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Competência de Delegação

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Apresentação em tema: "Competência de Delegação"— Transcrição da apresentação:

1 Competência de Delegação
Delegar é um excelente verbo a ser conjugado pelos gerentes e líderes que procuram resultados em grande escala. “ Pense pequeno, faça você mesmo, não delegue e colha frutos menores – Pense grande ; delegue! “ Eugen Emil Pfister Júnior

2 Para que a delegação aconteça, gerentes e equipes precisam observar alguns pré-requisitos básicos:
Confiança recíproca; Competência técnica e interpessoal para assumir responsabilidades pelas atividades delegadas; Feedback claro e objetivo em tempo real; Capacidade de auto – supervisão.

3 A falta de confiança por parte do líder pode ocorrer independentemente da competência da equipe por dois motivos: Por insegurança do próprio gerente em delegar tarefas; Por acreditar que ninguém possa fazer melhor que ele.

4 Sempre que o gerente não delega tarefas, ele acumula tarefas e prejudica toda a equipe. Perde-se em termos de produtividade. O gerente deve ter clareza de suas prioridades e ter competência para delegar tarefas. Saber delegar é a maior competência que um líder democrático pode ter e esse estilo de gestão tem foco em resultados.

5 Tarefas da estrita competência gerencial :
cumprir suas prioridades e executar as tarefas estratégicas da empresa; Delegar tarefas operacionais para subordinados responsáveis e capacitados; Delegar tarefas de planejamento ou criação quando for o caso, as pessoas estiverem preparadas e a proposta estiver em acordo com as diretrizes da organização; Acompanhar a execução das tarefas delegadas, mas não vigiar 24 horas; Responder pela área e pelos resultados obtidos.

6 Tarefas que podem ser compartilhadas com a equipe:
Planejar e analisar problemas operacionais; Preocupar-se em aperfeiçoar os métodos de execução do trabalho, produtos e serviços; Compartilhar o poder com a equipe, analisando a capacidade de cada um em assumir as atividades delegadas, afinal, delegar é cobrar de alguém algo que ele esteja capacitado para fazer; Promover o espírito de trabalho em equipe.

7 Da ética da delegação existe somente um gerente competente:
Aquele que modela a equipe, formando uma equipe vencedora e harmoniosa; Aquele que orienta e treina sua equipe; Aquele que seleciona pessoas certas para o cargo certo; Aquele que promove o feedback sobre o desempenho de cada um; Aquele que promove o espírito de trabalho em equipe; Aquele que acompanha o dia-a-dia do grupo; Aquele que estimula a iniciativa e auto-supervisão;

8 Aquele que sabe delegar.
Aquele que assegura os recursos necessários para execução das tarefas; Aquele que não admite padrões de qualidade medíocres; Aquele que confia na equipe como em si mesmo. Aquele que sabe delegar.

9 Muitos líderes hesitam em delegar, confiando mais no próprio taco e delegando pouco a equipe. Mas o principal culpado por uma equipe sem harmonia e despreparada é o próprio gerente. Gerenciar pessoas é uma tarefa difícil e considerada uma arte, gerentes que não sabem delegar estão no patamar da incompetência.

10 Formas criativas para melhorias na liderança da empresa:
Workshops realizados por profissionais de RH da empresa com os gerentes das áreas ressaltando as qualidades e competências do líder contemporâneo; Avaliação 360 º como forma de conhecer melhor as habilidades e competências dos subordinados e feedback do desenvolvimento do trabalho desenvolvido por eles;


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