meio ambiente
Embora não haja nenhum USSPM referente a proteção do meio ambiente, os indicadores do perfil de DS do MIX também contêm dados sobre política ambiental… O MIX coleta informações para avaliar se a IMF: Conscientiza os clientes sobre impactos ambientais Treina/educa clientes sobre melhorias ambientais Inclui cláusulas específicas em contratos de crédito para mitigar riscos ambientais específicos Identifica empresas com risco ambiental Oferece linhas de crédito para energias alternativas Oferece linhas de crédito ligadas a produtos ambientalmente responsáveis

31 Validação dos indicadores do MIX: Responsabilidade social com o meio ambiente
Há quatro maneiras de validar dados de política ambiental: Apresentar um rating social dos últimos três anos Apresentar uma SPI CERISE externamente validada (só algumas versões) Um documento de política detalhando todas as atividades pró-ambiente (ex. treinamento, educação, linhas de crédito específicas) Lista de atividades excluídas de financiamentos por motivos ambientais OU OU OU Veja o Compêndio: para informações detalhadas sobre os documentos a serem apresentados IMFs que não informem dados ambientais ainda são elegíveis para um certificado de qualidade dos dados!

32 2002 - 2012 O MIX comemora 10 anos! Volume de acessos online
Análises de alto nível Informações de qualidade 2000+ MFIs Melhor banco de dados Abrangência única Global Confiável Relevante

33 Parceiros globais e de projetos do MIX
O MIX tem parcerias com um grupo dedicado de líderes no setor:

34 Microfinance Information Exchange Escritórios regionais:
Sede: 1901 Pennsylvania Ave., NW, Suite 307 Washington, D.C USA Visite-nos na Web: Contate-nos: Interessado em saber mais sobre o MIX? Registre-se para receber nossos boletins gratuitos por ! Encontre-nos no Facebook Siga-nos no Escritórios regionais: Baku, Azerbaijão 44 J. Jabbarli st. Caspian Plaza I, 5th Floor, Baku, Azerbaijan Lima, Peru Jirón León Velarde 333 Lince, Lima 14, Perú Rabat, Marrocos Immeuble CDG Place Moulay Hassan BP 408 Rabat Morocco Hyderabad, Índia Road #12, Landmark Building, 5th Floor, Banjara Hills, Hyderabad , India


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