A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Glândulas Anexas ao Sistema Digestório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Glândulas Anexas ao Sistema Digestório"— Transcrição da apresentação:

1 Glândulas Anexas ao Sistema Digestório
Laboratório Morfofuncional – Medicina - FEMA

2 Divisão do Abdome

3 Divisão do Abdome Divisão em nove regiões com as seguintes denominações: hipocôndrio direito (HD), lateral ou lombar direita (LD), inguinal direita (ID), região epigástrica (E), umbilical (U), púbica ou região hipogástrica (P), hipocôndrio esquerdo (HE), Lateral ou lombar esquerda (LE) inguinal esquerda (IE).

4 As regiões são delimitadas a partir de traçados imaginários, longitudinais, por dois planos verticais ou sagitais e dois planos horizontais, com disposição transversal.

5 LOCALIZAÇÃO ANATÔMICA
O fígado está situado principalmente no quadrante superior direito do abdome, onde é protegido pela caixa torácica e pelo diafragma. O fígado normal situa-se profundamente às 7a e 11a costelas ao lado direito e cruza a linha mediana em direção à papila mamária esquerda. Ocupa o hipocôndrio direito, esquerdo e epigástrio superior.

6 FÍGADO FUNÇÕES: Interfere no metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas; Participa dos mecanismos de coagulação do sangue; Hematopoese fetal; Fagocitose (Células de Kupffer)

7

8 FACES DO FÍGADO Face Diafragmática Face Visceral

9 FACE DIAFRAGMÁTICA É separada do diafragma pelos recessos subfrênicos.
Esse recesso é separado em direito e esquerdo pelo ligamento falciforme. É coberta com peritônio visceral exceto na área nua do fígado

10

11 FACE VISCERAL É coberta com peritônio exceto no leito da vesícula biliar e da porta do fígado, onde os vasos e ductos entram e saem do fígado.

12

13 FACE VISCERAL Relações da face visceral do fígado: Vesícula biliar
Omento menor Área renal e suprarenal Área cólica (CÓLON) Área gástrica e pilórica Área duodenal

14

15 PORTA DO FÍGADO Porta do fígado: fissura transversal pode onde saem e entram os vasos (veia porta, artéria hepática e vasos linfáticos), o plexo nervoso hepático e os ductos hepáticos que suprem e drenam o fígado.

16 LOBOS HEPÁTICOS Lobos hepáticos ( direito, esquerdo, caudado e quadrado): o plano essencialmente mediano definido pela fixação do ligamento falciforme e a fissura sagital esquerda separa um lobo hepático direito grande de um lobo hepático esquerdo muito menor. Na face visceral as fissuras sagitais direita e esquerda passam de cada lado dos dois lobos acessórios (partes do lobo direito): o lobo quadrado anteriormente e inferiormente, e o lobo caudado posterior e superiormente.

17

18 LIGAMENTOS Ligamento redondo: o ligamento redondo do fígado é remanescente da veia umbilical, que leva sangue oxigenado e ricos em nutrientes da placenta para o feto.   Ligamento falciforme: se estende entre o fígado e a parede abdominal anterior. Anteriormente o ligamento falciforme delimita o lobo hepático esquerdo e direito.

19 CIRCULAÇÃO HEPÁTICA Veia cava inferior (VCI): atravessa um profundo sulco da veia cava na área nua do fígado. Veias hepáticas: Veia hepática direita: drena o lobo direito Veia hepática intermédia: drena ambos os lobos Veia hepática esquerda: drena o lobo esquerdo

20

21 ARTÉRIAS Artérias hepática comum e própria:
a artéria hepática, um ramo do tronco celíaco, pode ser dividida em artéria hepática comum, do tronco celíaco até a origem da artéria gastroduodenal, artéria hepática própria, da origem da artéria gastroduodenal até a bifurcação da artéria hepática

22

23 VEIA PORTA Veia porta: traz 75-80% do sangue para o fígado.
O sangue porta, contém aproximadamente 40% mais oxigênio do que o sangue que retorna ao coração pelo circuito sistêmico. A veia porta conduz praticamente todos os nutrientes absorvidos pelo trato alimentar para os sinusóides hepáticos. A veia porta curta e larga é formada pela união das veias mesentérica superior e esplênica, posteriormente ao colo do pâncreas.

24

25 Ductos Hepáticos Ductos hepáticos: os hepatócitos secretam bile para os canalículos biliares formados entre eles. Os canalículos drenam para os pequenos ductos biliares interlobulares e depois para os grandes ductos biliares coletores da tríade portal intra-hepática, que se fundem para formar os ductos hepáticos direito e esquerdo. Os ductos hepáticos direito e esquerdo drenam as partes direita e esquerda do fígado, respectivamente. Logo depois de deixar a porta do fígado, estes ductos unem-se para formar o ducto hepático comum, que recebe no lado direito o ducto cístico formando o ducto colédoco que conduz a bile ao duodeno. 

26

27 Ducto Colédoco Comprimento varia de 5 a 15 cm, dependendo do local em que o ducto cístico se une ao hepático comum.   O ducto colédoco desce  posteriormente à parte superior do duodeno e situa-se em um sulco na face posterior da cabeça do pâncreas. No lado esquerdo da parte descendente do duodeno o ducto colédoco entra em contato com o ducto pancreático. Estes ductos seguem obliquamente através da parede dessa parte do duodeno, onde se unem para formar uma dilatação denominada ampola hepatopancreática. A extremidade distal da ampola se abre no duodeno através da papila maior do duodeno.

28

29 VESÍCULA BILIAR Situa-se na fossa da vesícula biliar na face visceral do fígado. Apresenta de 7 a 10 cm de comprimento. Essa fossa rasa está situada na junção das partes direita e esquerda do fígado. O peritônio circunda completamente o fundo da vesícula biliar e une seu corpo e colo ao fígado. A vesícula biliar tem capacidade para até 50 ml de bile.

30 VESÍCULA BILIAR É subdividida em três partes: 1) fundo,
2) corpo (toca a face visceral do fígado, o colo transverso e a parte superior do duodeno) 3) colo. 

31 Pâncreas O pâncreas produz diariamente 1200 – 1500 ml de suco pancreático. O pâncreas é achatado no sentido antero-posterior, ele apresenta uma face anterior e outra posterior, com uma borda superior e inferior e sua localização é posterior ao estômago.

32 Pancreas Face Diafragmática (antero superior) que é convexa e lisa relacionando-se com a cúpula diafragmática,  Face Visceral (póstero inferior)  que é irregularmente côncava pela presença de impressões viscerais. O comprimento varia de 12,5 a 15 cm e seu peso na mulher é de 14,95 g e no homem 16,08 g.

33 DIVISÃO DO PÂNCREAS Cabeça (aloja-se na curva do duodeno), Colo,
Corpo (dividido em três partes: anterior, posterior e inferior) Cauda.

34

35 FUNÇÕES Dissolver carboidrato (amilase pancreática);
Dissolver proteínas (tripsina, quimotripsina, carboxipeptidase e elastase); Dissolver triglicerídios nos adultos (lipase pancreática); Dissolver ácido nucleicos (ribonuclease e desoxirribonuclease).

36 HISTOLOGIA DO FÍGADO

37 HISTOLOGIA

38

39

40

41 HISTOLOGIA DO PÂNCREAS

42 PÂNCREAS EXÓCRINO

43

44

45 BOM ESTUDO!!!!!


Carregar ppt "Glândulas Anexas ao Sistema Digestório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google