A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFLUENZA Gripe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFLUENZA Gripe."— Transcrição da apresentação:

1 INFLUENZA Gripe

2 1) Conceito: A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. O nome influenza vem da língua italiana, e significa "influência" (em latim, influentia). O vírus da Influenza pertence à família dos ortomixovírus ,ARN e se apresenta em 3 tipos: A, B e C.

3 2)Etiopatogenia: O vírus penetra no organismo, principalmente através das mucosas, pele que serve de revestimento para o nariz, a boca e os olhos. Pela mucosa do nariz, o Influenza atinge a corrente sanguínea. A passagem do vírus pela mucosa nasal aumenta a produção de secreção e provoca o primeiro sintoma da gripe: a coriza. Na corrente sanguínea, os vírus atacam as células. O vírus, quando penetra na célula, libera o RNA, que é transformado em DNA (outro tipo de livro de receitas) graças à ação de uma enzima, a transcriptase reversa. Quando o RNA se transforma em DNA, a célula é enganada, pois não interpreta o vírus como corpo estranho. O DNA do vírus se funde com o da célula, impedindo assim seu funcionamento normal e obrigando-a a produzir cópias do vírus.

4

5 3) Clínica: Os sintomas podem começar repentinamente, um ou dois dias após a infecção. Geralmente os primeiros sintomas são calafrios, mas febre também é comum no início da infecção, com temperaturas corporais acima de 39 °C (aproximadamente 103 °F). Muitos ficam tão doentes que são confinados na cama por vários dias, com dores por todo o corpo, que são piores nas costas e pernas.[1] Sintomas de gripe podem incluir> Dores no corpo, especialmente articulações e garganta Tosse e espirros Sensação de frio e febre Fadiga Cefaleia Irritação nos olhos Congestão nasal Olhos, pele (especialmente a face), boca, garganta e nariz avermelhados Dor abdominal (em crianças com gripe tipo B)

6 4) Período de incubacão e contagio :
A doença diminui em até 95% a imunidade de um ser humano saudável, dando margem para a infecção por vírus parentes da gripe comum, como o da gripe suína. Um curto período de incubação, o qual é, em média, de 2 dias com intervalo de 4 dias. O período de contágio inicia-se 1 a 2 dias e dura até 5 dias após o início dos sintomas, tendo o seu auge nos segundo e terceiro dias após a formação do catarro nos pulmões.

7

8 Caso uma pessoa portadora do vírus comum seja contaminada com o vírus da gripe suína, as chances de recuperação diminuem 79% em relação a uma pessoa sem o vírus, ocasionando o agravamento dos sintomas e levando a óbito em alguns casos.

9 4) Complicacoes: Habitualmente benigna, a gripe pode ser grave, principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crónicas. As complicações surgem mais frequentemente em pessoas com doença cárdio-pulmonar preexistente e na gravidez. No caso da gravidez, pode inclusivamente haver repercussões no bebê. A idade é um factor adicional no aumento das complicações, em particular se o idoso é portador de doença respiratória. As pessoas com 65 ou mais anos apresentam taxas de hospitalização e de mortalidade por pneumonia e gripe superiores às da população em geral.

10 As complicações respiratórias mais frequentes, que podem levar inclusivamente à hospitalização, são:
Traqueobronquite: infecções das vias aéreas inferiores, sem tradução radiológica e com recorrência e exacerbação da tosse seca inicial, acompanhada por vezes de secreções espumosas sanguinolentas; apesar de poder persistir por 3 semanas, o prognóstico é, em geral, bom. Gripe bacteriana secundária: a hemaglutinina e a neuraminidase, ao ligarem-se às células da mucosa traqueobrônquica, impedem o seu normal metabolismo e provocam inicialmente uma discinésia ciliar e posteriormente a desnudação da mucosa de revestimento do aparelho respiratório, facilitando desse modo o aparecimento das infecções bacterianas secundárias; a quimiotaxia dos neutrófilos e a função fagocítica dos monócitos e macrófagos é bastante alterada; a destruição do pneumócito tipo II diminui a produção de surfactante; clinicamente, os doentes melhoram em 2 a 3 dias após o episódio gripal, retornando a tosse e aparecendo expectoração purulenta; o tratamento é antibioterapia domiciliar ou hospitalar.

