Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Adolescentes/jovens e suas simbologias
Profa. Dra. Rita Alves (PUC-SP) II Simpósio de Atenção Multidisciplinar à Saúde do Adolescente UNIFESP
2
Simbologia = Representações
3
Construções Percepções Imaginários Valores Identidades Pertencimentos Segurança Conflitos Angústias Medos
4
Avatares dessas representações
Corpo/aparência Consumo Tecnologias: telas (smartphones, TVs, computadores) Cidade
5
Temáticas A sexualidade: identidades de gênero
Direito à cidade: ocupação de espaços públicos Violência: medo da polícia, de assaltos Direito à expressão: redes sociais online, práticas artísticas e culturais Ecologia, natureza: alimentação, direitos dos animais, o futuro do planeta Críticas ao consumo, consumo consciente Indignações: corrupção, guerras, os poderes das mídias tradicionais
6
Pesquisa Screen Generation
MTV Jovens entre 12 e 30 anos 2010
7
Valores Ter união familiar, ter uma boa relação familiar (86%)
Ter uma carreira, ter uma profissão (86%) Viver em uma sociedade mais segura, menos violenta (79%) Ter independência financeira (69%) Ter amigos (68%) Ter fé, crer (67%)
8
Ter uma vida tranquila, sem correrias excessivas, sem stress (65%)
Divertir-se e aproveitar a vida (64%) Viver numa sociedade com menos desigualdade social (61%) Poder comprar mais; poder comprar o que quiser (48%) Ter mais liberdade do que já tem (38%) Beleza física; ser bonito (36%)
9
Pesquisa Kids Online Jovens entre 12 e 17 anos 2013
10
Redes sociais online: 62% dos pesquisados acessam diariamente
11
Internet para eles biblioteca de informações lugar de amizade
Busca de popularidade Cyberbullying Revanche pornô
12
Pesquisa Juventude Conectada
Jovens entre 16 e 24 anos 2014
13
Conectividade Estar conectado = ser poderoso/ter poder
Conectividade gera afetividade e estritamento de relações interpessoais, mas tb a volatilidade dos relacionamentos
14
Internet para eles: acentua o fascínio por outras culturas (músicas, filmes, games, etc Expressão pessoal: uma preocupação constante Elemento de mobilização social (influência de amigos) Vício, compulsão. Altera o tempo de sono e descanso Facilitadora da prática de bullying
15
Pesquisa O Sonho brasileiro
Agência Box 18 24 2012
16
Geração global
17
76% acreditam que o Brasil está
mudando para melhor 86% tem orgulho de ser brasileiro
18
Pensam coletivamente Hiperconexão: desejos individuais reverberam pela rede e encontram parceiros para a ação coletiva 50% dos jovens se sentem + ligados à questões coletivas que individualistas Novo coletivo: sentimento generalizado, maneira de agir no mundo Acreditam em microrrevoluções cotidianas que impactam positivamente a vida da cidade: ação direta
19
Jovens: catalizadores de
mudanças nas sociedades Sonham e realizam
20
8% por jovens brasileiros
atuam dessa forma em suas comunidades, conectando pessoas e instituições
21
São de jovens que atuam de forma silenciosa e coletiva
22
Aprender com eles Estabelecer trocas Escutá-los Compreende-los
23
PPT disponível em: Ogrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.