A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO"— Transcrição da apresentação:

1 A APRECIAÇÃO ARTÍSTICA EM DANÇA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ARTE DOS ALUNOS DA EEFM DR. CÉSAR CALS
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO ORIENTADORA: PROFA. MS. EMYLE POMPEU DE BARROS DALTRO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE LICENCIATURA EM DANÇA INTRODUÇÃO Este trabalho, ainda em processo, surge da experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, com alunos da escola Dr. César Cals participantes do projeto. Com o ensino/aprendizagem em Arte, espera-se que os/as alunos/as se coloquem como questionadores/as de seu lugar no mundo, produzindo conhecimento a partir desses questionamentos. Se pensarmos a educação a partir da experiência como algo que nos acontece e não simplesmente nos passa (LARROSA, 2002, 2011), não podemos dizer que os/as alunos/as experienciam arte quando, em sala de aula, os/as professores/as apenas transmitem informações acerca de música, teatro, dança e/ou artes visuais, não se trata, enfim, de experienciar arte. O saber sobre coisas não significa o saber da experiência, como afirma Larrosa (2002), este se dá na relação com a vida humana e o conhecimento, e tem a ver com a elaboração do sentido ou do sem-sentido daquilo que nos acontece. A apreciação em dança faz parte do processo da construção de sentidos, pode nos colocar num lugar de questionamento, busca, descoberta da capacidade crítica (BARBOSA, 1998 apud MARQUES, 2010). METODOLOGIA Iniciamos o processo com uma conversa com alunos/as das duas turmas de oficinas do PIBID Dança da escola sobre suas experiências com apreciação em dança. Visto que a maioria sequer conhecia espaços de apreciação da cidade, escolhemos o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura para iniciar sua aproximação a esses locais. Para isso, iremos levar esses/as estudantes para assistirem a espetáculos durante a Bienal Internacional de Dança do Ceará. Nesse processo, faremos prioritariamente a escuta das vozes dos/das alunos/as, com atenção aos modos como se dá a experiência de cada um/uma, sem a pretensão de pautar ou prever resultados. Em seguida, pediremos que relatem por escrito sobre essa experiência. Tem caráter de pesquisa-ação por estar associada com uma ação na qual todos os agentes envolvidos participam de modo cooperativo (THIOLLENT, 2007). CONSIDERAÇÕES FINAIS Ainda em fase de conclusão, a pesquisa tem a pretensão de pensar modos de aproximação entre escola e espaço de apreciação de/em arte/dança, no caso, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Acreditamos que a experiência do/no apreciar pode enriquecer a formação em arte/dança dos/as alunos/as. OBJETIVOS Entender como a apreciação em dança se torna experiência educacional e artística. Identificar quais as relações dos/as alunos/as da EEFM Dr. César Cals com a dança produzida e/ou apresentada em Fortaleza. Entender como um espaço cultural e educacional se torna pedagógico em/com apreciação em dança e como um espaço educacional e pedagógico pode se tornar propício para a formação em arte/dança. Refletir sobre a contribuição do PIBID Dança na formação estético-cultural desses/as alunos/as. BIBLIOGRAFIA LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Campinas, nº 19, p. 20 – 29, jan./fev./mar./abr. 2002 ________. Experiência e alteridade em educação. In: Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007.


Carregar ppt "AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google