A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO
GESTÃO E CONTROLO 5. ARMAZENAMENTO

2 A ARMAZENAGEM O principal objetivo da armazenagem é garantir a manutenção e qualidade das matérias-primas e outros produtos, de forma a assegurar a disponibilidade de produtos de acordo com as necessidades do dia a dia minimizando perdas, desperdícios, desvios ou roubos. A armazenagem eficiente consiste em: Recepcionar os materiais de forma rápida e segura; Utilizar os equipamentos adequados à arrumação dos materiais. Racionalizar o espaço para os materiais existentes. Localizar rapidamente os produtos através de referências.

3 LOCALIZAÇÃO NO ARMAZÉM
A localização do armazém depende de diversos factores: Localização da empresa; Preço; Localização dos fornecedores; Finalidades e características da empresa.

4 TAMANHO DO ARMAZÉM A área e a forma do armazém dependem de diversos factores, como por exemplo: Das características físicas dos produtos (espaços de frio, caves para vinhos, matérias-primas ou embalagens, etc.) Do espaço para a movimentação (mercadorias volumosas ou não). Das atividades e das secções que lá se desenvolvem.

5 EQUIPAMENTO – OBJETIVOS
Os equipamentos do armazém servem para: Aumentar a produtividade das operações; Melhorar o uso do espaço; Diminuir os custos; Optimizar a movimentação de pessoas e cargas.

6 EQUIPAMENTO – TIPOS Equipamento Administrativo Mobiliário
Equipamento informático Máquinas diversas (telefone, etiquetadora, etc.) Equipamento de Arrumação Prateleiras, varões, ganchos, frigoríficos, armários, garrafeiras Escadas, escadotes, bancos, empilhadores Equipamento de Movimentação Plataformas móveis e porta-paletes Empilhadores Outros veículos para cargas Equipamento de Logística Emissores de rádio e de frequência

7 REGRAS ELEMENTARES DO ARMAZENAMENTO
Espaço dedicado a cada bem proporcional à quantidade normalmente armazenada. Mercadorias pesadas colocadas em sítios mais baixos. Locais de armazenamento claramente explicitados (mapa do armazém). Stocks mais antigos colocados à frente dos mais recentes. Vias de circulação amplas e desimpedidas.

8 REGRAS ELEMENTARES DO ARMAZENAMENTO
Após uma correta recepção das mercadorias, importa colocá-las no lugar indicado o mais rapidamente possível. Existem espaços pré-definidos para os diversos tipos de produtos (mercearias, frescos, congelados, bebidas, produtos de limpeza, etc.) que devem ser respeitados. Os produtos não conformes (com prazos de validade expirados) que sejam para troca devem estar numa zona ou prateleira devidamente identificada com uma indicação inscrita de “produto não conforme”.

9 O SISTEMA FIFO E LIFO FIFO – FIRST IN, FIRST OUT (Os primeiros produtos a entrar serão os primeiros a sair) Utilizado na grande maioria dos produtos em gestão de alimentos e bebidas; Deve garantir-se aproveitamento dos produtos que se encontrem nos armazéns há mais tempo e que apresentem datas de limite de consumo mais curtas de forma a evitar perdas; LIFO – LAST IN, FIRST OUT (Os últimos produtos a entrar serão os primeiros a ser consumidos); Utilizados para produtos que devem ser consumidos com a maior frescura possível (pão, derivados de lacticínios, peixe cru);

10 COMO PREVENIR ROUBOS Manter os armazéns, garrafeira, frigoríficos e congeladores fechados ou cadeados; Atribuir as chaves a um número mínimo de colaboradores; Manter as áreas de armazém devidamente organizadas; Não expor produtos de valor elevado em locais de fácil acesso ou em sítios de passagem.

11 COMO PREVENIR DESPERDÍCIOS OU QUEBRAS
Ter muita atenção à data limite de consumo (DLC) dos produtos, em especial dos com perecibilidade mais elevada; Adicionar os produtos à temperaturas devidas e nos recipientes com etiquetas a indicar a designação do produto, DLC do produto e nome da pessoa responsável; Manter os armazéns, frigoríficos e congeladores organizados e com os produtos bem separados; Controlo rigoroso nos sistemas de combate a pragas e infestantes; Colocar os produtos não conformes numa zona ou prateleiras devidamente identificada.

12 FIM


Carregar ppt "CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google