11 Pneumonia primária por Influenza: rara; é a complicação mais grave e surge em indivíduos de alto risco (doentes pulmonares crónicos ou com patologia valvular cardíaca e grávidas); rápido e grave envolvimento pulmonar com dificuldade respiratória, com deterioração do seu estado e eventual evolução para a morte num quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave; alta mortalidade.

12 Outras complicações possíveis são:
Miocardite: quer no Influenza A quer no B; pode estar relacionada com alguns casos de morte súbita, durante as epidemias de gripe, em indivíduos jovens previamente saudáveis. Neurológicas: desde encefalite, mielite, radiculite, até síndrome de Guillain-Barré. Síndrome de Reye: parece estar relacionada com a ingestão de salicilatos; mais comum em crianças, entre os poucos meses e os 14 anos; imputável ao Influenza B; causa necrose gorda do fígado, com uma letalidade elevada que pode atingir os 36%.

13 6) Terapeutica: A vacinação é o principal método de prevenção e controle da infecção gripal, bem como das suas afecções graves, mas a partir do momento em que um indivíduo fica infectado pelo vírus da gripe e apresenta manifestações clínicas de doença, necessita ser tratada. Porém, como o vírus da gripe sofre mutação, é impossível desenvolver uma vacina eficiente contra todos os tipos de vírus. Na maioria dos casos, o repouso na cama e o alívio sintomático são suficientes. Nos indivíduos de alto risco e com complicações pode ser necessária a hospitalização.

14 Vacina: Influenza A;(H1N1) vacina monovalente Fabricante :Sanofi Pasteur /Butantan Cepa: A/Califórnia/7/2009 (H1N1) (NYMCX-179A) Composição Sem Adjuvante 1)Antígeno propagado em ovos: Cepa análoga ;A/Califórnia/7/2009 (H1N1)(NYMCX-179A) mcg (expresso em microgramas de hemaglutinina)por dose de 0,5 mL. 2) Os outros compontes são: Tiomersal (45 mcg por dose de 0,5 mL), cloreto de sódio, cloreto de potássio, fosfato dissódico diidratado,diidrogenofosfato de potássio e água para injeção. Apresentação Frasco multidose 10 doses de 0,5 ml Suspensão (Líquido opalescente, leitoso,transparente e incolor) Indicação: Gestantes,trabalhadores de saúde, população indígena aldeada, crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos (um ano 11 meses e 29 dias),pessoas portadoras de doenças crônicas conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde), adultos com idade de 20 a 39 anos, adultos com 60 anos ou mais, portadoras de doenças crônicas. 1) crianças 6 meses a < 2 anos 2) crianças de 2 anos a de 3 anos com comorbidade 2 doses de 0,25 ml com intervalo de 30 dias. 3) crianças de 3 anos a até 9 com comorbidade 2 doses de 0,5 ml com intervalo de 30 dias. 4) ≥ 9 anos de idade , adulto,gestante e idoso 1 dose de 0,5 ml. PREVENÇÃO Boa higiene ajuda a evitar contágio: - Lavar as maos regularmente com agua e sabao durante 3-4 minutos, principalmente apos espirrar ou tossir; - Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; - Se visitar lugares com riscos de contagio, usar luva e mascara cirurgica descartavel (trocar com frequencia). - Na fase pandemica, é melhor evitar lugares muito fechados, onde há aglomerações de pessoas. Se você não puder evitar, use máscara cirurgica e não se esqueça de lavar bem as mãos!

15 7) Tratamento: O único tratamento eficaz contra a Gripe Suína atualmente é realizado com Relenza, que possui o composto zanamivir, e o Tamiflu, que contem o composto oseltamivir, que são componentes que apresentaram resultados positivos para combater outras variantes do vírus Influenza A H1N1 que ajuda no combate ao vírus, mas não há um tratamento eficaz que consiga eliminar o vírus por completo do corpo humano se não for a própria imunidade da pessoa, onde apesar do tratamento com esses remédios, não há a certeza de cura.

16 OBRIGADA PELA ATENCAO!!!!!!


Carregar ppt "INFLUENZA Gripe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google