A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano da Disciplina: Filosofia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano da Disciplina: Filosofia."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FEDERAL RONDÔNIA

2 IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 98403-1850 INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA BEM VINDOS! Disciplina: Filosofia da Educação e Ética Profissional Professor Me. Clodoaldo Cristiano Reis

3 IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 8116-3535 INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA Ementa: Definição, importância e utilidade da filosofia na educação. Fundamentos filosóficos da Ciência e da Matemática. Introdução às teorias filosóficas da educação à luz dos autores clássicos e contemporâneos. A explicitação dos pressupostos dos atos de educar, ensinar e aprender em relação a situações de transformação cultural da sociedade. O debate de temas relacionados ao conhecimento, ao meio ambiente, à linguagem, à realidade, à cultura e à ética na formação profissional. IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 98403-1850

4 IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 8116-3535 INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA OBJETIVO GERAL:  Favorecer a reflexão e o debate sobre os preceitos filosóficos que envolvem a educação e a ciência matemática, importância social, valores éticos e morais, contribuindo para formação de um profissional da educação capaz de compreender os problemas e desafios que se colocam às sociedades contemporâneas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Problematizar a educação numa perspectiva histórica, filosófica e política;  Estimular a reflexão crítica frente à natureza e os fundamentos filosóficos da educação e da ciência matemática;  Debater sobre questões atuais que favorecem ou dificultam o processo de ensino e aprendizagem;  Contribuir para discussões sobre formação e exercício profissional ético do educador IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 98403-1850

5 IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 8116-3535 Quant. AulasConteúdos – 1º etapa 02Definição e origem da filosofia da educação; 02Relação entre Filosofia e Educação; 02Importância e utilidade da filosofia na educação; 02A filosofia e a matemática na antiga Grécia; 02Fundamentos filosóficos da Ciência e da Matemática. 02A educação como cultura; 02Educação, cultura e sociedade; 02Educação e processo de mudança social; 02Educação como redenção, como reprodução e como transformação; 02Os diversos tipos de cultura. Total de horas aulas 16,66 Conteúdos: IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 98403-1850

6 Quant. Aulas Conteúdos – 2º etapa 02Teorias sobre educar, ensinar e aprender; 02Diferentes formas de adquirir conhecimento; 02Ensinar a condição humana; 02Unidade e diversidade humana; 02A educação e as relações de poder; 02A tendência liberal e tendência socialista da educação; 02A consciência da complexidade humana; 02 O profissional e o educador ético; 02 Os desafios éticos da atualidade. 02A importância social do educador. Total de horas aulas 16,66 Conteúdos: IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 98403-1850

7 IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 8116-3535 INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA SISTEMA DE NOTAÇÃO  Avaliação da disciplina................................................................. (50 pontos);  Seminário, Resenha e ou AVA (somam)...................................... (50 pontos);  Total no semestre: 100 pontos, são duas etapas no semestre.  Obs: qualquer atividade entregue fora do prazo estipulado acarreta redução de 50% (cinquenta por cento) do valor alcançado na atividade. IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 98403-1850

8 REFERÊNCIAS: IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 98403-1850 1. Básica: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003. FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas: Alínea, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. (Coleção Leitura).. 2. Complementar: ALBOM, Mitch. A última grande lição: o sentido da vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. ARANHA. Maria L. de Arruda. Filosofia da educação. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo, Moderna, 1996. BENEDETI, Marcel. Todos os Animais Merecem o Céu. Guarulhos: Mundo Maior, 2006. FERRY, Luc; VINCENT, Jean-Didier. O que e o ser humano?: sobre os princípios fundamentais da filosofia e da biologia. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin ; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. –2. ed. –São Paulo: Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000. PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2003. SEVERINO, A. J. Filosofia da Educação. Construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.

9 INSTITUTO FEDERAL RONDÔNIA Obrigado! IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 8116-3535 IFRO – Campus Cacoal prof. Clodoaldo@hotmail.com 98403-1850


Carregar ppt "Plano da Disciplina: Filosofia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google