A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 - Requisitos de software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 - Requisitos de software"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 - Requisitos de software
FaTEC PE Bacharelado em Ciência da Computação Engenharia de Software Aula 3 - Requisitos de software Professor Leandro Cavalcanti

2 O que é um requisito? Descrição dos serviços fornecidos pelo sistema e suas restrições operacionais. Reflete a necessidade dos clientes de um sistema que ajuda a resolver algum problema

3

4 O software deve emitir relatórios de compras a cada quinze dias;
O que é um requisito? Requisitos são objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários que definem as suas diversas propriedades do sistema. O software deve possibilitar o cálculo dos gastos diários, semanais, mensais e anuais; O software deve emitir relatórios de compras a cada quinze dias; Os usuários devem poder obter o número de aprovações, reprovações e trancamentos em todas as disciplinas O termo requisito não é utilizado pela indústria de software de maneira consistente. Engenharia de requisitos é o processo de descobrir, analisar, documentar e verificar tais serviços.

5 Descrição de Requisitos
Vai desde uma declaração abstrata até uma descrição formal. Requisitos de usuário Linguagem natural com diagramas dos serviços esperados e restrições sob as quais ele deve operar Requisitos de sistema Definem, detalhadamente, funções, serviços e restrições do sistemas. Também chamado de especificação funcional, define exatamente o que será implementado.

6 Descrição de Requisitos
Diferentes níveis de descrição e/ou especificação do sistema são úteis porque eles comunicam informações sobre o sistema a diferentes tipos de leitores. Podem ser divididos em: Funcionais Não-funcionais

7 Requisitos Funcionais
Serviços que o sistema deve fornecer Como o sistema deve reagir a entradas específicas Como o sistema deve se comportar em determinadas situações Pode também estabelecer o que o sistema não deve fazer. O software deve possibilitar o cálculo dos gastos diários, semanais, mensais e anuais; O software deve emitir relatórios de compras a cada quinze dias; Os usuários devem poder obter o número de aprovações, reprovações e trancamentos em todas as disciplinas.

8 Requisitos Funcionais
Completeza Todos os serviços exigidos pelo usuário devem ser definidos. Consistência Os requisitos não devem ter definições contraditórias. É praticamente impossível atingir completeza e consistência em sistemas grandes e complexos A própria natureza grande e complexa do sistema irá induzir a erros. Diferentes Stakeholders tem diferentes necessidades.

9 Requisitos não Funcionais
Restrições sobre serviços ou funções oferecidos pelo sistema. Incluem restrição de tempo, processo de desenvolvimento e padrões. Em geral, se aplicam ao sistema como um todo. A base de dados deve ser protegida para acesso apenas de usuários autorizados. O tempo de resposta do sistema não deve ultrapassar 30 segundo. O software deve ser operacionalizado no sistema Linux.

10 Requisitos não Funcionais
Do Produto Especificam o comportamento do produto (desempenho, confiabilidade, portabilidade). Organizacional Derivam de políticas e procedimentos da organização do cliente e do desenvolvedor Ex.: tipos processo, requisitos de entrega. Externos Todos os requisitos derivados de fatores externos ao sistema (requisitos legais, requisitos éticos). Difíceis de ser verificados!

11 Diretrizes para Redigir
Utilizar um formato padrão para definir os requisitos Pode incluir o nome do requisito, uma justificativa lógica e o nome do proponente do requisito Use a linguagem de forma consistente Requisitos obrigatórios do sistema são descritos utilizando a palavra deve. Requisitos desejáveis são descritos utilizando a palavra pode. Ressalte através do destacamento do texto as partes principais dos requisitos Evite, sempre que possível, o uso de jargões de informática

12 Exemplo

13 Documento de Requisito
Também chamado de especificação de requisitos de software ou SER (Software Requirement Specification) É a declaração oficial do que os desenvolvedores do sistema devem implementar Deve incluir os requisitos do usuário e uma especificação detalhada do dos requisitos do sistema.

14 Requisitos em Métodos Ágeis
Métodos Ágeis de desenvolvimento argumentam que os requisitos mudam tão rapidamente que um documento de requisitos fica desatualizado tão logo seja redigido, por isso o esforço é desperdiçado. XP-eXtreme Programming propõe que os requisitos sejam coletados de maneira incremental e escritos em cartões Para sistemas em que os requisitos são instáveis, essa é uma boa abordagem.

15 Documento de Requisito

16 Referências Leitura Sugerida
Capítulo 6 - Sommerville, Ian. Engenharia de Software. Prentice Hall Capítulo 7. Pressman, Roger S. Engenharia de Software. McGraw-Hill

17 Atividade em Sala Classifique os requisitos abaixo como Funcionais e Não funcionais. Adicione mais 3 requisitos de cada tipo ao sistema. 1. O sistema deve cadastrar o cliente. 2. O sistema deve emitir um recibo para o cliente. 3. O sistema deve transformar uma fita disponível em fita emprestada, quando a fita for alugada pelo cliente. 4. O sistema deve cadastrar o cliente rapidamente, em menos de 2 minutos. 5. O sistema deve emitir um recibo para o cliente, com o tempo máximo de 8 segundos após a transação. 6. O sistema deve atender as normas do padrão IEEE. 7. O sistema não pode perder dados do cliente.

18 Requisitos de software
FaTEC PE Bacharelado em Ciência da Computação Engenharia de Software Requisitos de software Professor Leandro Cavalcanti


Carregar ppt "Aula 3 - Requisitos de software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google