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PublicouBaltazar Maranhão Fernandes Alterado mais de 5 anos atrás
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Andressa Dos Santos Oliveira MANOELA PAULINA SILVA
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Campus Jequié) Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Projeto Microrrede: Ensino-Aprendizagem-Formação Subprojeto – Dança Coordenador: Thiago Assis Supervisora: Aissi Braga Andressa Dos Santos Oliveira MANOELA PAULINA SILVA
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TÍTULO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NOS/PARA PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
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Introdução O presente relato apresenta reflexões acerca do ensino da Dança no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, referente aos 1º e 2º semestres de 2017; Colégio Estadual Dr. Milton Santos.
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Desenvolvimento 1º Semestre Oficinas; Resistência; Autonomia.
Processo Criativo (identidade); Dilemas.
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Fundamentação Teórica
Fayga Ostrower: “Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse “novo”, de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criado abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar.(OSTROWER, 2010, p. 9)”
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Isabel Marques: “Em situações de ensino e aprendizagem da dança, nem sempre ela é entendida como linguagem, às vezes tampouco como arte. Ao contrário, a dança é constantemente compreendida por alunos, pais, professores e gestores como um repertório, ou seja, como “danças prontas que devemos aprender (MARQUES, 2012, p. 16).”
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Juliana Cunha Passos: “as sensações, sentimentos, memórias, ou imagens mentais despertadas pela imagem (ou por algum de seus elementos) são o impulso que conduz a criação. (PASSOS, 2016, p. 2)”.
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Conclusão Diálogo com a escola; Mediação X Processo de criação; Aprendizagem mútua;
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Referências FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.1996. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação/ Fayga strower, 25. Ed.- Petrópolis, Vozes, 2010. PASSOS, Juliana Cunha. Processos de criação em dança a partir de imagens. Campinas: UNICAMP. Instituto de Artes; Doutorado em Artes da Cena; Elisabeth Bauch Zimmermann. FAPESP; DR-2. Artista da dança, professora e pesquisadora.
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STRAZZACAPPA. Márcia. Dança na Educação discutindo questões básicas e Polêmicas 2006.
ZABALZA, M. Os dilemas práticos dos professores. Nº 27 Ago/Out Revista Pátio, 2003, n Vídeo: The Potter, disponível em: acessado em 25 de abril de 2016.
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