A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Repositórios de Materiais Educativos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Repositórios de Materiais Educativos"— Transcrição da apresentação:

1 Repositórios de Materiais Educativos
Formatos Digitais FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP Jorge Fernandes | DSI | Unidade ACESSO | Fev. 2018

2 Sumário Materiais Educativos e Formatos Digitais
Regras de produção de documentos acessíveis BAES. Quem leu? Elementos para refletir numa estratégia futura (1) compreender o desafio – Um conteúdo Flexível (2) NIMAS – um conteúdo de arquivo que pode gerar múltiplos formatos (3) síntese de alguns conceitos Desafios para o futuro – numa perspetiva realista

3 Regras de produção BAES O que temos?
Formatos atuais: RTF, DOC, DOCx e PDF Media: Texto digital (texto e imagem), Braille, Áudio. Conteúdos complexos: fórmulas matemáticas (?); notação musical (?) Conteúdo braille: regras de produção(? 6 ou 8 pontos) Elementos preservados: texto, imagem Elementos estruturais preservados: notas de rodapé, cabeçalhos, parágrafos, tabelas de dados linearizadas Formatos de Arquivo são os mesmos que são usados pelos utilizadores

4 Elementos para refletir numa estratégia futura (1) Compreender o Desafio – entender a acessibilidade = conteúdo flexível Nota: por questões de tamanho, o vídeo apresentado foi retirado. O vídeo pode ser visto em

5 Elementos para refletir numa estratégia futura (2) NIMAS - National Instructional Materials Accessibility Standard Norma Nacional de Acessibilidade para os Materiais de Instrução Nota: por questões de tamanho, o vídeo apresentado foi retirado. O vídeo pode ser visto em

6 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
Diz-se que algo é acessível quando: é fácil de alcançar é simples de usar

7 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
Para que os materiais educativos possam ser acessíveis, ao maior número possível de estudantes, a informação tem de ser distribuída numa ampla variedade de formas.

8 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
Conteúdo (concebido para ser flexível e distribuído de diferentes formas) Sistema de distribuição (várias tecnologias para visualizar e interagir com o conteúdo)

9 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
Standards WCAG – Web Content Accessibility Guidelines 508 Daisy HTML5

10 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
WCAG 4 princípios é o conteúdo percetível? é o conteúdo operável? é o conteúdo compreensível? é o conteúdo robusto?

11 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
Percetível Se o material é "percetível", isso significa que o utilizador acede à informação da forma mais conveniente para si, quer seja através da visão, da audição ou do tato. No fundo a informação não pode ser invisível a todos os sentidos do utilizador. “Short-list” de funcionalidades de acessibilidade O conteúdo é representado de múltiplas formas para que possa ser usado com base nas necessidades ou preferências do estudante (e.g. legendagem de vídeo, texto alternativo, áudio, síntese de fala, braille digital)” símbolos, fórmulas e notações matemáticas, científicas e musicais são representadas de múltiplas formas (e.g. explicadas com texto, MathML)

12 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
Operável O termo "operável" está relacionado com a forma como o utilizador interage com a informação e navega pelo conteúdo. A interface não pode exigir uma interação que seja impossível ao utilizador executar. “Short-list” de funcionalidades de acessibilidade é possível navegar através de métodos visuais e não visuais (e.g. teclado, gestos, voz) incluem-se indicadores de localização e progresso (e.g. números de página, barras de progresso) se é necessário escrever, estão disponíveis múltiplas formas de inserção de texto (e.g. preditor de palavras, teclados virtuais no ecrã, introdução por voz) é possível controlar o tempo e o ritmo com que o estudante progride no conteúdo

13 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
Compreensível Quando o material educativo é "compreensível", isso significa que o conteúdo é estruturado de forma lógica, previsível e que disponibiliza ferramentas de facilitação da aprendizagem que podem ser usadas por todos. O conteúdo ou a forma de funcionamento não podem estar além da compreensão do utilizador. “Short-list” de funcionalidades de acessibilidade o conteúdo é estruturado de uma forma previsível, coerente e lógica disponibilizam-se ferramentas de suporte para conteúdo difícil (e.g. glossários, texto realçado, corretores ortográficos, info-gráficos)

14 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
Robusto O que faz os materiais educativos tornarem-se robustos? O conteúdo robusto pode ser usado num leque mais vasto de dispositivos e interagir com um número crescente de tecnologias de apoio. “Short-list” de funcionalidades de acessibilidade o conteúdo pode ser utilizado através de múltiplos dispositivos e com diferentes tecnologias de apoio Não há nada que impeça o bom funcionamento de possíveis funcionalidades de acessibilidade disponíveis no conteúdo ou que impeça a utilização de tecnologias de apoio (e.g. Digital Right Management [DRM]) Os produtos são testados pelos editores/programadores de forma a assegurar a sua compatibilidade para com as Tecnologias de Apoio (TA) (e.g. leitores de ecrã, linhas braille, software de varrimento)

15 Elementos para refletir numa estratégia futura (3) síntese de alguns conceitos
NIMAS – Norma Nacional de Acessibilidade para Materiais de Instrução Lições: É um formato para arquivo Permite efetuar conversões para vários formatos É um formato que preseva conteúdo e estrutura Está em linha com o ePub3 = DAISY

16 Desafios para o futuro perspetiva realista, please...
Media: texto digital, Braille, Áudio, [vídeo p/ LGP?; não existe?] Formatos (Arquivo): Documentos HTML (texto, imagem, vídeo) MathML (matemática) ?? (Música) Folhas de cálculo? Diapositivos? Áudio? Vídeo?

17 Desafios para o futuro perspetiva realista, please...
Formatos (Utilizador): PDF/UA (Universal Access) ePub3 DAISY (áudio sincronizado) HTML DOC(x) XLS(x) PPT(x) MP3 MP4 BRL (braille pós transcritor para impressão ou leitura em linhas braille) Matemática MathML Música ?

18 Desafios para o futuro perspetiva realista, please...
Especificações a explorar ePub versão atual (recomendação final de 5 jan. 2017) ePub 3 Accessibility Guidelines NIMAS – National Instructional Materials Accessibility Standard Ferramentas de conversão de formatos (HTML5 -> ...) Pandoc - the swiss army knife Converter formatos md -> ...

19 Desafios para o futuro perspetiva realista, please...
Ferramentas de edição WIRIS – um editor de fórmulas matemáticas em MathML e Latex Ferramentas de leitura Readium Foundation A First Course in Linear Algebra (exemplo de um ePub online) reader/index.html?epub=epub_content%2Flinear-algebra


Carregar ppt "Repositórios de Materiais Educativos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google